A Biblioteca Municipal de Barcelos recebe no dia 28 de janeiro, às 21h00, o jornalista, comentador político e escritor, José Milhazes, sessão inserida num ciclo de “Conversas no Cávado”, promovido pela Rede de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado (RIBCA).
José Milhazes, que nos últimos meses se destacou pelos comentários sobre a guerra na Ucrânia, conversará sobre este conflito bélico, o seu contexto geopolítico e o respetivo impacto para Portugal e para o mundo. Abordará também o seu mais recente livro “A Mais breve História da Rússia: dos Eslavos a Putin”, numa conversa moderada por Manuella Bezerra.
José Milhazes é natural da Póvoa de Varzim. Estudou na União Soviética na segunda metade da década de 70 e formou-se em História da Rússia. Aí permaneceu, acabando por fazer trabalho jornalístico a partir de Moscovo para a TSF e outros órgãos de comunicação social portugueses. Em 2013, foi agraciado com a Ordem do Mérito da República Portuguesa. Em 2015 regressou a Portugal, continuando a publicar diversas obras, muitas das quais reveladoras do seu profundo conhecimento no panorama português sobre a sociedade, a política e a história russas. Em 2022, publicou o seu mais recente livro “A Mais Breve História da Rússia: dos Eslavos a Putin” com a chancela da Dom Quixote.

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.
Nos últimos quatro dias, GNR e PSP detiveram uma média diária de 76 condutores por condução sob efeito de álcool, totalizando 304 detenções desde 18 de dezembro — 182 pela GNR e 122 pela PSP.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.