A Fundação do Desporto celebrou recentemente o seu 30.º aniversário, ocasião em que os órgãos sociais da instituição reconheceram publicamente o contributo de vários autarcas que, ao longo das últimas três décadas, se destacaram no apoio ao desenvolvimento do desporto e na afirmação desta entidade a nível nacional.
Entre os homenageados esteve José Maria Costa, antigo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que também exerceu funções como Secretário de Estado do Mar. O autarca vianense foi distinguido pela sua dedicação e empenho em projetos que aproximaram o desporto das comunidades locais, mas também pela visão estratégica que sempre defendeu em prol da valorização do território através da prática desportiva.
Além de José Maria Costa, foram igualmente reconhecidos outros autarcas de diferentes regiões do país, entre atuais presidentes de câmara, vice-presidentes e ex-edis, como António Silva Tiago (Maia), André Valente Martins (Setúbal), Álvaro Palma de Araújo (Vila Real de Santo António), Manuel Sequeira (Nazaré), Isaura Morais (ex-presidente de Rio Maior e deputada), Walter Chicharro (ex-presidente da Nazaré), Hermínio Loureiro (ex-presidente de Oliveira de Azeméis) e Carlos Marta (ex-presidente de Tondela), entre outros.
Em nota de agradecimento, a Fundação do Desporto sublinhou o “inestimável contributo dos Autarcas que, com sentido de missão e serviço público, ajudaram a edificar esta organização, sempre em benefício do desporto português e da coesão territorial”.
A distinção de José Maria Costa representa também um reconhecimento do papel que Viana do Castelo tem desempenhado enquanto cidade de referência no acolhimento de grandes eventos desportivos nacionais e internacionais, reforçando a sua identidade como “Cidade Europeia do Desporto” em diferentes ocasiões.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.