O Município de Valença vai reforçar os apoios financeiros às 11 Juntas de Freguesia do concelho com a transferência de mais de um milhão de euros.
“Deste valor global, 650 mil euros destinam-se a investimentos e pretendem ir de encontro às obras mais estruturantes e necessárias que cada Junta de Freguesia identifica”, realçou a autarquia em nota.
“A restante verba a transferir, mais de 400 mil euros, destina-se à gestão corrente e será distribuída pelas freguesias tendo em conta o coeficiente de coesão territorial de modo a promover a melhor racionalização dos recursos disponíveis”, completou. Além destes apoios, a Câmara Municipal de Valença tem, ainda, um funcionário, de apoio, em cada uma das Juntas de Freguesia.
Para o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “reforçar a capacidade das Juntas de Freguesia permite gerir mais próximo das pessoas, num trabalho que queremos próximo, direto e atento aos problemas, necessidades dos valencianos”.
As transferências para as Juntas de Freguesia enquadram-se na política municipal de descentralização administrativa e de gestão de proximidade que a Câmara Municipal tem vindo a implementar.
O abastecimento de água poderá sofrer perturbações, com possibilidade de interrupção, esta quarta-feira, dia 14 de janeiro, entre as 9h30 e as 11h30, numa zona da freguesia de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
A Escola Secundária de Monserrate brilhou no Parlamento dos Jovens ao vencer o Prémio Reportagem Nacional na categoria Multimédia. O trabalho premiado foi desenvolvido pela aluna Caetana Sílvia, que representou a escola na Sessão Nacional 2024/2025.
Um homem de 51 anos foi detido pela PSP na madrugada desta terça-feira após vandalizar o edifício do Tribunal de Viana do Castelo, localizado na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura reforçou esta semana a sua capacidade de resposta a emergências com a criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP), que passa a contar com cinco novos bombeiros profissionais. Com esta expansão, o concelho passa a dispor de 10 elementos permanentes, elevando para 27 o total de profissionais ao serviço da população.
O Município de Arcos de Valdevez deu mais um passo na modernização dos serviços de limpeza urbana com a aquisição de duas novas viaturas de recolha de resíduos, destacando-se uma viatura 100% elétrica, destinada à recolha de biorresíduos verdes provenientes de jardins, parques e outros espaços públicos municipais.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai colocar à venda, em hasta pública no dia 26 de janeiro de 2026, 19 lotes de terreno municipais localizados no Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas, em Arcozelo.
O projeto Viana STARTS deu início a um ciclo de masterclasses internacionais com as cidades europeias parceiras de transferência — Brest (França), Brescia (Itália) e Las Palmas (Espanha) — reforçando a dimensão colaborativa e europeia do projeto.