O Município de Valença vai reforçar os apoios financeiros às 11 Juntas de Freguesia do concelho com a transferência de mais de um milhão de euros.
“Deste valor global, 650 mil euros destinam-se a investimentos e pretendem ir de encontro às obras mais estruturantes e necessárias que cada Junta de Freguesia identifica”, realçou a autarquia em nota.
“A restante verba a transferir, mais de 400 mil euros, destina-se à gestão corrente e será distribuída pelas freguesias tendo em conta o coeficiente de coesão territorial de modo a promover a melhor racionalização dos recursos disponíveis”, completou. Além destes apoios, a Câmara Municipal de Valença tem, ainda, um funcionário, de apoio, em cada uma das Juntas de Freguesia.
Para o presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “reforçar a capacidade das Juntas de Freguesia permite gerir mais próximo das pessoas, num trabalho que queremos próximo, direto e atento aos problemas, necessidades dos valencianos”.
As transferências para as Juntas de Freguesia enquadram-se na política municipal de descentralização administrativa e de gestão de proximidade que a Câmara Municipal tem vindo a implementar.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.