O presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira recebeu os 220 novos alunos que vão frequentar, pela primeira vez, a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), neste ano letivo. Ao longo da receção, o presidente do Município garantiu que "tudo fará para serem bem acolhidos e terem as melhores condições para um percurso académico de sucesso".
José Manuel Carpinteira sublinhou que, no próximo ano letivo, Valença já estará equipada com uma nova residência académica, num investimento superior a dois milhões de euros. “Entretanto, em breve, a Câmara Municipal espera que o edifício da ESCE receba um investimento, na sua estrutura, de cerca de 300 mil euros”, lê-se num comunicado de imprensa.
A ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença arrancou, o novo ano letivo 2023 / 2024, com 620 alunos. Todas as vagas apresentadas, pela escola, ao concurso nacional, para a primeira e segunda fase, foram preenchidas proporcionando a chegada a Valença de 220 novos alunos este ano. A escola é uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), sediada no campus do Centro de Inovação e Logística de Valença que este ano completa 22 anos de existência.
Os cinco municípios envolvidos no projeto cultural Comédias do Minho assinaram novos contratos-programa para um apoio anual global de 150 mil euros, para enfrentar “a perda do principal mecenas” no fim de 2024.
No âmbito das comemorações do “Mês do Coração”, que se assinala durante o mês de maio, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) divulga os resultados do estudo “Os portugueses e os fatores de risco”, realizado pela GfK Metris em abril de 2025.
O Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, acolheu a Assembleia Municipal Jovem Caminha, que reuniu jovens do 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário. Foi uma iniciativa da Assembleia Municipal de Caminha, com o apoio do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e da ETAP Escola Profissional.
As comunidades intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Alto Tâmega e Barroso, juntamente com a Diputación Provincial de Ourense (Galiza/Espanha), deram em Ourense, mais um passo importante na formalização da criação do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Raia Seca e Gerês-Xurés, através da assinatura do respetivo convénio de cooperação territorial europeia.
Depois do sucesso das duas primeiras edições, que contaram, cada uma, com a participação de mais de 10.000 crianças e jovens, a UNICEF Portugal lança a terceira edição do "Tenho Voto na Matéria".
Em dia de aniversário, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, destacou a avaliação de “Muito Bom” atribuída pela FCT a três centros de investigação com participação do IPVC, destacando o SPRINT, como um passo decisivo rumo ao estatuto de universidade politécnica.
A Diocese de Viana do Castelo vai realizar, este sábado, uma oração pelo novo Papa, destacando que é com “imensa alegria” que a igreja diocesana recebeu a notícia da eleição de Leão XIV.