O novo diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça (AECT) Rio Minho é o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, para quem os próximos anos serão “desafiantes para aproveitar as oportunidades de financiamento”.
“Será um período desafiante para aproveitar as oportunidades de financiamento do Interreg Espanha-Portugal [fundos europeus], impulsionando projetos determinantes para a cooperação transfronteiriça e o desenvolvimento da nossa região”, afirmou o autarca, citado num comunicado do AECT Rio Minho.
Para José Manuel Carpinteira, em causa está uma região que “comunga, diariamente, dos valores da Europa nas relações socioeconómicas”, pelo que o AECT “será sempre uma entidade na vanguarda da promoção de políticas de coesão territorial no âmbito transfronteiriço”.
O AECT Rio Minho foi consolidado em 2018 e abrange um total de 26 municípios com ligação ao rio Minho: 10 da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e 16 no território galego da província de Pontevedra.
A área de atuação abrange mais de três mil quilómetros quadrados de superfície e 375.995 habitantes, tendo como principal objetivo “contribuir para o desenvolvimento e reforço da coesão económica e social do território que abrange”.
A chegada de Carpinteira à direção deve-se à renovação de cargos, que acontece a cada dois anos, sendo o diretor e o vice-diretor eleitos alternadamente pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e pelo Deputación Provincial de Pontevedra.
O cargo de vice-diretor é agora assumido por Roberto Álvarez Carrero, alcalde do Concelho de A Guarda e deputado provincial de Cooperación Transfronteiriza e Relacións Internacionais.
Como vogais, estão a alcaldesa do Concelho de Ponteareas, María Nava Castro Domínguez, e o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Pedro Teixeira Ferreira da Silva.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.