O novo diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça (AECT) Rio Minho é o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, para quem os próximos anos serão “desafiantes para aproveitar as oportunidades de financiamento”.
“Será um período desafiante para aproveitar as oportunidades de financiamento do Interreg Espanha-Portugal [fundos europeus], impulsionando projetos determinantes para a cooperação transfronteiriça e o desenvolvimento da nossa região”, afirmou o autarca, citado num comunicado do AECT Rio Minho.
Para José Manuel Carpinteira, em causa está uma região que “comunga, diariamente, dos valores da Europa nas relações socioeconómicas”, pelo que o AECT “será sempre uma entidade na vanguarda da promoção de políticas de coesão territorial no âmbito transfronteiriço”.
O AECT Rio Minho foi consolidado em 2018 e abrange um total de 26 municípios com ligação ao rio Minho: 10 da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e 16 no território galego da província de Pontevedra.
A área de atuação abrange mais de três mil quilómetros quadrados de superfície e 375.995 habitantes, tendo como principal objetivo “contribuir para o desenvolvimento e reforço da coesão económica e social do território que abrange”.
A chegada de Carpinteira à direção deve-se à renovação de cargos, que acontece a cada dois anos, sendo o diretor e o vice-diretor eleitos alternadamente pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e pelo Deputación Provincial de Pontevedra.
O cargo de vice-diretor é agora assumido por Roberto Álvarez Carrero, alcalde do Concelho de A Guarda e deputado provincial de Cooperación Transfronteiriza e Relacións Internacionais.
Como vogais, estão a alcaldesa do Concelho de Ponteareas, María Nava Castro Domínguez, e o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Pedro Teixeira Ferreira da Silva.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.