O novo diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça (AECT) Rio Minho é o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, para quem os próximos anos serão “desafiantes para aproveitar as oportunidades de financiamento”.
“Será um período desafiante para aproveitar as oportunidades de financiamento do Interreg Espanha-Portugal [fundos europeus], impulsionando projetos determinantes para a cooperação transfronteiriça e o desenvolvimento da nossa região”, afirmou o autarca, citado num comunicado do AECT Rio Minho.
Para José Manuel Carpinteira, em causa está uma região que “comunga, diariamente, dos valores da Europa nas relações socioeconómicas”, pelo que o AECT “será sempre uma entidade na vanguarda da promoção de políticas de coesão territorial no âmbito transfronteiriço”.
O AECT Rio Minho foi consolidado em 2018 e abrange um total de 26 municípios com ligação ao rio Minho: 10 da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e 16 no território galego da província de Pontevedra.
A área de atuação abrange mais de três mil quilómetros quadrados de superfície e 375.995 habitantes, tendo como principal objetivo “contribuir para o desenvolvimento e reforço da coesão económica e social do território que abrange”.
A chegada de Carpinteira à direção deve-se à renovação de cargos, que acontece a cada dois anos, sendo o diretor e o vice-diretor eleitos alternadamente pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e pelo Deputación Provincial de Pontevedra.
O cargo de vice-diretor é agora assumido por Roberto Álvarez Carrero, alcalde do Concelho de A Guarda e deputado provincial de Cooperación Transfronteiriza e Relacións Internacionais.
Como vogais, estão a alcaldesa do Concelho de Ponteareas, María Nava Castro Domínguez, e o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Pedro Teixeira Ferreira da Silva.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.