O novo diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça (AECT) Rio Minho é o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, para quem os próximos anos serão “desafiantes para aproveitar as oportunidades de financiamento”.
“Será um período desafiante para aproveitar as oportunidades de financiamento do Interreg Espanha-Portugal [fundos europeus], impulsionando projetos determinantes para a cooperação transfronteiriça e o desenvolvimento da nossa região”, afirmou o autarca, citado num comunicado do AECT Rio Minho.
Para José Manuel Carpinteira, em causa está uma região que “comunga, diariamente, dos valores da Europa nas relações socioeconómicas”, pelo que o AECT “será sempre uma entidade na vanguarda da promoção de políticas de coesão territorial no âmbito transfronteiriço”.
O AECT Rio Minho foi consolidado em 2018 e abrange um total de 26 municípios com ligação ao rio Minho: 10 da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e 16 no território galego da província de Pontevedra.
A área de atuação abrange mais de três mil quilómetros quadrados de superfície e 375.995 habitantes, tendo como principal objetivo “contribuir para o desenvolvimento e reforço da coesão económica e social do território que abrange”.
A chegada de Carpinteira à direção deve-se à renovação de cargos, que acontece a cada dois anos, sendo o diretor e o vice-diretor eleitos alternadamente pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e pelo Deputación Provincial de Pontevedra.
O cargo de vice-diretor é agora assumido por Roberto Álvarez Carrero, alcalde do Concelho de A Guarda e deputado provincial de Cooperación Transfronteiriza e Relacións Internacionais.
Como vogais, estão a alcaldesa do Concelho de Ponteareas, María Nava Castro Domínguez, e o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Pedro Teixeira Ferreira da Silva.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.