A obra de reconstrução do pano de muralha do Baluarte de São José, da Fortaleza de Valença, encontra-se a concurso com aceitação de propostas até ao dia 26 de outubro. Segundo o Município, a obra tem um preço base de 1 milhão e 600 mil euros e um prazo de execução de 270 dias.
“Após longos meses de trabalho, é possível lançarmos, finalmente, esta obra a concurso. Esperamos, depois, começar os trabalhos com a maior brevidade possível de forma a termos de volta o nosso ex-líbris com todo o seu esplendor”, referiu José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença.
Com a empreitada, o Município pretende recuperar o pano de muralha, da Fortaleza de Valença, que colapsou com a intempérie de 1 de janeiro do corrente ano. “Ao longo dos últimos meses, as equipas técnicas especializadas estudaram, avaliaram e projetaram a melhor solução para recuperar a muralha e permitir que o processo avançasse”, explicou a autarquia, num comunicado.
A obra tem a aprovação da Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN) e o parecer favorável da Direção Geral do Património Cultural (DGPC). “A intervenção proposta respeita o método construtivo e as características de construção originais, de finais do século XVII e inícios do século XVIII, de modo a assegurar que este pano de muralha mantenha a sua autenticidade”, lê-se.
A Fortaleza de Valença é monumento nacional desde 14 de março de 1928 e integra a lista indicativa de Portugal a Património Mundial da UNESCO, com a candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia”.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.