Mais de 570 famílias das freguesias de Silva, Cristelo Covo, Arão, Ganfei, Cerdal e Verdoejo, no concelho de Valença, vão passar a ter acesso à rede de saneamento básico.
Segundo o Município, as obras implicam a construção de cerca de 22 quilómetros de novas condutas e um investimento de aproximadamente 3 milhões de euros. “Estes números vêm reforçar a rede de cobertura de saneamento básico no concelho que atualmente é de 133 quilómetros e proporciona o acesso a este serviço a cerca de 6000 habitações”, explicou a autarquia, numa nota de imprensa.
José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, acrescentou ainda que “levar a rede de saneamento básico ao máximo de valencianos possível é um objetivo que perseguimos, em resposta às legítimas aspirações dos valencianos, de terem mais qualidade de vida e de verem reforçado o respeito pela natureza e a sustentabilidade ambiental do concelho”.
Na freguesia de São Julião e Silva última-se a construção de uma nova conduta com 4.4 quilómetros e duas novas elevatórias que permitiu a implantação de 112 novos ramais de acesso a habitações. Esta obra implicou um investimento de cerca de 750 mil euros.
Na freguesia de Valença, Cristelo Covo e Arão, nas ruas de Ervelho e travessa da Seixosa, foi construída uma nova conduta com um quilómetro e uma nova elevatória que permitiu a 31 habitações o acesso à rede. Esta nova conduta implicou um investimento de 220 mil euros.

Na freguesia de Ganfei foi construída uma nova conduta com uma extensão de quatro quilómetros o que permitiu o acesso à rede pública de 88 novas habitações. Uma obra que contou com um investimento de 610 mil euros.
Na freguesia de Cerdal decorre, ainda, a execução de 11.6 quilómetros de novas condutas e a construção de três estações elevatórias. Esta obra que vai permitir o acesso à rede de cerca de 330 habitações implicou um investimento de 1 milhão e 200 mil euros.
Em Verdoejo foi construída uma nova conduta, junto à nacional 101, com uma extensão de 800 metros que permitiu levar a rede de saneamento a 15 novas habitações. Esta obra implicou um investimento de 150 mil euros.

“Para além destas intervenções está prevista, para breve, a construção de uma nova estação elevatória em São Pedro da Torre, bem como se planeia o avanço da rede de saneamento para a Travessa dos Esquecidos na freguesia de Valença e para a Rua da Trofa de Baixo, em Friestas. Em análise está, ainda, o alargamento da rede a outros pontos do concelho”, desvendou o Município.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.