Mais de 570 famílias das freguesias de Silva, Cristelo Covo, Arão, Ganfei, Cerdal e Verdoejo, no concelho de Valença, vão passar a ter acesso à rede de saneamento básico.
Segundo o Município, as obras implicam a construção de cerca de 22 quilómetros de novas condutas e um investimento de aproximadamente 3 milhões de euros. “Estes números vêm reforçar a rede de cobertura de saneamento básico no concelho que atualmente é de 133 quilómetros e proporciona o acesso a este serviço a cerca de 6000 habitações”, explicou a autarquia, numa nota de imprensa.
José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, acrescentou ainda que “levar a rede de saneamento básico ao máximo de valencianos possível é um objetivo que perseguimos, em resposta às legítimas aspirações dos valencianos, de terem mais qualidade de vida e de verem reforçado o respeito pela natureza e a sustentabilidade ambiental do concelho”.
Na freguesia de São Julião e Silva última-se a construção de uma nova conduta com 4.4 quilómetros e duas novas elevatórias que permitiu a implantação de 112 novos ramais de acesso a habitações. Esta obra implicou um investimento de cerca de 750 mil euros.
Na freguesia de Valença, Cristelo Covo e Arão, nas ruas de Ervelho e travessa da Seixosa, foi construída uma nova conduta com um quilómetro e uma nova elevatória que permitiu a 31 habitações o acesso à rede. Esta nova conduta implicou um investimento de 220 mil euros.

Na freguesia de Ganfei foi construída uma nova conduta com uma extensão de quatro quilómetros o que permitiu o acesso à rede pública de 88 novas habitações. Uma obra que contou com um investimento de 610 mil euros.
Na freguesia de Cerdal decorre, ainda, a execução de 11.6 quilómetros de novas condutas e a construção de três estações elevatórias. Esta obra que vai permitir o acesso à rede de cerca de 330 habitações implicou um investimento de 1 milhão e 200 mil euros.
Em Verdoejo foi construída uma nova conduta, junto à nacional 101, com uma extensão de 800 metros que permitiu levar a rede de saneamento a 15 novas habitações. Esta obra implicou um investimento de 150 mil euros.

“Para além destas intervenções está prevista, para breve, a construção de uma nova estação elevatória em São Pedro da Torre, bem como se planeia o avanço da rede de saneamento para a Travessa dos Esquecidos na freguesia de Valença e para a Rua da Trofa de Baixo, em Friestas. Em análise está, ainda, o alargamento da rede a outros pontos do concelho”, desvendou o Município.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.