Mais de 570 famílias das freguesias de Silva, Cristelo Covo, Arão, Ganfei, Cerdal e Verdoejo, no concelho de Valença, vão passar a ter acesso à rede de saneamento básico.
Segundo o Município, as obras implicam a construção de cerca de 22 quilómetros de novas condutas e um investimento de aproximadamente 3 milhões de euros. “Estes números vêm reforçar a rede de cobertura de saneamento básico no concelho que atualmente é de 133 quilómetros e proporciona o acesso a este serviço a cerca de 6000 habitações”, explicou a autarquia, numa nota de imprensa.
José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, acrescentou ainda que “levar a rede de saneamento básico ao máximo de valencianos possível é um objetivo que perseguimos, em resposta às legítimas aspirações dos valencianos, de terem mais qualidade de vida e de verem reforçado o respeito pela natureza e a sustentabilidade ambiental do concelho”.
Na freguesia de São Julião e Silva última-se a construção de uma nova conduta com 4.4 quilómetros e duas novas elevatórias que permitiu a implantação de 112 novos ramais de acesso a habitações. Esta obra implicou um investimento de cerca de 750 mil euros.
Na freguesia de Valença, Cristelo Covo e Arão, nas ruas de Ervelho e travessa da Seixosa, foi construída uma nova conduta com um quilómetro e uma nova elevatória que permitiu a 31 habitações o acesso à rede. Esta nova conduta implicou um investimento de 220 mil euros.

Na freguesia de Ganfei foi construída uma nova conduta com uma extensão de quatro quilómetros o que permitiu o acesso à rede pública de 88 novas habitações. Uma obra que contou com um investimento de 610 mil euros.
Na freguesia de Cerdal decorre, ainda, a execução de 11.6 quilómetros de novas condutas e a construção de três estações elevatórias. Esta obra que vai permitir o acesso à rede de cerca de 330 habitações implicou um investimento de 1 milhão e 200 mil euros.
Em Verdoejo foi construída uma nova conduta, junto à nacional 101, com uma extensão de 800 metros que permitiu levar a rede de saneamento a 15 novas habitações. Esta obra implicou um investimento de 150 mil euros.

“Para além destas intervenções está prevista, para breve, a construção de uma nova estação elevatória em São Pedro da Torre, bem como se planeia o avanço da rede de saneamento para a Travessa dos Esquecidos na freguesia de Valença e para a Rua da Trofa de Baixo, em Friestas. Em análise está, ainda, o alargamento da rede a outros pontos do concelho”, desvendou o Município.
A banda Os Quatro e Meia atua no próximo dia 13 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, no âmbito de uma nova digressão nacional comemorativa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a emissão de um parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública ao Centro de Estudos Regionais (CER), entidade fundada a 15 de abril de 1978.
O CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental acolheu o evento local das Residências Aqua Motion Starts, iniciativa integrada no programa Viana STARTS, que reuniu artistas, investigadores, empresas, parceiros institucionais e membros da comunidade vianense.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou a abertura de um concurso público para a requalificação urbanística da Rua 5 de Outubro, em Vila Praia de Âncora, com um investimento base de cerca de 1,63 milhões de euros.
O atual presidente da concelhia do Partido Social Democrata (PSD) de Viana do Castelo, Duarte Martins, é novamente candidato à liderança daquele órgão nas eleições agendadas para o próximo dia 28 de fevereiro.
O Fim de Semana Gastronómico está de regresso a Viana do Castelo entre os dias 27 e 29 de março, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, integrando também o arranque da programação da Páscoa no concelho.
Viana do Castelo vai avançar com a construção de uma nova ponte pedonal e ciclável sobre o Rio Lima, localizada a jusante da emblemática Ponte Eiffel. A proposta vencedora foi escolhida no âmbito de um Concurso de Conceção Limitado por prévia qualificação, que contou com a participação de alguns dos mais conceituados gabinetes de engenharia nacionais e internacionais.