Ponte da Barca acolhe mais uma edição da Festa das Tradições, um evento que celebra as raízes culturais do concelho através da música, da gastronomia, do artesanato e dos saberes populares.
Ao longo de três dias, a tradição assume o protagonismo, num programa repleto de momentos que homenageiam a identidade barquense e reforçam o elo entre gerações.
A abertura aconteceu na sexta-feira, dia 9, com a inauguração das tasquinhas e da zona de artesanato. Em simultâneo, ficam patentes três exposições em permanência: “Alfaias Agrícolas”, organizada pela Associação de S. Martinho de Crasto, “Tradições de Lavradas”, da responsabilidade da Associação dos Lavradores de Paço do Lima, e “Ciclo do Linho”, dinamizada pela Associação Canários de Bravães. A noite terminou em festa com o concerto do Grupo Kalhambeque.
Este sábado, dia 10, a programação começa logo pela manhã, com jogos tradicionais e a Feira de Antiguidades e Velharias, às 10h00. À tarde, pelas 15h00, a Artebarca promove um workshop de bordados, seguindo-se, às 17h00, o desfile do traje, com direção de Ivo Rua. Já às 18h30, é tempo de aprender a fazer broa e caldo verde à moda antiga, num workshop dedicado aos sabores tradicionais. Às 19h00, sobem ao palco as rusgas do Rancho Folclórico de S. João, do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, do Rancho Folclórico de Entre Ambos-os-Rios e do Rancho Folclórico de Azias, num encontro que promete animação e partilha de cultura popular. A tradição do linho regressa às 21h00, com a recriação da Fiada do Linho pela Associação Canários de Bravães. A noite encerra em grande com o espetáculo de José Cid, às 22h00.
No domingo, dia 11, os sons dos bombos de Bravães e de Entre Ambos-os-Rios anunciam a alvorada, às 10h00. Ao mesmo tempo, a Praça Terras da Nóbrega recebe o Feirão de Produtos Locais, com a participação do grupo de escuteiros de Vila Nova de Muía. À tarde, pelas 15h00, há atuações dos Grupos de Cordofones e de Gaitas de Fole da Escola de Música, que antecedem o desfile dos Ranchos Folclóricos pelas ruas até ao recinto, às 16h00. Participam o Grupo Folclórico de S. Martinho de Crasto, o Rancho Folclórico de Bravães, o Rancho Folclórico de Vila Nova de Muía e o Rancho Folclórico das Lavradeiras de Oleiros. A festa termina com a atuação conjunta dos ranchos, às 16h30, num grande momento de celebração da memória, da música e da dança tradicionais.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.