Ponte da Barca acolhe mais uma edição da Festa das Tradições, um evento que celebra as raízes culturais do concelho através da música, da gastronomia, do artesanato e dos saberes populares.
Ao longo de três dias, a tradição assume o protagonismo, num programa repleto de momentos que homenageiam a identidade barquense e reforçam o elo entre gerações.
A abertura aconteceu na sexta-feira, dia 9, com a inauguração das tasquinhas e da zona de artesanato. Em simultâneo, ficam patentes três exposições em permanência: “Alfaias Agrícolas”, organizada pela Associação de S. Martinho de Crasto, “Tradições de Lavradas”, da responsabilidade da Associação dos Lavradores de Paço do Lima, e “Ciclo do Linho”, dinamizada pela Associação Canários de Bravães. A noite terminou em festa com o concerto do Grupo Kalhambeque.
Este sábado, dia 10, a programação começa logo pela manhã, com jogos tradicionais e a Feira de Antiguidades e Velharias, às 10h00. À tarde, pelas 15h00, a Artebarca promove um workshop de bordados, seguindo-se, às 17h00, o desfile do traje, com direção de Ivo Rua. Já às 18h30, é tempo de aprender a fazer broa e caldo verde à moda antiga, num workshop dedicado aos sabores tradicionais. Às 19h00, sobem ao palco as rusgas do Rancho Folclórico de S. João, do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, do Rancho Folclórico de Entre Ambos-os-Rios e do Rancho Folclórico de Azias, num encontro que promete animação e partilha de cultura popular. A tradição do linho regressa às 21h00, com a recriação da Fiada do Linho pela Associação Canários de Bravães. A noite encerra em grande com o espetáculo de José Cid, às 22h00.
No domingo, dia 11, os sons dos bombos de Bravães e de Entre Ambos-os-Rios anunciam a alvorada, às 10h00. Ao mesmo tempo, a Praça Terras da Nóbrega recebe o Feirão de Produtos Locais, com a participação do grupo de escuteiros de Vila Nova de Muía. À tarde, pelas 15h00, há atuações dos Grupos de Cordofones e de Gaitas de Fole da Escola de Música, que antecedem o desfile dos Ranchos Folclóricos pelas ruas até ao recinto, às 16h00. Participam o Grupo Folclórico de S. Martinho de Crasto, o Rancho Folclórico de Bravães, o Rancho Folclórico de Vila Nova de Muía e o Rancho Folclórico das Lavradeiras de Oleiros. A festa termina com a atuação conjunta dos ranchos, às 16h30, num grande momento de celebração da memória, da música e da dança tradicionais.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.