De 9 a 11 de maio, a Festa das Tradições transforma a Praça Terra da Nóbrega, em Ponte da Barca, num autêntico palco de cultura e gastronomia. Em colaboração com associações e ranchos folclóricos locais, promete um fim de semana memorável com a participação de José Cid como artista convidado, no dia 10 de maio, às 22h00.
Com uma carreira que atravessa várias gerações, José Cid é sinónimo de talento, marcado por sucessos inesquecíveis como “Uma Cabana”, “Cai Neve em Nova Iorque” ou “Um Grande, Grande Amor”. A sua presença promete ser uma noite onde o público será conduzido numa viagem musical imperdível.
Outros destaques da programação incluem o espetáculo do Grupo Kalhambeke, no dia 9 de maio, às 22h. O Kalhambeke oferece um espetáculo de animação e interação com o público, apresentando um repertório diversificado com vários géneros musicais, garantindo uma noite vibrante e cheia de energia.
No dia 10 de maio, haverá também workshops interativos sobre os saberes e ofícios tradicionais. Esta é uma excelente oportunidade para aprender mais sobre a nossa cultura local e descobrir as técnicas que fazem parte da nossa herança.
Também no dia 10 de maio, às 16h, será a vez do Desfile do Traje Tradicional, um momento onde a tradição ganha vida, com trajes típicos que representam a nossa rica história cultural, num espetáculo de cores e história.
Já no domingo, 11 de maio, às 16h, os Ranchos Folclóricos vão marcar presença com desfiles e atuações que celebram as danças e músicas populares, mantendo viva a tradição da nossa terra.
Durante todo o evento, será possível explorar exposições de arte e história local, a feira de velharia com peças antigas e únicas, além das tasquinhas, que oferecerão pratos típicos deliciosos para saborear ao longo de toda a festa.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.