Natural de Ponte de Lima, José Caridade de 69 anos, está há 17 anos a "atender aos pedidos" de quem passa pela Romaria de São João D’arga. A Romaria de São João d’Arga, acontece todos os anos nos dias 28 e 29 de agosto, no mosteiro e capela com o nome do seu patrono – São João Baptista.
Em conversa com a Viana TV, José Caridade admitiu que há 17 anos que dá voz, através do microfone que está ligado à coluna central junto à igreja, aos mais diversos pedidos, sendo todos eles especiais apesar de que na grande maioria são brincadeiras e partidas feitas por amigos.
Por detrás de um sorriso tímido e após alguma insistência, José Caridade admitiu que o pedido mais marcante teria acabado de ser feito ainda antes da nossa conversa:
“O Patrick pede em casamento a menina Paula”.
Para José, as festas de São João d’Arga “são um máximo” marcando a diferença na gastronomia, nos cânticos e dançares.
A Romaria de São João d’Arga, conhecida principalmente pelas danças e cantares como o Vira, a Rosinha, o Malhão, a Góta da Serra d’Arga, a Cana-verde, entre outras, é um encontro espontâneo de grupos tocadores de concertinas, cantadores e dançarinos aos quais se juntam os romeiros no adro da capela durante toda a noite.
Também na noite de 28 para 29 se assiste ao despique das bandas de música que tocam com alegria e euforia, interagindo com os que por lá passam cantando os mais diversos estilos musicais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de reforçar a ligação entre investigação académica, políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Alto Minho.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.
O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.
Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.
Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.
Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.
O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.