Logo
Regional

José Caridade atende aos pedidos dos romeiros e forasteiros que passam pela Romaria de São João D’arga

29 Agosto, 2024 | 16:28
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Natural de Ponte de Lima, José Caridade de 69 anos, está há 17 anos a "atender aos pedidos" de quem passa pela Romaria de São João D’arga. A Romaria de São João d’Arga, acontece todos os anos nos dias 28 e 29 de agosto, no mosteiro e capela com o nome do seu patrono – São João Baptista.

Em conversa com a Viana TV, José Caridade admitiu que há 17 anos que dá voz, através do microfone que está ligado à coluna central junto à igreja, aos mais diversos pedidos, sendo todos eles especiais apesar de que na grande maioria são brincadeiras e partidas feitas por amigos.

Por detrás de um sorriso tímido e após alguma insistência, José Caridade admitiu que o pedido mais marcante teria acabado de ser feito ainda antes da nossa conversa:

“O Patrick pede em casamento a menina Paula”.

Para José, as festas de São João d’Arga “são um máximo”  marcando a diferença na gastronomia, nos cânticos e dançares.

A Romaria de São João d’Arga, conhecida principalmente pelas danças e cantares como o Vira, a Rosinha, o Malhão, a Góta da Serra d’Arga, a Cana-verde, entre outras, é um encontro espontâneo de grupos tocadores de concertinas, cantadores e dançarinos aos quais se juntam os romeiros no adro da capela durante toda a noite.

Também na noite de 28 para 29 se assiste ao despique das bandas de música que tocam com alegria e euforia, interagindo com os que por lá passam cantando os mais diversos estilos musicais.

 

 

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 7 Fevereiro, 2026

“Chá do Peregrino” promove encontro e partilha entre caminhantes em Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.

Cultura 7 Fevereiro, 2026

Bailado “Romeu & Julieta” assinala Dia dos Namorados em Vila Nova de Cerveira

Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.

Desporto 7 Fevereiro, 2026

Juventude Viana procura hoje em Espinho 15ª vitória no campeonato

A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Regional 7 Fevereiro, 2026

Ponte da Barca moderniza portal institucional e amplia serviços digitais

O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.

Desporto 7 Fevereiro, 2026

Futsal Feminino: Santa Luzia defronta hoje GD Árvore nos oitavos da Taça de Portugal

Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.

Música 7 Fevereiro, 2026

Rui Felgueiras eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo

Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.

Regional 7 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aposta em inovação na ação social

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.