Natural de Ponte de Lima, José Caridade de 69 anos, está há 17 anos a "atender aos pedidos" de quem passa pela Romaria de São João D’arga. A Romaria de São João d’Arga, acontece todos os anos nos dias 28 e 29 de agosto, no mosteiro e capela com o nome do seu patrono – São João Baptista.
Em conversa com a Viana TV, José Caridade admitiu que há 17 anos que dá voz, através do microfone que está ligado à coluna central junto à igreja, aos mais diversos pedidos, sendo todos eles especiais apesar de que na grande maioria são brincadeiras e partidas feitas por amigos.
Por detrás de um sorriso tímido e após alguma insistência, José Caridade admitiu que o pedido mais marcante teria acabado de ser feito ainda antes da nossa conversa:
“O Patrick pede em casamento a menina Paula”.
Para José, as festas de São João d’Arga “são um máximo” marcando a diferença na gastronomia, nos cânticos e dançares.
A Romaria de São João d’Arga, conhecida principalmente pelas danças e cantares como o Vira, a Rosinha, o Malhão, a Góta da Serra d’Arga, a Cana-verde, entre outras, é um encontro espontâneo de grupos tocadores de concertinas, cantadores e dançarinos aos quais se juntam os romeiros no adro da capela durante toda a noite.
Também na noite de 28 para 29 se assiste ao despique das bandas de música que tocam com alegria e euforia, interagindo com os que por lá passam cantando os mais diversos estilos musicais.
Conhecido como o "órgão regenerador", o fígado pode sofrer alterações quando se desenvolvem células anormais que dão origem a tumores, esta situação será particularmente mais frequente quando os doentes padecem de uma doença crónica do fígado. Silencioso e bastante comum, o cancro do fígado é um dos mais diagnosticados no mundo, ocupando o sexto lugar, conforme as últimas estimativas divulgadas.
Arranca hoje, 14 de outubro, em todo o país, a nova campanha de segurança rodoviária “Viajar sem pressa”, promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP).
O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, garantindo um segundo mandato consecutivo e mantendo o PS no executivo com cinco vereadores, repetindo a equipa do mandato anterior. Nobre obteve 42,76% dos votos.
Eduardo Teixeira, cabeça de lista do Chega à Câmara de Viana do Castelo, não conseguiu alcançar a presidência do município nas eleições autárquicas do passado domingo. O candidato considera que a derrota se deve às "amarras" existentes, resultado de décadas de compadrio no executivo municipal.
O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, Paulo de Morais, assumiu a derrota nas eleições autárquicas de domingo e destacou a importância de respeitar a vontade dos vianenses. O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco vereadores no executivo municipal, repetindo a equipa do atual mandato.
O PSD foi o grande vencedor das Eleições Autárquicas de 2025 no distrito de Viana do Castelo, conquistando cinco das dez câmaras municipais do Alto Minho. O PS manteve quatro e o CDS-PP segurou uma.
O Partido Social Democrata (PSD) foi o grande vencedor das eleições autárquicas de domingo, conquistando 136 câmaras municipais (incluindo coligações) contra 128 do Partido Socialista (PS). Os sociais-democratas recuperam assim a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que estava nas mãos do PS desde 2013.