Natural de Ponte de Lima, José Caridade de 69 anos, está há 17 anos a "atender aos pedidos" de quem passa pela Romaria de São João D’arga. A Romaria de São João d’Arga, acontece todos os anos nos dias 28 e 29 de agosto, no mosteiro e capela com o nome do seu patrono – São João Baptista.
Em conversa com a Viana TV, José Caridade admitiu que há 17 anos que dá voz, através do microfone que está ligado à coluna central junto à igreja, aos mais diversos pedidos, sendo todos eles especiais apesar de que na grande maioria são brincadeiras e partidas feitas por amigos.
Por detrás de um sorriso tímido e após alguma insistência, José Caridade admitiu que o pedido mais marcante teria acabado de ser feito ainda antes da nossa conversa:
“O Patrick pede em casamento a menina Paula”.
Para José, as festas de São João d’Arga “são um máximo” marcando a diferença na gastronomia, nos cânticos e dançares.
A Romaria de São João d’Arga, conhecida principalmente pelas danças e cantares como o Vira, a Rosinha, o Malhão, a Góta da Serra d’Arga, a Cana-verde, entre outras, é um encontro espontâneo de grupos tocadores de concertinas, cantadores e dançarinos aos quais se juntam os romeiros no adro da capela durante toda a noite.
Também na noite de 28 para 29 se assiste ao despique das bandas de música que tocam com alegria e euforia, interagindo com os que por lá passam cantando os mais diversos estilos musicais.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.
O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho (CIPVV) assinala este ano uma década de atividade, consolidando-se como um dos principais pontos de promoção do Vinho Verde e de valorização do património vitivinícola da região.
Vila Nova de Cerveira é, novamente, palco de uma das maiores tradições gastronómicas do Vale do Minho: a lampreia do Rio Minho. Até 5 de abril, 11 restaurantes do concelho servem este prato emblemático, combinando receitas tradicionais com interpretações contemporâneas.