O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo de Portugal Continental, completou 168 anos de atividade ininterrupta. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855.
Com redação em Viana do Castelo, o jornal conta com administração de Rui Barbosa, e é atualmente dirigido por Gonçalo Fagundes Meira.
É o mais antigo de Portugal Continental e segundo de Portugal, tendo sido fundado a 15 de dezembro de 1855. A sua abertura foi financiada pela família Barbosa e Silva, a quem ainda pertence.
Em 1957, Camilo Castelo Branco é convidado para ser seu redactor principal.
No início, o jornal era trissemanário, mas em 1915 já só saía duas vezes por semana. Em 2010, passou para semanário.
Ao longo dos anos, conheceu 16 diretores, entre os quais Camilo Castelo Branco, que exerceu o cargo por apenas 55 dias.
A 17 de Janeiro de 2006 o Jornal “A Aurora do Lima” foi feito Membro-Honorário da Ordem do Mérito, pelo Presidente da República Jorge Sampaio.
“O jornal atravessou épocas marcantes da nossa História como a Monarquia Constitucional e a Primeira República, o Estado Novo e o seu derrube em 25 de Abril de 1974. Pelo meio, um longo período de Censura Prévia que tolhia a liberdade de imprensa. Não obstante, procurou sempre prosseguir uma linha de total independência a nível económico, político e religioso, apesar dos períodos políticos atribulados resultantes das mudanças políticas que teve de vencer”.
Estatuto Editorial:
A AURORA DO LIMA, fundada em 15 de Dezembro de 1855, continuará, como tem sido seu objectivo principal, a pugnar, acima de tudo, pela defesa intransigente dos interesses e das reivindicações legítimas das populações, e do progresso económico, cultural e social da Região onde se publica.
Continuará a procurar ser um Jornal Independente, sob o ponto de vista económico e político. Pelo que não deixará de acolher como sempre tem feito, as várias opiniões de seus colaboradores, desde que expostas dentro da ética e da verdade, da justiça e do respeito que merecem as instituições, as pessoas e suas convicções religiosas e políticas.
Terá sempre como objectivos noticiar, informar e cultivar, servindo o melhor possível os seus leitores, a Cidade onde nasceu, bem como o Alto Minho e o País em geral.

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.