O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo de Portugal Continental, completou 168 anos de atividade ininterrupta. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855.
Com redação em Viana do Castelo, o jornal conta com administração de Rui Barbosa, e é atualmente dirigido por Gonçalo Fagundes Meira.
É o mais antigo de Portugal Continental e segundo de Portugal, tendo sido fundado a 15 de dezembro de 1855. A sua abertura foi financiada pela família Barbosa e Silva, a quem ainda pertence.
Em 1957, Camilo Castelo Branco é convidado para ser seu redactor principal.
No início, o jornal era trissemanário, mas em 1915 já só saía duas vezes por semana. Em 2010, passou para semanário.
Ao longo dos anos, conheceu 16 diretores, entre os quais Camilo Castelo Branco, que exerceu o cargo por apenas 55 dias.
A 17 de Janeiro de 2006 o Jornal “A Aurora do Lima” foi feito Membro-Honorário da Ordem do Mérito, pelo Presidente da República Jorge Sampaio.
“O jornal atravessou épocas marcantes da nossa História como a Monarquia Constitucional e a Primeira República, o Estado Novo e o seu derrube em 25 de Abril de 1974. Pelo meio, um longo período de Censura Prévia que tolhia a liberdade de imprensa. Não obstante, procurou sempre prosseguir uma linha de total independência a nível económico, político e religioso, apesar dos períodos políticos atribulados resultantes das mudanças políticas que teve de vencer”.
Estatuto Editorial:
A AURORA DO LIMA, fundada em 15 de Dezembro de 1855, continuará, como tem sido seu objectivo principal, a pugnar, acima de tudo, pela defesa intransigente dos interesses e das reivindicações legítimas das populações, e do progresso económico, cultural e social da Região onde se publica.
Continuará a procurar ser um Jornal Independente, sob o ponto de vista económico e político. Pelo que não deixará de acolher como sempre tem feito, as várias opiniões de seus colaboradores, desde que expostas dentro da ética e da verdade, da justiça e do respeito que merecem as instituições, as pessoas e suas convicções religiosas e políticas.
Terá sempre como objectivos noticiar, informar e cultivar, servindo o melhor possível os seus leitores, a Cidade onde nasceu, bem como o Alto Minho e o País em geral.

A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.