“Desafios da produção vitivinícola na sub-região Monção e Melgaço – fitossanidade” foi o tema central das jornadas, que decorreram na Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e que juntou conhecimento científico e profissionais da área num debate que se relevou profícuo.
Trocar experiências e partilhar formas de atuação sobre produção vitivinícola, foi o tema central das jornadas “Desafios da produção vitivinícola na sub-região Monção e Melgaço – fitossanidade”, que decorreram na Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), em Melgaço.
A jornada de trabalho inseriu-se no NUTRIR – Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar, projeto que nasceu com orientação científica do CISAS – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade do IPVC.
A iniciativa contou com a presença da diretora Regional de Agricultura, Carla Alves, que reforçou “a importância da fitossanidade e da necessidade de os produtores darem cumprimento às medidas impostas pela DEGAV”, no que toca à gestão e ao controlo de algumas doenças, nomeadamente o míldio, o oídio, mas também outras pragas que têm causado sérios prejuízos aos produtores.
Durante as jornadas de trabalho sobressaíram ideias fundamentais para os produtores, destacando-se: reforço dos testes de eficácia das substâncias ativas disponíveis para a produção biológica, nomeadamente no controlo de míldio e oídio em produção biológica de vinha de casta Alvarinho, aposta na produção biológica, apesar dos desafios que isso poderá implicar, sem descorar o controlo da doença fúngica em videiras. “O sistema previsional, no caso da doença fúngica, tem em consideração dados meteorológicos e a fenologia da planta. Este sistema auxilia não só na tomada de decisão baseada na informação em tempo real como também permite avaliar a eficácia de tratamentos realizados”, destacavam os oradores, com um dos conselhos a não esquecer pelos produtores.
Conhecer a sintomatologia dos vírus da videira para o controlo de pragas foi outra das ideias veiculadas com os responsáveis a defenderem a importância das boas práticas culturais na instalação e manutenção do vinhedo e na prevenção de incidência de vírus.
A rematar, o tema da incidência de flavescência dourada, problema que tem vindo a aumentar na região, com efeitos nefastos na produção e na manutenção dos vinhedos. A adoção de medidas profiláticas de controlo e prevenção da incidência da doença foi a ideia final a reter.
A par da troca de experiências e da partilha de formas de atuação no que toca à produção vitivinícola, na sessão ficou clara a importância do NUTRIR para o território e a relevância da proximidade entre o conhecimento científico, produzido nomeadamente no Politécnico de Viana do Castelo, e a produção primária, tão caraterística no Alto Minho.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.