Logo
Regional

Jornadas no Politécnico de Viana do Castelo debateram sobre a importância da fitossanidade na vinha

28 Dezembro, 2022 | 9:13
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

“Desafios da produção vitivinícola na sub-região Monção e Melgaço – fitossanidade” foi o tema central das jornadas, que decorreram na Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e que juntou conhecimento científico e profissionais da área num debate que se relevou profícuo.

Trocar experiências e partilhar formas de atuação sobre produção vitivinícola, foi o tema central das jornadas “Desafios da produção vitivinícola na sub-região Monção e Melgaço – fitossanidade”, que decorreram na Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), em Melgaço.

A jornada de trabalho inseriu-se no NUTRIR – Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar, projeto que nasceu com orientação científica do CISAS – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade do IPVC.

A iniciativa contou com a presença da diretora Regional de Agricultura, Carla Alves, que reforçou “a importância da fitossanidade e da necessidade de os produtores darem cumprimento às medidas impostas pela DEGAV”, no que toca à gestão e ao controlo de algumas doenças, nomeadamente o míldio, o oídio, mas também outras pragas que têm causado sérios prejuízos aos produtores.

Durante as jornadas de trabalho sobressaíram ideias fundamentais para os produtores, destacando-se: reforço dos testes de eficácia das substâncias ativas disponíveis para a produção biológica, nomeadamente no controlo de míldio e oídio em produção biológica de vinha de casta Alvarinho, aposta na produção biológica, apesar dos desafios que isso poderá implicar, sem descorar o controlo da doença fúngica em videiras. “O sistema previsional, no caso da doença fúngica, tem em consideração dados meteorológicos e a fenologia da planta. Este sistema auxilia não só na tomada de decisão baseada na informação em tempo real como também permite avaliar a eficácia de tratamentos realizados”, destacavam os oradores, com um dos conselhos a não esquecer pelos produtores.

Conhecer a sintomatologia dos vírus da videira para o controlo de pragas foi outra das ideias veiculadas com os responsáveis a defenderem a importância das boas práticas culturais na instalação e manutenção do vinhedo e na prevenção de incidência de vírus.

A rematar, o tema da incidência de flavescência dourada, problema que tem vindo a aumentar na região, com efeitos nefastos na produção e na manutenção dos vinhedos. A adoção de medidas profiláticas de controlo e prevenção da incidência da doença foi a ideia final a reter.

A par da troca de experiências e da partilha de formas de atuação no que toca à produção vitivinícola, na sessão ficou clara a importância do NUTRIR para o território e a relevância da proximidade entre o conhecimento científico, produzido nomeadamente no Politécnico de Viana do Castelo, e a produção primária, tão caraterística no Alto Minho.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 19 Outubro, 2025

Estudantes do IPVC criam paragem de autocarro sustentável

Quatro estudantes do curso de Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Viana do Castelo vão apresentar na próxima segunda-feira, 20 de outubro, um protótipo inovador de paragem de autocarro sustentável.

Desporto 19 Outubro, 2025

Juventude Viana mantém pleno de vitórias com triunfo convincente sobre AA Espinho

A Juventude Viana manteve o arranque perfeito na II Divisão de Hóquei em Patins ao vencer a AA Espinho por 6-1, no Pavilhão José Natário, em partida referente à 3.ª jornada do Campeonato Nacional, disputada na noite de sábado.

Desporto 19 Outubro, 2025

Vianense joga este domingo na casa do Comércio e Indústria na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal

O Sport Clube Vianense vai enfrentar o União Futebol Comércio e Indústria na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, num jogo marcado para este domingo, dia 19 de outubro, às 15h00, no Campo da Bela Vista, em Setúbal.

Desporto 19 Outubro, 2025

Marta Paço conquista o segundo lugar no Campeonato Europeu de Para Surfing 2025

A atleta vianense Marta Paço brilhou no Campeonato Europeu de Para Surfing 2025, realizado na Galiza, ao garantir o segundo lugar na competição organizada pela European Surfing Federation.

Regional 19 Outubro, 2025

AECT Rio Minho pede prioridade conjunta de Portugal e Espanha para gestão do rio Minho

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho apelou aos Governos de Portugal e de Espanha para que assumam a gestão do rio Minho como uma prioridade conjunta na próxima Cimeira Luso-Espanhola, marcada para 5 de novembro.

Desporto 19 Outubro, 2025

Corrida da Ponte provoca alterações de trânsito em Viana do Castelo

A 3.ª Corrida da Ponte, que se realiza este domingo, 19 de outubro, em Viana do Castelo, vai provocar alterações temporárias no trânsito em várias zonas da cidade.

Internacional 18 Outubro, 2025

Vianense Diva Oliveira brilha no “La Voz” em Espanha

Viana do Castelo tem mais um motivo de orgulho: a jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, destacou-se nas audições do programa “La Voz”, transmitido pela Antena 3, em Espanha.