Logo
Internacional

Jornada Mundial da Juventude com saldo positivo de 35 milhões de euros

1 Junho, 2024 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada em Lisboa em 2023, teve um resultado positivo global de cerca de 35 milhões de euros, disse o ainda presidente da Fundação JMJ, cardeal Américo Aguiar.

O balanço foi feito numa conferência de imprensa, na qual Américo Aguiar fez agradecimentos e falou dos grandes números do encontro da juventude, que trouxe o papa Francisco a Lisboa e mais 1,5 milhões de jovens de todo o mundo.

Américo Aguiar disse que chegou a esperar um resultado positivo de apenas três milhões de euros e até temeu que a iniciativa trouxesse prejuízo.

Os 35 milhões serão posteriormente aplicados no desenvolvimento de projetos de apoio a jovens, especialmente nos concelhos de Lisboa e Loures.

O bom resultado deveu-se, disse, ao número de inscritos na JMJ, que na reta final ultrapassou as expectativas, mais de 400 mil, bem como ao apoio do Estado, das empresas e particulares, incluindo o voluntariado, e também a “uma gestão austera”.

Os donativos ascenderam a 11 milhões e euros, entre particulares e empresas, sendo que várias empresas doaram serviços e produtos, mas não dinheiro, precisou Américo Aguiar, que vai ser substituído na presidência da Fundação JMJ Lisboa 2023 pelo padre Alexandre Palma, a partir de julho, conforme anunciou hoje o patriarca de Lisboa, Rui Valério.

Alexandre Palma, também presente na conferência de imprensa, disse que o dinheiro arrecadado “é dos jovens” e explicou que o foco da Fundação é a promoção da infância e da juventude.

O capital será posto a render e a Fundação irá redistribuir os proveitos desse rendimento, apoiando obras de promoção da infância e juventude, afirmou.

Américo Aguiar falou do passado, desde a candidatura de Portugal para organizar a JMJ, da covid-19 e do adiamento da iniciativa por um ano, da preocupação do Papa Francisco sobre a reação dos jovens a uma JMJ após a pandemia, dos apoios de empresas à iniciativa, e da concretização da jornada, passando pela reconversão de todo o espaço do Parque Tejo, entre Lisboa e Loures.

E deixou muitos agradecimentos, incluindo à população da capital, afirmando e repetindo que os portugueses, quando têm um desafio são capazes e fazer “o melhor”.

No final da conferência de imprensa, depois de recordar que a JMJ esteve inicialmente prevista para o aeródromo de Alverca, e de lembrar uma visita liderada pelo Presidente da República ao Parque Tejo, quando este tinha mato e estava vedado, ofereceu simbolicamente a Alexandre Palma uma cruz que usava na lapela alusiva à JMJ.

Dados oficiais da JMJ divulgados hoje precisam que a Fundação iniciou 2023 com 4,390 milhões de euros em caixa e bancos, tendo terminado o quarto ano de atividade, a 31 de dezembro de 2023, com saldo positivo de 35,374 milhões de euros.

Em 2023, segundo os números divulgados, foram obtidos rendimentos de 74,266 milhões de euros, mais 13,7% que o orçamentado, e foram realizados gastos no valor de 43,075 milhões de euros.

“Os fluxos operacionais resultaram em 30,983 milhões de euros, tendo havido recebimentos de 67,137 milhões euros, 100% provenientes de contribuições/inscrições e doações para o encontro”, diz o documento.

A JMJ é um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa e foi instituído por João Paulo II em 1985. A próxima edição será na Coreia do Sul em 2027.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 31 Janeiro, 2026

Teatro Municipal Sá de Miranda recebe “Mistério Da Vinci”

O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Santa Luzia vence dérbi, garante manutenção e confirma despromoção do Freixo

O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.

Internacional 31 Janeiro, 2026

Papa Leão XIV manifesta pesar pelas vítimas da depressão Kristin em Portugal

O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.

Desporto 31 Janeiro, 2026

Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo reuniu com autarquia de Valença

O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.

Regional 30 Janeiro, 2026

Criança de 9 anos desaparecida em Arcos de Valdevez é encontrada em segurança

Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.

Nacional 30 Janeiro, 2026

Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima

O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.

Cultura 30 Janeiro, 2026

Oficinas e baile folk marcam regresso da Festa da Dança a Viana do Castelo

A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.