Logo
Desporto

Jorge Mendes, Iúri Leitão e Fernando Pimenta entre os premiados na Gala dos Troféus CNID

30 Maio, 2023 | 11:08
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Viana do Castelo acolheu ontem a Gala dos Troféus CNID 2023, que se realizou no Forte de Santiago da Barra no quadro da Cidade Europeia do Desporto, contando com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

Na cerimónia, na qual participaram o presidente da Câmara Municipal de Viana e o vereador do Desporto, foram homenageadas diversas entidades e personalidades vianenses, nomeadamente Filipa Cunha (árbitro da Associação de Futebol de Viana do Castelo), o Surf Clube de Viana e o Jornal Aurora do Lima e premiados o Cidadão de Mérito Iuri Leitão, distinguido com o prémio CNID para Atleta do Ano, e o Cidadão de Honra de Viana do Castelo, o empresário Jorge Mendes, premiado com o Prémio Mérito Internacional.

Pela primeira vez, os Prémios CNID da Associação dos Jornalistas de Desporto CNID entregaram um prémio a um empresário da área do desporto: Jorge Mendes recebeu o Prémio Mérito Internacional, tendo em conta uma atividade de décadas a trabalhar na transferência de jogadores de e para o futebol português com um sucesso que se reflete no futebol português, dos clubes e das seleções.

Já o ciclista Iuri Leitão foi distinguido com o Prémio CNID para Atleta do Ano, depois de colecionar diversas medalhas em variadas provas, ao longo dos últimos meses. Neste mês de maio, por exemplo, o ciclista da Caja Rural confirmou a vitória na geral da Volta à Grécia, ao ser segundo na quarta e última etapa da prova.

Nos Jornalistas, destaque para o prémio carreira que foi entregue a Bessa Tavares e também o de Jornalista do Ano para Carlos Pereira Santos (O Jogo). Jorge Monteiro foi distinguido em Fotojornalismo, André Zeferino (Record) é a Revelação do Ano, Irene Palma (A Bola TV) foi distinguida na Televisão, o site “Bola na Rede” no jornalismo online e Carlos Dias na Rádio.

Pela primeira vez, o CNID sublinhou a importância da figura do colaborador e do correspondente, figuras de grande importância para a Imprensa, distinguindo Carlos Veras, histórico correspondente de “O Jogo” em Chaves.

Sem surpresa, Auriol Dongmo, Pedro Pablo Pichardo e Fernando Pimenta foram alguns dos desportistas premiados, onde se incluem também o vianense Iuri Leitão e a Revelação foi o nadador Diogo Ribeiro (Benfica), com resultados excecionais este ano.

A Equipa do Ano distinguida foi a do Hóquei em Patins do FC Porto, recente campeã europeia precisamente em Viana do Castelo, troféu que conquistou pela terceira vez na sua história.

No que toca ao futebol, modalidade que esteve na génese do CNID em 1966, os sócios, como é de tradição, votaram O Melhor Jogador da I Liga, que é Gonçalo Ramos (SL Benfica) e o Melhor Jogador da II Liga, cujo prémio foi entregue a André Clovis, do Académico de Viseu.

O Treinador do Ano foi, também como é de tradição, o vencedor do campeonato da I Liga, pelo que distingue Roger Schmidt. Na II Liga, foi Paulo Alves, do Moreirense.

O Treinador Português no estrangeiro foi outra vez Abel Ferreira (Palmeiras, Brasil) e o Jogador Português no estrangeiro foi Rafael Leão, que foi campeão italiano e considerado mesmo o melhor do campeonato na última época.

Jair Silva (UD Leiria) foi o distinguido na Liga 3 e Cloe Lacasse (SL Benfica) foi a premiada na Liga de futebol feminino.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 20 Abril, 2024

Juventude Viana perde na Póvoa de Varzim

A Juventude Viana perdeu (3-2), este sábado na Póvoa de Varzim, em jogo da 22ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa vianense mantém o 2º lugar da classificação, mas agora com o Clube Desportivo da Póvoa apenas a um ponto.

Desporto 20 Abril, 2024

Rui Pedro Silva recandidata-se à liderança do Sport Clube Vianense

Rui Pedro Silva vai recandidatar-se à liderança do Sport Clube Vianense, nas eleições marcadas para o próximo dia 24 de maio de 2024. O anúncio foi feito na última Assembleia Geral do clube e confirmado à Viana TV,

Regional 20 Abril, 2024

Câmara de Valença com 300 mil euros positivos e execução de 20,5 ME de receita em 2023

A Câmara de Valença terminou 2023 com um resultado líquido positivo próximo dos 300 mil euros e “a maior execução da receita de sempre, no valor de 20,5 milhões de euros”, revelou a autarquia.

Regional 20 Abril, 2024

Viana do Castelo entre os distritos com menor registo de incumprimentos na limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 20 Abril, 2024

Voleibol Clube de Viana eliminado da Taça Federação

O Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0), esta sexta-feira nos Açores frente à Fonte do Bastardo, o segundo jogo das meias finais da Taça Federação. A equipa vianense que já tinha perdido (1-3) o primeiro jogo em Viana do Castelo acabou eliminada da competição.

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.