Logo
Regional

Jorge Cunha entra no Politécnico de Viana do Castelo com a melhor média da 1.ª fase

25 Agosto, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Jorge Cunha, de 22 anos, natural de Viana do Castelo, foi o estudante com a nota mais alta na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Com uma impressionante média de 193,5 valores, Jorge ingressou no curso de Educação Básica, depois de abandonar uma licenciatura em Economia, por não se identificar com a área.

A vocação surgiu durante a sua experiência como catequista, onde descobriu o gosto por ensinar crianças. “Passar de um curso de Economia para Educação Básica foi uma mudança radical. Estou num misto de muita alegria, mas também algum receio, porque será tudo novo. Como catequista, percebi o gosto por ensinar os mais novos e é isso que me vejo a fazer a vida toda: ser professor”, contou Jorge, que completa 23 anos esta segunda-feira.

O jovem escolheu o IPVC como primeira e única opção e partilha agora a experiência académica com a irmã, Ana Cláudia Cunha, estudante de Artes e Cinema Digital na mesma instituição. “Entrar no IPVC, a minha primeira e única escolha e, ainda por cima com a nota mais alta, é a melhor prenda de aniversário que poderia ter”, sublinha.

Confiança crescente no IPVC

A história de Jorge Cunha reflete uma tendência positiva: mais de metade dos estudantes colocados na 1.ª fase escolheram o IPVC como primeira opção. A instituição, que ocupa o 8.º lugar nacional em número de colocados nesta fase, recebeu 571 novos estudantes, confirmando a notoriedade crescente da sua oferta formativa e a confiança das famílias.

Outros testemunhos confirmam essa tendência. Yara Borlido, também de Viana do Castelo, entrou em Design do Produto com 181,8 valores. “Escolhi o IPVC pela notoriedade do curso e por razões de proximidade e financeiras”, explicou, confiante no futuro profissional na área.

Lourenço Sousa, da Póvoa de Varzim, ingressou em Gestão com 178,8 valores. Apesar de ser a sua terceira opção, acredita ter feito a escolha certa: “A proximidade e a perspetiva de futuro foram decisivas”.

Na área da saúde, destaque para Daniel Malheiro (179,8 valores) e Leonor Fonseca (178,5), ambos colocados em Enfermagem, na Escola Superior de Saúde. Lara Batista, também em Enfermagem, entrou com 175,3 valores, mesmo sendo a sua sexta opção. “Vou encarar o curso como um desafio e procurar perceber se é realmente para mim”, disse.

Matrículas e próximas fases

Os estudantes colocados devem realizar a matrícula online entre os dias 25 e 28 de agosto, em matriculas.ipvc.pt
. No mesmo dia, 25 de agosto, arranca também a segunda fase de candidaturas, que decorre até 3 de setembro.

Em 2025, foram colocados 43.899 estudantes no ensino superior público, menos 6.064 face ao ano anterior. Apesar da descida nacional, o IPVC destacou-se pelo reforço da oferta (+5% de vagas) e o preenchimento total em várias licenciaturas, demonstrando o seu papel de referência no ensino politécnico e a sua forte ligação ao mercado de trabalho.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.

Regional 10 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira investe quatro milhões em água e saneamento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.

Regional 10 Novembro, 2025

IPVC lidera projeto nacional para preservar maçãs do Minho

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.