Jorge Correia, treinador de guarda-redes, é o único vianense a integrar a equipa técnica do Al Shaeib Club na Arábia Saudita. Com o apoio incondicional da família e principalmente de Inês, a esposa, Jorge Correia deixou a coordenação dos Sub-19 do Vianense e viajou até ao maior país árabe da Ásia.
Iniciou o seu trajeto enquanto guarda-redes na Associação Desportiva e Cultural de Anha, passando a integrar o Vila Fria 1980 onde esteve sete anos, singrou para o Grupo Desportivo Castelense mas foi na Associação Desportiva de Chafé que terminou o percurso enquanto guarda-redes.
Como o próprio percurso desportivo o demonstra, Jorge sempre foi fascinado pela modalidade e mesmo depois de ter terminado a carreira enquanto atleta, nunca deixou de sonhar que poderia dar um contributo, aos que como ele, gostavam de impedir que a bola entrasse a ponto de “dar” golo à equipa adversária.
Incentivado pela esposa Inês, tirou o curso de treinador de guarda-redes:
“Comecei a tirar o curso de treinador de guarda-redes porque a Inês sempre me incentivou a fazê-lo. O meu objetivo era ajudar aqueles que como eu, enquanto guarda-redes, nunca tiveram um treinador nem um treino especifico…na minha altura não havia.
No final do curso o Mister Jorge Vital, na altura o treinador coordenador do Sporting Clube de Braga (SCB) e que neste momento é treinador de guarda-redes do Sporting Clube de Portugal (SCP), na equipa técnica de Rúben Amorim, fez-me a proposta para ingressar na equipa técnica, enquanto treinador de guarda-redes do SC Braga no escalão de formação, mas eu recusei porque os meus horários de trabalho não eram muito flexíveis e não queria falhar nem ao Jorge Vital nem ao clube.

Após este convite recebo um telefonema de Lisboa, para ir para o Centro de Formação do Benfica em Braga. O clube tem 4 polos de CFT (Centro de Formação e Treino) em Portugal, onde estão os melhores jogadores da região e se assim não fosse esses jogadores teriam que ir para Lisboa treinar. Aceitei e estive lá 3 épocas onde treinei inclusive o André Gomes da Correlhã, guarda-redes do Benfica e da Seleção Nacional, o Daniel Silva que joga no Gil Vicente e que por vezes é chamado à equipa principal, assim como treinei em Barroselas o Renato Amorim que se encontra nos Sub23 do SC Braga e fico feliz por eles” reconhecendo que também outros colegas treinadores fizeram parte do trajeto dos atletas.
Quando questionado pela Viana TV se enquanto vianense já teria treinado o SCV, Jorge recorda a subida da equipa senior para os nacionais com o Treinador Miguel Mota e o convite para “voar” até à Arábia Saudita: “No Vianense o meu primeiro ano foi quando subimos os séniores ao Campeonato de Portugal com o Mister Miguel Mota. Estava com ele já a fazer a segunda época quando surgiu a primeira proposta para a Arábia e as palavras dele foram “o comboio só passa uma vez” e com o apoio dele, do clube e principalmente da minha família aceitei o desafio.”
Jorge Correia diz não ser “o melhor de Viana” mas quer ser uma referência, garantindo que “em Viana há um lote de bons treinadores de guarda-redes e é possível aos treinadores cumprirem o sonho de serem bem sucedidos profissionalmente”.
O treinador já tinha estado, em 2020, na Arábia Saudita na equipa técnica do Al Faisaly a competir nos nacionais de Sub 15, por duas épocas (2020/2021 e 2021/2022).
Em 2022, já em Viana do Castelo, regressou ao Sport Clube Vianense, onde assumiu a coordenação de treino de guarda-redes dos Sub 15, em 2023 dos Sub 17 e esta época (2024/2025) os Sub 19, onde esteve até que “o telefone tocou outra vez” e Jorge regressou à Arábia Saudita em setembro deste ano.

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.