Jorge Correia, treinador de guarda-redes, é o único vianense a integrar a equipa técnica do Al Shaeib Club na Arábia Saudita. Com o apoio incondicional da família e principalmente de Inês, a esposa, Jorge Correia deixou a coordenação dos Sub-19 do Vianense e viajou até ao maior país árabe da Ásia.
Iniciou o seu trajeto enquanto guarda-redes na Associação Desportiva e Cultural de Anha, passando a integrar o Vila Fria 1980 onde esteve sete anos, singrou para o Grupo Desportivo Castelense mas foi na Associação Desportiva de Chafé que terminou o percurso enquanto guarda-redes.
Como o próprio percurso desportivo o demonstra, Jorge sempre foi fascinado pela modalidade e mesmo depois de ter terminado a carreira enquanto atleta, nunca deixou de sonhar que poderia dar um contributo, aos que como ele, gostavam de impedir que a bola entrasse a ponto de “dar” golo à equipa adversária.
Incentivado pela esposa Inês, tirou o curso de treinador de guarda-redes:
“Comecei a tirar o curso de treinador de guarda-redes porque a Inês sempre me incentivou a fazê-lo. O meu objetivo era ajudar aqueles que como eu, enquanto guarda-redes, nunca tiveram um treinador nem um treino especifico…na minha altura não havia.
No final do curso o Mister Jorge Vital, na altura o treinador coordenador do Sporting Clube de Braga (SCB) e que neste momento é treinador de guarda-redes do Sporting Clube de Portugal (SCP), na equipa técnica de Rúben Amorim, fez-me a proposta para ingressar na equipa técnica, enquanto treinador de guarda-redes do SC Braga no escalão de formação, mas eu recusei porque os meus horários de trabalho não eram muito flexíveis e não queria falhar nem ao Jorge Vital nem ao clube.

Após este convite recebo um telefonema de Lisboa, para ir para o Centro de Formação do Benfica em Braga. O clube tem 4 polos de CFT (Centro de Formação e Treino) em Portugal, onde estão os melhores jogadores da região e se assim não fosse esses jogadores teriam que ir para Lisboa treinar. Aceitei e estive lá 3 épocas onde treinei inclusive o André Gomes da Correlhã, guarda-redes do Benfica e da Seleção Nacional, o Daniel Silva que joga no Gil Vicente e que por vezes é chamado à equipa principal, assim como treinei em Barroselas o Renato Amorim que se encontra nos Sub23 do SC Braga e fico feliz por eles” reconhecendo que também outros colegas treinadores fizeram parte do trajeto dos atletas.
Quando questionado pela Viana TV se enquanto vianense já teria treinado o SCV, Jorge recorda a subida da equipa senior para os nacionais com o Treinador Miguel Mota e o convite para “voar” até à Arábia Saudita: “No Vianense o meu primeiro ano foi quando subimos os séniores ao Campeonato de Portugal com o Mister Miguel Mota. Estava com ele já a fazer a segunda época quando surgiu a primeira proposta para a Arábia e as palavras dele foram “o comboio só passa uma vez” e com o apoio dele, do clube e principalmente da minha família aceitei o desafio.”
Jorge Correia diz não ser “o melhor de Viana” mas quer ser uma referência, garantindo que “em Viana há um lote de bons treinadores de guarda-redes e é possível aos treinadores cumprirem o sonho de serem bem sucedidos profissionalmente”.
O treinador já tinha estado, em 2020, na Arábia Saudita na equipa técnica do Al Faisaly a competir nos nacionais de Sub 15, por duas épocas (2020/2021 e 2021/2022).
Em 2022, já em Viana do Castelo, regressou ao Sport Clube Vianense, onde assumiu a coordenação de treino de guarda-redes dos Sub 15, em 2023 dos Sub 17 e esta época (2024/2025) os Sub 19, onde esteve até que “o telefone tocou outra vez” e Jorge regressou à Arábia Saudita em setembro deste ano.

Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.
O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.
O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.