Jorge Correia, treinador de guarda-redes, é o único vianense a integrar a equipa técnica do Al Shaeib Club na Arábia Saudita. Com o apoio incondicional da família e principalmente de Inês, a esposa, Jorge Correia deixou a coordenação dos Sub-19 do Vianense e viajou até ao maior país árabe da Ásia.
Iniciou o seu trajeto enquanto guarda-redes na Associação Desportiva e Cultural de Anha, passando a integrar o Vila Fria 1980 onde esteve sete anos, singrou para o Grupo Desportivo Castelense mas foi na Associação Desportiva de Chafé que terminou o percurso enquanto guarda-redes.
Como o próprio percurso desportivo o demonstra, Jorge sempre foi fascinado pela modalidade e mesmo depois de ter terminado a carreira enquanto atleta, nunca deixou de sonhar que poderia dar um contributo, aos que como ele, gostavam de impedir que a bola entrasse a ponto de “dar” golo à equipa adversária.
Incentivado pela esposa Inês, tirou o curso de treinador de guarda-redes:
“Comecei a tirar o curso de treinador de guarda-redes porque a Inês sempre me incentivou a fazê-lo. O meu objetivo era ajudar aqueles que como eu, enquanto guarda-redes, nunca tiveram um treinador nem um treino especifico…na minha altura não havia.
No final do curso o Mister Jorge Vital, na altura o treinador coordenador do Sporting Clube de Braga (SCB) e que neste momento é treinador de guarda-redes do Sporting Clube de Portugal (SCP), na equipa técnica de Rúben Amorim, fez-me a proposta para ingressar na equipa técnica, enquanto treinador de guarda-redes do SC Braga no escalão de formação, mas eu recusei porque os meus horários de trabalho não eram muito flexíveis e não queria falhar nem ao Jorge Vital nem ao clube.

Após este convite recebo um telefonema de Lisboa, para ir para o Centro de Formação do Benfica em Braga. O clube tem 4 polos de CFT (Centro de Formação e Treino) em Portugal, onde estão os melhores jogadores da região e se assim não fosse esses jogadores teriam que ir para Lisboa treinar. Aceitei e estive lá 3 épocas onde treinei inclusive o André Gomes da Correlhã, guarda-redes do Benfica e da Seleção Nacional, o Daniel Silva que joga no Gil Vicente e que por vezes é chamado à equipa principal, assim como treinei em Barroselas o Renato Amorim que se encontra nos Sub23 do SC Braga e fico feliz por eles” reconhecendo que também outros colegas treinadores fizeram parte do trajeto dos atletas.
Quando questionado pela Viana TV se enquanto vianense já teria treinado o SCV, Jorge recorda a subida da equipa senior para os nacionais com o Treinador Miguel Mota e o convite para “voar” até à Arábia Saudita: “No Vianense o meu primeiro ano foi quando subimos os séniores ao Campeonato de Portugal com o Mister Miguel Mota. Estava com ele já a fazer a segunda época quando surgiu a primeira proposta para a Arábia e as palavras dele foram “o comboio só passa uma vez” e com o apoio dele, do clube e principalmente da minha família aceitei o desafio.”
Jorge Correia diz não ser “o melhor de Viana” mas quer ser uma referência, garantindo que “em Viana há um lote de bons treinadores de guarda-redes e é possível aos treinadores cumprirem o sonho de serem bem sucedidos profissionalmente”.
O treinador já tinha estado, em 2020, na Arábia Saudita na equipa técnica do Al Faisaly a competir nos nacionais de Sub 15, por duas épocas (2020/2021 e 2021/2022).
Em 2022, já em Viana do Castelo, regressou ao Sport Clube Vianense, onde assumiu a coordenação de treino de guarda-redes dos Sub 15, em 2023 dos Sub 17 e esta época (2024/2025) os Sub 19, onde esteve até que “o telefone tocou outra vez” e Jorge regressou à Arábia Saudita em setembro deste ano.

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.