Logo
Desporto

Jorge Correia: De Viana do Castelo para a Arábia Saudita

14 Outubro, 2024 | 10:25
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Jorge Correia, treinador de guarda-redes, é o único vianense a integrar a equipa técnica do Al Shaeib Club na Arábia Saudita. Com o apoio incondicional da família e principalmente de Inês, a esposa, Jorge Correia deixou a coordenação dos Sub-19 do Vianense e viajou até ao maior país árabe da Ásia.

Iniciou o seu trajeto enquanto guarda-redes na Associação Desportiva e Cultural de Anha, passando a integrar o Vila Fria 1980 onde esteve sete anos, singrou para o Grupo Desportivo Castelense mas foi na Associação Desportiva de Chafé que terminou o percurso enquanto guarda-redes.

Como o próprio percurso desportivo o demonstra, Jorge sempre foi fascinado pela modalidade e mesmo depois de ter terminado a carreira enquanto atleta, nunca deixou de sonhar que poderia dar um contributo, aos que como ele, gostavam de impedir que a bola entrasse a ponto de “dar” golo à equipa adversária.

Incentivado pela esposa Inês, tirou o curso de treinador de guarda-redes:

“Comecei a tirar o curso de treinador de guarda-redes porque a Inês sempre me incentivou a fazê-lo. O meu objetivo era ajudar aqueles que como eu, enquanto guarda-redes, nunca tiveram um treinador nem um treino especifico…na minha altura não havia.

No final do curso o Mister Jorge Vital, na altura o treinador coordenador do Sporting Clube de Braga (SCB) e que neste momento é treinador de guarda-redes do Sporting Clube de Portugal (SCP), na equipa técnica de Rúben Amorim, fez-me a proposta para ingressar na equipa técnica, enquanto treinador de guarda-redes do SC Braga no escalão de formação, mas eu recusei porque os meus horários de trabalho não eram muito flexíveis e não queria falhar nem ao Jorge Vital nem ao clube.

Após este convite recebo um telefonema de Lisboa, para ir para o Centro de Formação do Benfica em Braga. O clube tem 4 polos de CFT (Centro de Formação e Treino) em Portugal, onde estão os melhores jogadores da região e se assim não fosse esses jogadores teriam que ir para Lisboa treinar. Aceitei e estive lá 3 épocas onde treinei inclusive o André Gomes da Correlhã, guarda-redes do Benfica e da Seleção Nacional, o Daniel Silva que joga no Gil Vicente e que por vezes é chamado à equipa principal, assim como treinei em Barroselas o Renato Amorim que se encontra nos Sub23 do SC Braga e fico feliz por eles” reconhecendo que também outros colegas treinadores fizeram parte do trajeto dos atletas.

Quando questionado pela Viana TV  se enquanto vianense já teria treinado o SCV, Jorge recorda a subida da equipa senior para os nacionais com o Treinador Miguel Mota e o convite para “voar” até à Arábia Saudita: “No Vianense o meu primeiro ano foi quando subimos os séniores ao Campeonato de Portugal com o Mister Miguel Mota. Estava com ele já a fazer a segunda época quando surgiu a primeira proposta para a Arábia e as palavras dele foram “o comboio só passa uma vez” e com o apoio dele, do clube e principalmente da minha família aceitei o desafio.”

Jorge Correia diz não ser “o melhor de Viana” mas quer ser uma referência, garantindo que “em Viana há um lote de bons treinadores de guarda-redes e é possível aos treinadores cumprirem o sonho de serem bem sucedidos profissionalmente”.

O treinador já tinha estado, em 2020, na Arábia Saudita na equipa técnica do Al Faisaly a competir nos nacionais de Sub 15, por duas épocas (2020/2021 e 2021/2022).

Em 2022, já em Viana do Castelo, regressou ao Sport Clube Vianense, onde assumiu a coordenação de treino de guarda-redes dos Sub 15, em 2023 dos Sub 17 e esta época (2024/2025) os Sub 19, onde esteve até que “o telefone tocou outra vez” e Jorge regressou à Arábia Saudita em setembro deste ano.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Fevereiro, 2026

Juventude Viana recebe CD Póvoa nos quartos-de-final da Taça de Portugal

A Juventude Viana garantiu presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins e vai agora defrontar o CD Póvoa, formação da 1.ª Divisão que ocupa atualmente o último lugar da tabela com apenas 4 pontos. Quem vencer este duelo segue diretamente para a tão ambicionada Final Four da competição, que se vai realizar em Tomar.

Desporto 15 Fevereiro, 2026

Santa Luzia vence em Espinho e consolida 4.º lugar na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.

Regional 15 Fevereiro, 2026

Mais de 1100 crianças animam Corso Carnavalesco Infantil de Valença

Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.

Cultura 14 Fevereiro, 2026

Teatro do Noroeste lança projeto Capaciteatro para inclusão social no Alto Minho

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Alto Minho aposta em 52 novas PME com investimento de 10,5 milhões de euros

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.

Desporto 14 Fevereiro, 2026

Conselho de Disciplina dá vitória ao Monção após infração disciplinar do Vilaverdense

O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

Regional 14 Fevereiro, 2026

Setor da pesca parado há semanas coloca profissionais do Alto Minho em situação crítica

A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.