O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou Portugal pelo "espírito corajoso" com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.
“Congratulo o Presidente e o povo de Portugal pelos 50 anos do retorno da democracia e celebro o espírito corajoso alimentado pela Revolução dos Cravos e o triunfo sobre o autoritarismo. Este marco sublinha o duradouro compromisso de liberdade e democracia partilhado pelos nossos países”, escreve Joe Biden numa carta enviada ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Na missiva, divulgada pela Casa Branca, o Presidente norte-americano diz que Portugal “está entre os primeiros países que reconheceu os Estados Unidos” da América, após a revolução e lembrou que os fundadores americanos “brindaram a celebração da independência com vinho da Madeira”.
“Os fortes e duradouros laços transatlânticos entre os nossos países, incluindo a ligação na NATO, enquanto aliados, forma uma base de valores partilhados e de mútuo respeito que só é fortalecida pelos 233 anos de relações diplomáticas”, destacou.
Joe Biden agradeceu ainda a “liderança de Portugal” e “a parceria com os EUA, na promoção global das normas democráticas”.
“Juntos, encarámos desafios e forjamos uma parceria resiliente que continua a florescer no século XXI”, escreveu o presidente norte-americano.
Nos EUA, refere Joe Biden, “a diáspora portuguesa desempenhou um papel fundamental na formação da cultura e economia através da língua, música, cozinha e empreendedorismo” americanos.
O Presidente destaca igualmente que “os lusodescendentes nos EUA têm dado contributos significativos na democracia” do seu país em áreas como a educação, saúde, tecnologia e também enquanto membros do Congresso.
Enaltece também o trabalho dos lusodescendentes presentes nos EUA com a “criação de emprego, alimentando a inovação contribuindo para o crescimento e vitalidade” do país que preside.
“Enquanto celebramos os 50 anos do regresso da democracia a Portugal, estamos ansiosos por um futuro ainda mais marcado por fortes laços e pela continuação de colaboração nos nossos valores comuns e na partilha do empenho dos princípios dos valores democráticos”, remata Joe Biden.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.