Reconhecido internacionalmente como um violinista-músico inovador, João Silva, ex-aluno da Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM), vai estar na sala experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no dia 27 de janeiro, a orientar o workshop “Violino jazz e moderno” e a realizar um concerto denominado "À Janela" destinado à comunidade vianense.
No que toca ao workshop, este destina-se a jovens instrumentistas da ARTEAM e da Academia de Música de Viana do Castelo (AMVC). “Esta experiência será uma descoberta coletiva de novas linguagens musicais, contribuindo, certamente, para o alargar de horizontes de todos os participantes”, realçou a ARTEAM em comunicado.
No mesmo dia e no mesmo local, pelas 19h00, João Silva realizará um concerto denominado “À Janela” destinado a toda a comunidade vianense e que “representa uma experiência musical de fusão entre o violino moderno, o jazz e a world music, combinando técnicas contemporâneas com loops eletrónicos, para transportar o público numa viagem sensorial desde o imaginário surrealista até à realidade do presente”, completou.
Com um currículo internacional invejável e multifacetado, este músico foi um dos vencedores do concurso de World Music Andrea Parodi 2020 em Itália: prémio de melhor música, prémio de melhor interpretação, prémio Bianca d’Aponte International e prémio Ragazzi.
Os bilhetes para o concerto custam 6 euros e estão à venda na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.
O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.