Reconhecido internacionalmente como um violinista-músico inovador, João Silva, ex-aluno da Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM), vai estar na sala experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no dia 27 de janeiro, a orientar o workshop “Violino jazz e moderno” e a realizar um concerto denominado "À Janela" destinado à comunidade vianense.
No que toca ao workshop, este destina-se a jovens instrumentistas da ARTEAM e da Academia de Música de Viana do Castelo (AMVC). “Esta experiência será uma descoberta coletiva de novas linguagens musicais, contribuindo, certamente, para o alargar de horizontes de todos os participantes”, realçou a ARTEAM em comunicado.
No mesmo dia e no mesmo local, pelas 19h00, João Silva realizará um concerto denominado “À Janela” destinado a toda a comunidade vianense e que “representa uma experiência musical de fusão entre o violino moderno, o jazz e a world music, combinando técnicas contemporâneas com loops eletrónicos, para transportar o público numa viagem sensorial desde o imaginário surrealista até à realidade do presente”, completou.
Com um currículo internacional invejável e multifacetado, este músico foi um dos vencedores do concurso de World Music Andrea Parodi 2020 em Itália: prémio de melhor música, prémio de melhor interpretação, prémio Bianca d’Aponte International e prémio Ragazzi.
Os bilhetes para o concerto custam 6 euros e estão à venda na Bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda.
O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, garantindo um segundo mandato consecutivo e mantendo o PS no executivo com cinco vereadores, repetindo a equipa do mandato anterior. Nobre obteve 42,76% dos votos.
Eduardo Teixeira, cabeça de lista do Chega à Câmara de Viana do Castelo, não conseguiu alcançar a presidência do município nas eleições autárquicas do passado domingo. O candidato considera que a derrota se deve às "amarras" existentes, resultado de décadas de compadrio no executivo municipal.
O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, Paulo de Morais, assumiu a derrota nas eleições autárquicas de domingo e destacou a importância de respeitar a vontade dos vianenses. O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco vereadores no executivo municipal, repetindo a equipa do atual mandato.
O PSD foi o grande vencedor das Eleições Autárquicas de 2025 no distrito de Viana do Castelo, conquistando cinco das dez câmaras municipais do Alto Minho. O PS manteve quatro e o CDS-PP segurou uma.
O Partido Social Democrata (PSD) foi o grande vencedor das eleições autárquicas de domingo, conquistando 136 câmaras municipais (incluindo coligações) contra 128 do Partido Socialista (PS). Os sociais-democratas recuperam assim a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que estava nas mãos do PS desde 2013.
Luís Nobre, candidato do PS, venceu as eleições autárquicas em Viana do Castelo realizadas neste domingo, com 42,76% dos votos, garantindo cinco lugares no executivo municipal.
Vasco Ferraz, autarca do CDS-PP, foi esta noite reeleito presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, garantindo uma clara maioria para o seu segundo mandato consecutivo.