O árbitro João Pinheiro vai dirigir pela quarta vez um dérbi entre Benfica e Sporting, no sábado, na 33.ª e penúltima jornada da I Liga, informou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O árbitro da associação de Braga, de 37 anos e internacional desde 2016, vai estar pela 18.ª vez num clássico, naquele que vai ser o seu quarto embate entre ‘águias’ e ‘leões’, depois de, esta temporada, já ter dirigido o encontro entre os dois clubes da final da Taça da Liga, que o Benfica venceu, no desempate por grandes penalidades (7-6, após 1-1 no tempo regulamentar).
Antes desse jogo em Leiria, João Pinheiro dirigiu os dérbis que terminaram igualados 2-2, da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal da época passada, no Estádio da Luz, em Lisboa, que ‘carimbou’ o acesso do Sporting à final, após o triunfo por 2-1 na primeira mão, e da 33.ª jornada da I Liga de 2022/23, no caminho do Benfica para a conquista do título na última ronda.
Além dos três empates entre os rivais de Lisboa, o advogado, natural de Vila Nova de Famalicão, já esteve também noutros 14 clássicos, nove entre Sporting e FC Porto e cinco entre Benfica e FC Porto.
Para este registo muito contribuiu a nomeação por parte do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF de João Pinheiro para cinco dos oito jogos entre ‘grandes’ já disputados na presente temporada, incluindo dois clássicos entre Benfica e FC Porto, ambos para a I Liga (4-1 e 1-4) e outros tantos entre Sporting e FC Porto, o da Supertaça Cândido Oliveira (4-3 para os ‘dragões’, depois de 3-3) e o da 21.º jornada do campeonato (1-1), além da referida final da Taça da Liga.
Esta época escaparam apenas a Pinheiro as vitórias do Sporting frente ao FC Porto, por 2-0, para a I Liga, dirigida por Luís Godinho, e por 1-0, para a Taça da Liga, apitada por António Nobre, e diante do Benfica, por 2-1, na primeira volta do campeonato, arbitrada por Fábio Veríssimo.
No jogo ‘grande’ da 33.ª ronda da I Liga, João Pinheiro vai ter como assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia, o quarto árbitro vai ser Gustavo Correia, enquanto no videoárbitro (VAR) vai estar André Martins, coadjuvado por Paulo Brás (AVAR).
O Sporting, primeiro classificado, e o Benfica, segundo com os mesmos 78 pontos do líder, defrontam-se no sábado, a partir das 18:00, no Estádio da Luz, em Lisboa.
A visita do FC Porto, terceiro colocado com 65, ao Boavista, 16.º e antepenúltimo, no domingo, vai ser arbitrada por Cláudio Pereira, enquanto a receção do Casa Pia, oitavo, ao Sporting de Braga, quarto também com 65, no sábado, vai ser dirigida por Luís Godinho.
Ainda na ‘luta’ pela permanência, Tiago Martins vai arbitrar a receção do Estrela da Amadora, 15.º, ao AVS, 17.º e penúltimo, enquanto o embate entre Vitória de Guimarães e Farense, no Minho, vai ser apitado por David Silva.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.
O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de inauguração da nova Rua da Padela, na freguesia de Vila Nova de Anha, que foi alvo de uma empreitada de requalificação para proporcionar melhorias significativas nas condições de circulação e mobilidade da população local.
O Presidente da Câmara Municipal hasteou, de forma simbólica, a bandeira azul no Navio-Hospital Gil Eannes e entregou as bandeiras aos presidentes de junta de freguesia cujas praias foram distinguidas.
Faro, Viana do Castelo e Viseu são as três cidades com melhor qualidade do ar em Portugal, de acordo com o visualizador das cidades europeias mais limpas da Agência Europeia do Ambiente (AEA).
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza, no próximo dia 10 de julho, pelas 15h00, no edifício Villa Moraes, em Ponte de Lima, uma sessão do AgroSocial Lab, iniciativa integrada no projeto transfronteiriço AGROSOCIAL, cofinanciado pelo programa Interreg Espanha–Portugal.
Centenas de pessoas marcaram presença, este sábado, no funeral dos dois irmãos. A cerimónia, destinada à família, amigos próximos e convidados, não impediu que uma multidão acompanhasse o momento no exterior.