O árbitro João Pinheiro vai dirigir pela quarta vez um dérbi entre Benfica e Sporting, no sábado, na 33.ª e penúltima jornada da I Liga, informou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O árbitro da associação de Braga, de 37 anos e internacional desde 2016, vai estar pela 18.ª vez num clássico, naquele que vai ser o seu quarto embate entre ‘águias’ e ‘leões’, depois de, esta temporada, já ter dirigido o encontro entre os dois clubes da final da Taça da Liga, que o Benfica venceu, no desempate por grandes penalidades (7-6, após 1-1 no tempo regulamentar).
Antes desse jogo em Leiria, João Pinheiro dirigiu os dérbis que terminaram igualados 2-2, da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal da época passada, no Estádio da Luz, em Lisboa, que ‘carimbou’ o acesso do Sporting à final, após o triunfo por 2-1 na primeira mão, e da 33.ª jornada da I Liga de 2022/23, no caminho do Benfica para a conquista do título na última ronda.
Além dos três empates entre os rivais de Lisboa, o advogado, natural de Vila Nova de Famalicão, já esteve também noutros 14 clássicos, nove entre Sporting e FC Porto e cinco entre Benfica e FC Porto.
Para este registo muito contribuiu a nomeação por parte do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF de João Pinheiro para cinco dos oito jogos entre ‘grandes’ já disputados na presente temporada, incluindo dois clássicos entre Benfica e FC Porto, ambos para a I Liga (4-1 e 1-4) e outros tantos entre Sporting e FC Porto, o da Supertaça Cândido Oliveira (4-3 para os ‘dragões’, depois de 3-3) e o da 21.º jornada do campeonato (1-1), além da referida final da Taça da Liga.
Esta época escaparam apenas a Pinheiro as vitórias do Sporting frente ao FC Porto, por 2-0, para a I Liga, dirigida por Luís Godinho, e por 1-0, para a Taça da Liga, apitada por António Nobre, e diante do Benfica, por 2-1, na primeira volta do campeonato, arbitrada por Fábio Veríssimo.
No jogo ‘grande’ da 33.ª ronda da I Liga, João Pinheiro vai ter como assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia, o quarto árbitro vai ser Gustavo Correia, enquanto no videoárbitro (VAR) vai estar André Martins, coadjuvado por Paulo Brás (AVAR).
O Sporting, primeiro classificado, e o Benfica, segundo com os mesmos 78 pontos do líder, defrontam-se no sábado, a partir das 18:00, no Estádio da Luz, em Lisboa.
A visita do FC Porto, terceiro colocado com 65, ao Boavista, 16.º e antepenúltimo, no domingo, vai ser arbitrada por Cláudio Pereira, enquanto a receção do Casa Pia, oitavo, ao Sporting de Braga, quarto também com 65, no sábado, vai ser dirigida por Luís Godinho.
Ainda na ‘luta’ pela permanência, Tiago Martins vai arbitrar a receção do Estrela da Amadora, 15.º, ao AVS, 17.º e penúltimo, enquanto o embate entre Vitória de Guimarães e Farense, no Minho, vai ser apitado por David Silva.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.