O árbitro João Pinheiro vai dirigir pela quarta vez um dérbi entre Benfica e Sporting, no sábado, na 33.ª e penúltima jornada da I Liga, informou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O árbitro da associação de Braga, de 37 anos e internacional desde 2016, vai estar pela 18.ª vez num clássico, naquele que vai ser o seu quarto embate entre ‘águias’ e ‘leões’, depois de, esta temporada, já ter dirigido o encontro entre os dois clubes da final da Taça da Liga, que o Benfica venceu, no desempate por grandes penalidades (7-6, após 1-1 no tempo regulamentar).
Antes desse jogo em Leiria, João Pinheiro dirigiu os dérbis que terminaram igualados 2-2, da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal da época passada, no Estádio da Luz, em Lisboa, que ‘carimbou’ o acesso do Sporting à final, após o triunfo por 2-1 na primeira mão, e da 33.ª jornada da I Liga de 2022/23, no caminho do Benfica para a conquista do título na última ronda.
Além dos três empates entre os rivais de Lisboa, o advogado, natural de Vila Nova de Famalicão, já esteve também noutros 14 clássicos, nove entre Sporting e FC Porto e cinco entre Benfica e FC Porto.
Para este registo muito contribuiu a nomeação por parte do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF de João Pinheiro para cinco dos oito jogos entre ‘grandes’ já disputados na presente temporada, incluindo dois clássicos entre Benfica e FC Porto, ambos para a I Liga (4-1 e 1-4) e outros tantos entre Sporting e FC Porto, o da Supertaça Cândido Oliveira (4-3 para os ‘dragões’, depois de 3-3) e o da 21.º jornada do campeonato (1-1), além da referida final da Taça da Liga.
Esta época escaparam apenas a Pinheiro as vitórias do Sporting frente ao FC Porto, por 2-0, para a I Liga, dirigida por Luís Godinho, e por 1-0, para a Taça da Liga, apitada por António Nobre, e diante do Benfica, por 2-1, na primeira volta do campeonato, arbitrada por Fábio Veríssimo.
No jogo ‘grande’ da 33.ª ronda da I Liga, João Pinheiro vai ter como assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia, o quarto árbitro vai ser Gustavo Correia, enquanto no videoárbitro (VAR) vai estar André Martins, coadjuvado por Paulo Brás (AVAR).
O Sporting, primeiro classificado, e o Benfica, segundo com os mesmos 78 pontos do líder, defrontam-se no sábado, a partir das 18:00, no Estádio da Luz, em Lisboa.
A visita do FC Porto, terceiro colocado com 65, ao Boavista, 16.º e antepenúltimo, no domingo, vai ser arbitrada por Cláudio Pereira, enquanto a receção do Casa Pia, oitavo, ao Sporting de Braga, quarto também com 65, no sábado, vai ser dirigida por Luís Godinho.
Ainda na ‘luta’ pela permanência, Tiago Martins vai arbitrar a receção do Estrela da Amadora, 15.º, ao AVS, 17.º e penúltimo, enquanto o embate entre Vitória de Guimarães e Farense, no Minho, vai ser apitado por David Silva.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.