O piloto saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota) venceu hoje a 47.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno nos automóveis, em que João Ferreira (MINI) terminou em oitavo, a melhor classificação de um português desde Carlos Sousa, em 2015.
Al-Rajhi concluiu a prova com 03.57 minutos de vantagem sobre o sul-africano Henk Lategan (Toyota), com o sueco Mathias Ekstrom (Ford) em terceiro, a 20.21 minutos do vencedor.
O piloto da Toyota tornou-se no primeiro saudita a vencer a competição, que desde 2020 se disputa naquele país do Médio Oriente.
A última etapa, com 60 quilómetros cronometrados em redor de Shubaytah, foi vencida pelo brasileiro Lucas Moraes (Toyota), com o português João Ferreira, navegador por Filipe Palmeiro, a terminar em sétimo, resultado que lhe garantiu o oitavo posto final, a 02:15.57 horas do vencedor.
Este resultado iguala a melhor classificação de um português desde 2015, quando a prova era disputada na América do Sul e Carlos Sousa foi também oitavo — o seu melhor resultado foi o quarto lugar em 2003.
Na categoria Challenger, de veículos ligeiros protótipos, o português Gonçalo Guerreiro (Red Bull) estreou-se com o segundo lugar final.
O piloto de 24 anos, navegado pelo brasileiro Cadu Sachs, concluiu o Dakar a 01:11.38 horas do vencedor, o argentino Nicolas Cavigliasso (BBR).
Já nos SSV, categoria para veículos ligeiros derivados de série, Alexandre Pinto (Old Friends) foi o terceiro classificado, também no seu ano de estreia. O piloto português terminou a 03:37.11 horas do vencedor, o norte-americano Brock Heger (RZR).

Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.