A diocese de Viana do Castelo vai receber cerca de 1.400 jovens estrangeiros no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), oriundos de 12 países, disse o responsável pela organização.
Segundo Domingos Meira, a quase totalidade dos jovens ficará em famílias de acolhimento. “Apenas 57 jovens oriundos de duas dioceses do Reino Unido não ficarão em famílias e acolhimento, mas devido a “regras próprias deles”, referiu.
Os restantes serão acolhidos por cerca de 500 famílias, em todos os arciprestados da diocese.
“Tivemos alguns cuidados, em todos os casos haverá um responsável maior e cada família tem de acolher um mínimo de dois jovens”, disse ainda Domingos Meira.
Às famílias cabe assegurar o alojamento e o pequeno-almoço, além de poderem também acompanhar os jovens noutras atividades.
Os jovens vão ficar em Viana do Castelo entre 26 e 31 de julho, seguindo depois para Lisboa, para a Jornada Mundial da Juventude.
São, maioritariamente, oriundos da França e da Polónia e foram eles que escolheram a diocese de Viana do Castelo. “Uns porque fizeram os Caminhos de Santiago e gostaram do que viram, outros por influência dos emigrantes, mas todos eles é que nos escolheram e estamos muito gratos por isso”, disse o bispo de Viana do Castelo, João Lavrador.
Em alguns casos, e segundo Domingos Meira, têm-se registado dificuldades com a obtenção de vistos, nomeadamente para os jovens oriundos da Costa do Marfim e da Bolívia.
A diocese preparou todo um programa de acolhimento, que passa por visitas a monumento, noites de “bailarico e do churrasco”, arruadas com concertinas e eventos culturais.
Da comitiva estrangeira que vai estar em Viana do Castelo na semana anterior à JMJ fazem ainda parte quatro bispos auxiliares (três da França e um da Polónia) e cerca de 50 padres.
A diocese garante estar preparado “todo um programa de segurança” que envolve várias autoridades, como forças policiais, Proteção Civil e organismos ligados à saúde.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.
A comunicação social de proximidade reúne-se hoje, 29 de novembro, em Pombal, para participar no Encontro Nacional da Comunicação Social Local e Regional, uma iniciativa da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) que pretende lançar um olhar crítico e estratégico sobre o futuro do jornalismo local em Portugal.
O Natal em Vila Nova de Cerveira começa oficialmente este sábado, 29 de novembro, com o tradicional Ligar das Luzes, marcado para as 19h00 no centro histórico.
Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.