A diocese de Viana do Castelo vai receber cerca de 1.400 jovens estrangeiros no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), oriundos de 12 países, disse o responsável pela organização.
Segundo Domingos Meira, a quase totalidade dos jovens ficará em famílias de acolhimento. “Apenas 57 jovens oriundos de duas dioceses do Reino Unido não ficarão em famílias e acolhimento, mas devido a “regras próprias deles”, referiu.
Os restantes serão acolhidos por cerca de 500 famílias, em todos os arciprestados da diocese.
“Tivemos alguns cuidados, em todos os casos haverá um responsável maior e cada família tem de acolher um mínimo de dois jovens”, disse ainda Domingos Meira.
Às famílias cabe assegurar o alojamento e o pequeno-almoço, além de poderem também acompanhar os jovens noutras atividades.
Os jovens vão ficar em Viana do Castelo entre 26 e 31 de julho, seguindo depois para Lisboa, para a Jornada Mundial da Juventude.
São, maioritariamente, oriundos da França e da Polónia e foram eles que escolheram a diocese de Viana do Castelo. “Uns porque fizeram os Caminhos de Santiago e gostaram do que viram, outros por influência dos emigrantes, mas todos eles é que nos escolheram e estamos muito gratos por isso”, disse o bispo de Viana do Castelo, João Lavrador.
Em alguns casos, e segundo Domingos Meira, têm-se registado dificuldades com a obtenção de vistos, nomeadamente para os jovens oriundos da Costa do Marfim e da Bolívia.
A diocese preparou todo um programa de acolhimento, que passa por visitas a monumento, noites de “bailarico e do churrasco”, arruadas com concertinas e eventos culturais.
Da comitiva estrangeira que vai estar em Viana do Castelo na semana anterior à JMJ fazem ainda parte quatro bispos auxiliares (três da França e um da Polónia) e cerca de 50 padres.
A diocese garante estar preparado “todo um programa de segurança” que envolve várias autoridades, como forças policiais, Proteção Civil e organismos ligados à saúde.
Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
Armando Teixeira, atleta de trail running especialista em provas de montanha de longa distância, ex-aluno da Pós-Graduação em Avaliação, Planeamento e Performance em Trail Running e, atualmente, a frequentar o Mestrado em Treino Desportivo também na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, assumiu, recentemente, o lugar de Selecionador Nacional de Trail Running.
O parlamento aprovou, na generalidade, uma proposta de lei do Governo que aumenta as penas para agressões contra polícias, profissionais de saúde ou bombeiros e isenta-os de custas, uma iniciativa criticada por vários partidos.
O Santa Luzia FC é a primeira equipa a garantir a passagem à 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. A formação de Viana do Castelo bateu o Aliados FC Lordelo, fora de casa, por 7-0, seguindo, assim, em frente na prova.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Associação de Folclore de Ponte de Lima, vai promover no próximo dia 11 de janeiro de 2025, às 21 horas, o tradicional Cantar dos Reis. Este ano, o momento realizar-se-á no Pavilhão de Feiras e Exposições da Expolima.
O Tribunal de Contas (TdC) encontrou irregularidades em contratos públicos da Câmara de Caminha celebrados entre 2015 e 2020, remetendo o processo para o Ministério Público (MP).
A 11.ª edição da S. Silvestre de Viana do Castelo CLS, organizada pela EDV Xlife em parceria com a Câmara Municipal, já ultrapassou todos os recordes de participantes, com mais de 2200 pessoas a fazer o percurso pelo centro histórico.