A diocese de Viana do Castelo vai receber cerca de 1.400 jovens estrangeiros no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), oriundos de 12 países, disse o responsável pela organização.
Segundo Domingos Meira, a quase totalidade dos jovens ficará em famílias de acolhimento. “Apenas 57 jovens oriundos de duas dioceses do Reino Unido não ficarão em famílias e acolhimento, mas devido a “regras próprias deles”, referiu.
Os restantes serão acolhidos por cerca de 500 famílias, em todos os arciprestados da diocese.
“Tivemos alguns cuidados, em todos os casos haverá um responsável maior e cada família tem de acolher um mínimo de dois jovens”, disse ainda Domingos Meira.
Às famílias cabe assegurar o alojamento e o pequeno-almoço, além de poderem também acompanhar os jovens noutras atividades.
Os jovens vão ficar em Viana do Castelo entre 26 e 31 de julho, seguindo depois para Lisboa, para a Jornada Mundial da Juventude.
São, maioritariamente, oriundos da França e da Polónia e foram eles que escolheram a diocese de Viana do Castelo. “Uns porque fizeram os Caminhos de Santiago e gostaram do que viram, outros por influência dos emigrantes, mas todos eles é que nos escolheram e estamos muito gratos por isso”, disse o bispo de Viana do Castelo, João Lavrador.
Em alguns casos, e segundo Domingos Meira, têm-se registado dificuldades com a obtenção de vistos, nomeadamente para os jovens oriundos da Costa do Marfim e da Bolívia.
A diocese preparou todo um programa de acolhimento, que passa por visitas a monumento, noites de “bailarico e do churrasco”, arruadas com concertinas e eventos culturais.
Da comitiva estrangeira que vai estar em Viana do Castelo na semana anterior à JMJ fazem ainda parte quatro bispos auxiliares (três da França e um da Polónia) e cerca de 50 padres.
A diocese garante estar preparado “todo um programa de segurança” que envolve várias autoridades, como forças policiais, Proteção Civil e organismos ligados à saúde.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.