Logo
Regional

JMJ: Cerveira lamenta “falta de diálogo” do Governo na reposição de fronteiras

20 Maio, 2023 | 16:07
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, lamentou a ausência de "qualquer diálogo ou interação" por parte do Governo na reposição do controlo de fronteiras durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“É lamentável não ter havido qualquer diálogo ou interação, seja com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, seja com o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho ou mesmo com os municípios afetados por esta imposição”, afirmou Rui Teixeira, citado numa nota enviada às redações.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira disse ainda ser “criticável a postura unilateral do ministro da Administração Interna no que diz respeito à reposição do controlo de fronteiras durante a JMJ, que vão decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto, em Lisboa.

“A ser implementada, esta medida vai causar obviamente grandes constrangimentos e prejuízos para as populações. Para tal é necessário compreender a situação em concreto que, por exemplo, no caso do município de Vila Nova de Cerveira, as populações não são divisíveis por uma linha imaginária de fronteira. Os cidadãos fazem a vida em ambas as margens como se de apenas uma se tratasse”, sustenta o autarca socialista.

Segundo Rui Teixeira, que é também vice-diretor do AECT Rio Minho, “agosto é um mês de deslocações anuais dos emigrantes, e de intensa atividade turística na região que não se compadece com qualquer tipo de restrição ainda para mais sem uma razão fundamentada e sem qualquer tipo de diálogo com as autarquias”.

“Não se vislumbra o efeito prático na segurança do país ao anunciar que durante aqueles dias do mês de agosto as fronteiras vão estar encerradas”, sublinha.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Abril, 2025

Voleibol Clube de Viana permite reviravolta e desce para a 2ª Divisão

O Voleibol Clube de Viana perdeu (2-3) com o CA Madalena e viu confirmada a descida ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão. A equipa vianense esteve a ganhar (2-0) mas permitiu que a equipa de Vila Nova de Gaia fizesse a remontada (2-3)

Regional 18 Abril, 2025

Autarquia de Cerveira reforça iluminação pública no centro histórico

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a implementar um plano de reforço de iluminação pública no centro histórico da vila, com o objetivo de melhorar a segurança, valorizar o património e promover a vivência noturna do espaço urbano.

Regional 18 Abril, 2025

D. João Lavrador: “Estamos muito presos à sinceridade das nossas opiniões”

João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo, presidiu à celebração da Ceia do Senhor e refletiu sobre o lugar que se dá às opiniões no mundo de hoje, sublinhando que "estar em comunidade é estar em serviço".

Regional 18 Abril, 2025

Governo autorizou despesa para reconfiguração do portinho de Vila Praia de Âncora

O Governo autorizou que a Direção-Geral dos Serviços Marítimos assuma a despesa de 565 mil euros com o projeto de execução, estudo de impacto ambiental e análise custo-benefício da reconfiguração do portinho de Vila Praia de Âncora.

Regional 18 Abril, 2025

IPVC com 9 unidades de investigação muito bem classificadas em áreas estratégicas

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acaba de ver nove Unidades de Investigação próprias, ou em que participa enquanto unidade de gestão, acreditadas e financiadas no mais recente processo de avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), referente ao Quadro Plurianual de Financiamento 2025-2029.

Regional 18 Abril, 2025

D. João Lavrador: “Ser pioneiro é a missão do padre”

O Bispo diocesano presidiu à missa crismal, que decorreu na Sé de Viana do Castelo, e convidou os sacerdotes a serem “anunciadores de uma Boa Nova aos pobres”, afirmando que “ser pioneiro” é a sua missão.

Nacional 18 Abril, 2025

Instituto de Socorros a Náufragos recebe 16 viaturas para reforço da vigilância na Páscoa

Realizou-se, na quinta-feira, nas instalações da Direção de Faróis, localizadas em Oeiras, a cerimónia de entrega de 14 viaturas “Volkswagen Amarok” e duas “Volkswagen ID.BUZZ” por parte da SIVA Portugal ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), que iniciam de imediato, a sua missão de reforço da vigilância nas praias portuguesas, antes do início da época balnear.