Os jardins do Paço do Marquês e dos Paços do Concelho de Ponte de Lima estão iluminados com 120 figuras criadas pelos alunos do 10º ao 12º ano do curso de Instalações Elétricas da Escola Secundária de Ponte de Lima. Trata-se de uma atividade escolar que se realiza há cerca de 15 anos, no âmbito de uma parceria entre o Município e a Escola Secundária de Ponte de Lima.
Os trabalhos começaram em finais de setembro, com o levantamento das necessidades, a fase seguinte incluiu a aquisição de materiais e o desenho das figuras. Nos meses seguintes na oficina de eletricidade constroem as peças, que este mês instalaram nos jardins do Paço do Marquês e dos Paços do Concelho, ocupando uma área de 12.000m2.
No total instalaram 10.000 leds, utilizaram e cortaram 600 metros de ferro na montagem das figuras natalícias, desde o presépio com as respetivas personagens, trenós, anjos e velas. De realçar que toda esta instalação é suportada por um quadro elétrico automatizado permitindo dinâmica no cenário, a iluminação muda de cor de forma sequencial.
O projeto contou com 60 alunos coordenados por quatro professores, que asseguram que os quadros elétricos instalados são dimensionados para garantir a segurança das pessoas e das infraestruturas, com destaque ainda para o fator energético, sendo o consumo reduzido.
Este ano e pela primeira vez, instalaram um painel led numa das varandas do Paço do Marquês, que permite passar mensagens de natal aos limianos e a todos os visitantes.
A autarquia assegura todo o material utilizado, sendo no final reciclado pelo curso de Instalações Elétricas da Escola Secundária de Ponte de Lima, e utilizado na formação prática dos alunos, bem como nas provas de aptidão profissional.
“Envolver a escola nesta ação contribuindo para a promoção e animação nesta quadra natalícia, para além de proporcionar aos alunos conhecimento prático da sua formação” é o objetivo desta parceria, prevendo-se que no futuro ilumine outras zonas da vila limiana, assegurou o vereador do Município de Ponte de Lima, Carlos Lago.
![]()
![]()
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.