Os jardins do Paço do Marquês e dos Paços do Concelho de Ponte de Lima estão iluminados com 120 figuras criadas pelos alunos do 10º ao 12º ano do curso de Instalações Elétricas da Escola Secundária de Ponte de Lima. Trata-se de uma atividade escolar que se realiza há cerca de 15 anos, no âmbito de uma parceria entre o Município e a Escola Secundária de Ponte de Lima.
Os trabalhos começaram em finais de setembro, com o levantamento das necessidades, a fase seguinte incluiu a aquisição de materiais e o desenho das figuras. Nos meses seguintes na oficina de eletricidade constroem as peças, que este mês instalaram nos jardins do Paço do Marquês e dos Paços do Concelho, ocupando uma área de 12.000m2.
No total instalaram 10.000 leds, utilizaram e cortaram 600 metros de ferro na montagem das figuras natalícias, desde o presépio com as respetivas personagens, trenós, anjos e velas. De realçar que toda esta instalação é suportada por um quadro elétrico automatizado permitindo dinâmica no cenário, a iluminação muda de cor de forma sequencial.
O projeto contou com 60 alunos coordenados por quatro professores, que asseguram que os quadros elétricos instalados são dimensionados para garantir a segurança das pessoas e das infraestruturas, com destaque ainda para o fator energético, sendo o consumo reduzido.
Este ano e pela primeira vez, instalaram um painel led numa das varandas do Paço do Marquês, que permite passar mensagens de natal aos limianos e a todos os visitantes.
A autarquia assegura todo o material utilizado, sendo no final reciclado pelo curso de Instalações Elétricas da Escola Secundária de Ponte de Lima, e utilizado na formação prática dos alunos, bem como nas provas de aptidão profissional.
“Envolver a escola nesta ação contribuindo para a promoção e animação nesta quadra natalícia, para além de proporcionar aos alunos conhecimento prático da sua formação” é o objetivo desta parceria, prevendo-se que no futuro ilumine outras zonas da vila limiana, assegurou o vereador do Município de Ponte de Lima, Carlos Lago.
![]()
![]()
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).