Os jardins do Paço do Marquês e dos Paços do Concelho de Ponte de Lima estão iluminados com 120 figuras criadas pelos alunos do 10º ao 12º ano do curso de Instalações Elétricas da Escola Secundária de Ponte de Lima. Trata-se de uma atividade escolar que se realiza há cerca de 15 anos, no âmbito de uma parceria entre o Município e a Escola Secundária de Ponte de Lima.
Os trabalhos começaram em finais de setembro, com o levantamento das necessidades, a fase seguinte incluiu a aquisição de materiais e o desenho das figuras. Nos meses seguintes na oficina de eletricidade constroem as peças, que este mês instalaram nos jardins do Paço do Marquês e dos Paços do Concelho, ocupando uma área de 12.000m2.
No total instalaram 10.000 leds, utilizaram e cortaram 600 metros de ferro na montagem das figuras natalícias, desde o presépio com as respetivas personagens, trenós, anjos e velas. De realçar que toda esta instalação é suportada por um quadro elétrico automatizado permitindo dinâmica no cenário, a iluminação muda de cor de forma sequencial.
O projeto contou com 60 alunos coordenados por quatro professores, que asseguram que os quadros elétricos instalados são dimensionados para garantir a segurança das pessoas e das infraestruturas, com destaque ainda para o fator energético, sendo o consumo reduzido.
Este ano e pela primeira vez, instalaram um painel led numa das varandas do Paço do Marquês, que permite passar mensagens de natal aos limianos e a todos os visitantes.
A autarquia assegura todo o material utilizado, sendo no final reciclado pelo curso de Instalações Elétricas da Escola Secundária de Ponte de Lima, e utilizado na formação prática dos alunos, bem como nas provas de aptidão profissional.
“Envolver a escola nesta ação contribuindo para a promoção e animação nesta quadra natalícia, para além de proporcionar aos alunos conhecimento prático da sua formação” é o objetivo desta parceria, prevendo-se que no futuro ilumine outras zonas da vila limiana, assegurou o vereador do Município de Ponte de Lima, Carlos Lago.
![]()
![]()
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.