A iniciativa “Marginal” está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim da Marina de Viana do Castelo.
De 6 a 16 de julho, o Marginal traz inúmeras propostas, entre artes e petiscos, música, dança e espetáculos, cozinhas do mundo e showcookings, atividades infantis, teatro e muito mais.
Em conferência de imprensa de apresentação do programa, o vereador da cultura, Manuel Vitorino, referiu que o programa representa “uma aposta nos talentos locais, nomeadamente na música e na dança, o que é muito importante”. “Temos projetos de banda ou a solo na música, escolas de dança, com espetáculos que são empoderadores e que mobilizam pessoas, trazendo-nos projetos muito interessantes que devemos acarinhar”.
“O objetivo é criarmos uma programação cultural e diversificar as áreas da cidade que acolhem os eventos”, frisou, revelando que na primeira edição o feedback por parte dos comerciantes foi muito positivo.
O responsável destacou o facto de, mais uma vez, o Marginal ter uma forte componente emigrante, considerando particularmente relevante “trabalhar a integração e dar a conhecer a diversidade cultural, religiosa e gastronómica que Viana do Castelo já tem”, afirmando que, em muitas escolas vianenses, a percentagem de estudantes emigrantes ronda já os 7%.

No primeiro dia, 6 de julho, o programa integra Expressões do Mundo – Ucrânia, concerto dos Coisa Mansa, um showcooking também por emigrantes ucranianos, atuação da Escola Foz Star Dancer’s, concerto de Diego El Gavi e o DJ Ricardo Ribeiro fecha a noite.
A 7 de julho, a iniciativa conta com Expressões do Mundo pela Venezuela, concerto de Hip Hoper Russo, Cozinhas do Mundo pelo Paquistão, Paula & João com ritmos afrolatinos, concerto de António Garcez e a noite termina com DJ Zézé Gonçalves.
A 8 de julho, as propostas integram o Sábado com Histórias na Biblioteca Municipal, Expressões do Mundo – Síria, Click to Click com artes circenses, Cozinhas do Mundo Afeganistão, Arte e Movimento com dança, o teatro “Amor de Dom Perlimplim com Belissa em seu jardim” e ainda o DJ Pedro Faria.
Já a 9 de julho, O Bicho Papelão apresenta teatro infantil no Parque Ecológico Urbano, o Teatro Municipal Sá de Miranda recebe a Workestra MALcriada de João Ricardo de Barros Oliveira, sendo que o Palco Jardim acolhe novas artes circenses com E tudo a Magia Levou e ainda Open Dance School, fechando a noite com o Grupo Raízes no Palco Rio.
Na quinta-feira, 13 de julho, o programa inclui concerto de Puto, Cozinhas do Mundo – Colômbia, concertos Cacau Positiva e MotherFlutters, fechando com o DJ Matko Destrokanov.
A 14 de julho, concerto de Meta Sonora, Cozinha do Mundo – Brasil, dança Capoeira, concerto One Vision – Tributo a Queen, fechando com DJ Morat.
No sábado, 15 de julho, novo Sábado com Histórias na biblioteca, Expressões do Mundo – São Tomé e Príncipe, artes circenses CaMota T0+1, Cozinhas do Mundo –Angola, Dança& Cia, concerto de Ricardo Azevedo, encerrando com DJ Tony Brito.
No último dia, 16 de julho, o Parque Ecológico Urbano recebe As Plantas do Parque: Usos e Costumes, sendo que a Companhia Krisálida apresenta “Palhinhas – A história de um espantalho”, incluindo o programa ainda a Academia Jadança e concerto “O Coreto” por Rogério Charraz e José Fialho Gouveia.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.
O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.
A Câmara de Ponte de Lima lançou um concurso público, no valor base de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa e comunitária. O aviso foi publicado em Diário da República e marca mais um passo no que o município considera ser “um novo modelo de resposta social no concelho”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, um apoio financeiro de 27.350 euros para a Junta de Freguesia de Mazarefes, garantindo a conclusão do projeto de arquitetura e especialidades da futura Creche de Mazarefes, prevista para acolher 42 crianças.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe, esta quarta-feira, 3 de dezembro, o primeiro Encontro Estudante-Atleta, uma iniciativa que reúne estudantes, técnicos, dirigentes e parceiros para debater os desafios, estratégias e oportunidades da conciliação entre a vida académica e a prática desportiva.
A requalificação do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, prevista desde 2021, está suspensa devido a um processo judicial movido pela empresa que ganhou o concurso público, confirmou o Ministério da Administração Interna (MAI).