A partir desta terça-feira, 23 de abril, Valença recebe a Feira do Livro, no Jardim Municipal de Valença, este ano, associada às comemorações dos 50 anos do 25 de abril. A iniciativa estende-se até domingo.
Durante seis dias Valença será a capital do livro e da leitura recebendo um importante leque de escritores e autores e, ainda, vários momentos musicais. O público terá a oportunidade de adquirir livros e poderá, ainda, conversar com os autores e autografar as suas obras.
Com uma vasta programação, dirigida a todo o tipo de públicos, a Feira do Livro deste ano pretende celebrar a liberdade.
A feira terá vários momentos, como espetáculos para os mais pequenos, com a participação das escolas do concelho; oficinas e apresentação de livros; entrega de prémios do Concurso Municipal de Leitura; concertos; conversa à volta dos livros; hora do Conto; atividade de Yoga e Roteiro histórico-literário.
Embuscada Associação Cultural e os escritores Andreia Ramos, Raquel Costa, Gabriela Relvas, Carlos Clemente, Vitória Ferreira, Filipe Bacelo e Rui Marcelino são algumas das figuras que passarão pela Feira, por estes dias.
Haverá, também, momentos musicais, a cargo do Luar do Minho e 6TÀS9 e um concerto do Maestro Vitorino D’Almeida + Pedro Emanuel Pereira.
A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Valença com o apoio da Rota do Livro.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.