A votação do público que visitou o 19º Festival Internacional (FIJ) de Ponte de Lima, selecionou o “Jardim Dinamarquês”, como o vencedor desta edição. Com 20,4% da preferência dos visitantes, o projeto idealizado pela designer e enfermeira Maria Trindade e o advogado reformado Ib Ehrenreich Thomsen, estava inserido no tema deste ano: “O Imaginário na Arte dos Jardins”.
Os pensamentos/ideias por detrás de “O Jardim Dinamarquês” assentam numa experiência forte e colorida de jardim e plantas e ao mesmo tempo proporciona ao visitante, a oportunidade de adquirir factos e conhecimento sobre a Dinamarca, através de objetos expostos, quadros e informações escritas. Um jardim muito colorido que nos permite fazer uma viagem única por este país.
Em segundo lugar ficou “O Sonho Imaginário de uma Infância Asiática” com 16,1% dos votos, um projeto, proveniente da University of Natural Resources and Life Sciences – Viena, Áustria, do grupo de estudantes Katharina Holik, Sophie Kerbl e Hui Lui e dos professores Roland Wück e Roland Tusch.
O projeto “O Portal dos Sentidos” ficou em terceiro lugar, com 14,9% dos votos. A sua conceção ficou a cargo das estudantes Alicia Alves Salgado, Heavana Clavier, Hêloïse Henrard, Julia Lorée, Matilde Rocha Vacelet, Maud Delpon De Vaux e Reina Kleipool em conjunto com o professor e coordenador Joachim Luxo.
Quanto à 9ª edição do Jardim Escolinhas, o jardim mais votado foi o “Jardim das Histórias”, da autoria da turma 3º F3B, da EB da Feitosa, sob orientação da Professora Maria do Carmo Barbosa, com 26,5% dos votos dos visitantes. Um jardim que é um convite a uma viagem pelo mundo das histórias infantis, que nos permite reviver memórias e histórias da nossa infância, através dos elementos colocados ao longo de todo o jardim.
Em segundo lugar o jardim “O Mundo dos Smurfs”, da autoria da turma 6ªD da EB de Freixo, sob a coordenação da Professora Wendy Araújo, com 12,7%, e, em terceiro lugar, o Jardim “Alice no País das Maravilhas”, da autoria da turma 6ºA da EB de Freixo, orientado pela Professora Rosa Pimentel com 10,6% dos votos.
Os jardins vencedores voltam a estar presentes no Festival Internacional de Jardins na próxima edição, que já está em fase de preparação.

A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.