Os vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo já foram anunciados pelo Município de Ponte de Lima. Entre as várias propostas, 7 foram escolhidas através do voto dos munícipes, num mecanismo de democracia participativa que permite aos cidadãos limianos decidir como investir uma parte das verbas do Orçamento Municipal.
Inserida na área de Ocupação dos Tempos Livres, a proposta de Sónia Alexandra Vilaverde Antunes prevê um financiamento de 9.281,65 euros.
O projeto tem como objetivo reforçar a educação ambiental no Clube de Ciências, promovendo a sensibilização para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar animal, especialmente no charco da escola.
O financiamento permitirá adquirir mesas de exterior com pérgula, vedação em madeira para o charco, uma estação meteorológica e placas identificadoras tanto para o charco como para a horta pedagógica.
Este projeto, que envolve toda a comunidade escolar, contribuirá para a ocupação de tempos livres, para uma aprendizagem interdisciplinar e para a consciencialização sobre as alterações climáticas.
O sucesso repetido do Orçamento Participativo de Ponte de Lima assegurou a realização da próxima edição para o ano 2025, com uma verba global de 60.000,00 euros.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.