O Município de Ponte de Lima anunciou os vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo, iniciativa que visa melhorar a qualidade da democracia, a transparência da gestão da autarquia, convidando à participação de todos na construção de um concelho com maior esclarecimento e participação.
Entre 14 de novembro e 15 de dezembro, estiveram em votação 8 projetos, distribuídos por três temáticas: Bem-Estar Animal, Desenvolvimento Sustentável e Ocupação dos Tempos Livres. Dos 8 projetos a concurso, 7 propostas foram elegíveis.
Na área de Bem-Estar Animal, venceu o único projeto a votação:
– “Renovação casotas do abrigo ALAAR” apresentado por Sílvia Maria Torres Gonçalves Ribeiro da Rocha.
Já na área de Desenvolvimento Sustentável venceram os seguintes projetos:
– “Caminho de Santiago Florido: Explorando a Biodiversidade na Correlhã” da autoria de José Manuel Gonçalves Negrão;
– “RIMEM de Ponte de Lima (Rede Integrada Municipal de Estações Meteorológicas)” apresentada por Clara Maria Araújo Torres;
– “RIMSQA – Rede Integrada Municipal de Sensores de Qualidade da Água” da autoria de Sérgio Amaro Ferreira de Castro Bastos.
Quanto à área de Ocupação dos Tempos Livres, foram selecionados três projetos:
– “Jardim do Imaginário” apresentado por Manuel Rui Gonçalves Mateus;
– “O Clube de Ciências Fora de Portas” apresentado por Sónia Alexandra Vilaverde Antunes;
– “Brincar e Aprender nas Férias” da autoria de Susana Cristina Miranda Corvas.
Foram registados um total de 1235 votos através do Portal do Orçamento Participativo e SMS gratuita.
O sucesso da segunda edição ditou a importância da continuidade da iniciativa, estando já assegurada a realização da próxima edição para o ano 2025, com uma verba global de 60.000,00 euros, o que demonstra o compromisso do município em investir nas ideias e necessidades identificadas pelos cidadãos.
O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.