O Município de Ponte de Lima anunciou os vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo, iniciativa que visa melhorar a qualidade da democracia, a transparência da gestão da autarquia, convidando à participação de todos na construção de um concelho com maior esclarecimento e participação.
Entre 14 de novembro e 15 de dezembro, estiveram em votação 8 projetos, distribuídos por três temáticas: Bem-Estar Animal, Desenvolvimento Sustentável e Ocupação dos Tempos Livres. Dos 8 projetos a concurso, 7 propostas foram elegíveis.
Na área de Bem-Estar Animal, venceu o único projeto a votação:
– “Renovação casotas do abrigo ALAAR” apresentado por Sílvia Maria Torres Gonçalves Ribeiro da Rocha.
Já na área de Desenvolvimento Sustentável venceram os seguintes projetos:
– “Caminho de Santiago Florido: Explorando a Biodiversidade na Correlhã” da autoria de José Manuel Gonçalves Negrão;
– “RIMEM de Ponte de Lima (Rede Integrada Municipal de Estações Meteorológicas)” apresentada por Clara Maria Araújo Torres;
– “RIMSQA – Rede Integrada Municipal de Sensores de Qualidade da Água” da autoria de Sérgio Amaro Ferreira de Castro Bastos.
Quanto à área de Ocupação dos Tempos Livres, foram selecionados três projetos:
– “Jardim do Imaginário” apresentado por Manuel Rui Gonçalves Mateus;
– “O Clube de Ciências Fora de Portas” apresentado por Sónia Alexandra Vilaverde Antunes;
– “Brincar e Aprender nas Férias” da autoria de Susana Cristina Miranda Corvas.
Foram registados um total de 1235 votos através do Portal do Orçamento Participativo e SMS gratuita.
O sucesso da segunda edição ditou a importância da continuidade da iniciativa, estando já assegurada a realização da próxima edição para o ano 2025, com uma verba global de 60.000,00 euros, o que demonstra o compromisso do município em investir nas ideias e necessidades identificadas pelos cidadãos.
A seleção portuguesa de andebol garantiu o apuramento para a segunda fase do Mundial, ao vencer o Brasil por 30-26, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em Oslo.
O PCP congratulou-se com a reposição de nove freguesias no Alto Minho, por desagregação de uniões de freguesias criadas pela reforma administrativa de 2013, afirmando ter ficado provado “uma vez mais que lutar vale a pena”.
A Assembleia da República, em plenário, aprovou esta sexta-feira, o Projeto de Lei n. 416/XVI/1, que aprova a reposição das freguesias agregadas em 2013, com os votos favoráveis do PS, PSD,BE,PCP,L,PAN. Em Viana do Castelo foram aprovadas a desagregação das uniões de freguesia de Barroselas/Carvoeiro, Mazarefes/Vila Fria, Cardielos/ Serreleis.
"Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência" arranca este fim de semana, de 18 e 19 de janeiro, em 18 restaurantes valencianos.
Os projetos “Walking Football”, da APPACDM de Viana do Castelo, e “Futebol Inclusivo”, Associação Desportiva e Cultural de Perre, integram a lista final de candidatos ao prémio 'Futebol para todos', da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que dotou 50 mil euros para a iniciativa.
Nos dias 30 e 31 de janeiro de 2025, o Alto Minho acolhe a 6ª edição das jornadas internacionais sobre fogos florestais "Alto Minho FIRECAMP 2025", uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e dedicada à formação e sensibilização para a prevenção e combate a incêndios florestais.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por maioria, a abertura de um concurso público para a construção de um parque de estacionamento para autocarros de transporte público, pelo preço de cerca de 1,3 milhões de euros.