O Município de Ponte de Lima anunciou os vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo, iniciativa que visa melhorar a qualidade da democracia, a transparência da gestão da autarquia, convidando à participação de todos na construção de um concelho com maior esclarecimento e participação.
Entre 14 de novembro e 15 de dezembro, estiveram em votação 8 projetos, distribuídos por três temáticas: Bem-Estar Animal, Desenvolvimento Sustentável e Ocupação dos Tempos Livres. Dos 8 projetos a concurso, 7 propostas foram elegíveis.
Na área de Bem-Estar Animal, venceu o único projeto a votação:
– “Renovação casotas do abrigo ALAAR” apresentado por Sílvia Maria Torres Gonçalves Ribeiro da Rocha.
Já na área de Desenvolvimento Sustentável venceram os seguintes projetos:
– “Caminho de Santiago Florido: Explorando a Biodiversidade na Correlhã” da autoria de José Manuel Gonçalves Negrão;
– “RIMEM de Ponte de Lima (Rede Integrada Municipal de Estações Meteorológicas)” apresentada por Clara Maria Araújo Torres;
– “RIMSQA – Rede Integrada Municipal de Sensores de Qualidade da Água” da autoria de Sérgio Amaro Ferreira de Castro Bastos.
Quanto à área de Ocupação dos Tempos Livres, foram selecionados três projetos:
– “Jardim do Imaginário” apresentado por Manuel Rui Gonçalves Mateus;
– “O Clube de Ciências Fora de Portas” apresentado por Sónia Alexandra Vilaverde Antunes;
– “Brincar e Aprender nas Férias” da autoria de Susana Cristina Miranda Corvas.
Foram registados um total de 1235 votos através do Portal do Orçamento Participativo e SMS gratuita.
O sucesso da segunda edição ditou a importância da continuidade da iniciativa, estando já assegurada a realização da próxima edição para o ano 2025, com uma verba global de 60.000,00 euros, o que demonstra o compromisso do município em investir nas ideias e necessidades identificadas pelos cidadãos.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou, com a abstenção da CDU e os votos contra do vereador independente, do PSD e CDS, o relatório de contas de 2024, com um resultado líquido de 7,2 milhões de euros.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou medidas de proteção e apoio aos peregrinos de Fátima, a partir de sexta-feira e até 13 de maio, com ações de sensibilização e com condicionamentos de trânsito no Itinerário Complementar 2.
O Benfica voltou a vencer o Tirsense, desta feita por 4-0, em jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, e vai defrontar o Sporting na final da prova.
O Ministério Público (MP) acusou Mário Ferreira, que detém o grupo Mystic Invest, dono da Douro Azul, de fraude fiscal qualificada, crime alegadamente cometido na venda do navio Atlântida, em 2015, a uma sociedade sediada em Malta.
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, recebeu, na Cidade do Futebol, os representantes das 22 Associações Distritais e Regionais (ADR).
As matrículas das crianças que em setembro vão para o pré-escolar ou para o 1.º ano de escolaridade começaram na terça-feira e terminam no final de maio, sendo as colocações conhecidas a 1 de julho.
Viana do Castelo recebeu mais um workshop do projeto Acelerar o Norte, uma iniciativa que visa apoiar empresários e colaboradores na transição digital dos seus negócios. Sob o tema “Começando pelo princípio: a marca”, a sessão decorreu na AP Dona Aninhas e reuniu participantes dos setores do comércio, serviços, restauração e similares.