A Feira de Artesanato, que marca o início do período festivo da Romaria em Viana do Castelo, volta a realizar-se no Jardim Público da cidade e as inscrições para os artesãos do concelho arrancam hoje, através do site oficial www.festasdagonia.com.
Entre os dias 9 e 22 de agosto, a Feira de Artesanato tem como principal objetivo promover e divulgar o rico artesanato local. As inscrições, exclusivamente para os artesãos do concelho, em formato online estão oficialmente abertas e decorrerão até ao dia 7 de junho.
“Esta é uma oportunidade para os artesãos locais mostrarem os seus trabalhos e artes que enriquecem a Romaria da Senhora d’Agonia. Cada vez mais o artesanato ligado à Romaria é apreciado ultrapassando somente o período das festas, o que deve traduzir-se num orgulho coletivo”, destacou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora da Romaria d’Agonia.

Será ainda disponibilizado um diretório online, que vai integrar a página oficial festasdagonia.com, permitindo aos artesãos divulgar os seus produtos, arte e contactos.
“Através deste diretório, os utilizadores poderão ver o portefólio de cada artesão presente na feira, com fotografias dos seus trabalhos e desta forma os utilizadores poderão adquirir peças de arte diretamente aos autores. Sabemos que a Romaria d’Agonia já ultrapassou as fronteiras nacionais e que nem todos conseguirão estar presentes, por isso, chegamos nós até eles”, acrescentou ainda.
A feira, com organização a cargo da VianaFestas mantém a disposição do ano anterior, com acesso gratuito e com duas zonas diferenciadas entre a gastronomia e o artesanato.
De acordo com as normas de participação todos os artigos expostos terão de apresentar “no mínimo 50% de trabalho artesanal/manual” no seu produto final.
Durante a feira, para garantir a autenticidade dos produtos, em termos de bordados, só será permitida a exposição e comercialização de peças feitas manualmente, enquanto na filigrana apenas a utilização de peças certificadas como tal, em metal precioso ou não precioso, e todas as imitações de filigrana serão excluídas.
Em 2024, a feira vai decorrer de 09 a 13 de agosto das 16:00 às 23:00, passando de 14 a 20 de agosto a ter lugar das 10:00 às 24:00, nos dias 20 e 21 de agosto encerrará uma hora mais cedo.
A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje como um evento âncora da cidade, com meio milhar de artesãos que mostram o melhor que se faz e produz em Viana do Castelo.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.