A Feira de Artesanato, que marca o início do período festivo da Romaria em Viana do Castelo, volta a realizar-se no Jardim Público da cidade e as inscrições para os artesãos do concelho arrancam hoje, através do site oficial www.festasdagonia.com.
Entre os dias 9 e 22 de agosto, a Feira de Artesanato tem como principal objetivo promover e divulgar o rico artesanato local. As inscrições, exclusivamente para os artesãos do concelho, em formato online estão oficialmente abertas e decorrerão até ao dia 7 de junho.
“Esta é uma oportunidade para os artesãos locais mostrarem os seus trabalhos e artes que enriquecem a Romaria da Senhora d’Agonia. Cada vez mais o artesanato ligado à Romaria é apreciado ultrapassando somente o período das festas, o que deve traduzir-se num orgulho coletivo”, destacou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora da Romaria d’Agonia.

Será ainda disponibilizado um diretório online, que vai integrar a página oficial festasdagonia.com, permitindo aos artesãos divulgar os seus produtos, arte e contactos.
“Através deste diretório, os utilizadores poderão ver o portefólio de cada artesão presente na feira, com fotografias dos seus trabalhos e desta forma os utilizadores poderão adquirir peças de arte diretamente aos autores. Sabemos que a Romaria d’Agonia já ultrapassou as fronteiras nacionais e que nem todos conseguirão estar presentes, por isso, chegamos nós até eles”, acrescentou ainda.
A feira, com organização a cargo da VianaFestas mantém a disposição do ano anterior, com acesso gratuito e com duas zonas diferenciadas entre a gastronomia e o artesanato.
De acordo com as normas de participação todos os artigos expostos terão de apresentar “no mínimo 50% de trabalho artesanal/manual” no seu produto final.
Durante a feira, para garantir a autenticidade dos produtos, em termos de bordados, só será permitida a exposição e comercialização de peças feitas manualmente, enquanto na filigrana apenas a utilização de peças certificadas como tal, em metal precioso ou não precioso, e todas as imitações de filigrana serão excluídas.
Em 2024, a feira vai decorrer de 09 a 13 de agosto das 16:00 às 23:00, passando de 14 a 20 de agosto a ter lugar das 10:00 às 24:00, nos dias 20 e 21 de agosto encerrará uma hora mais cedo.
A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje como um evento âncora da cidade, com meio milhar de artesãos que mostram o melhor que se faz e produz em Viana do Castelo.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.