A Semana Europeia da Mobilidade, que iniciou em Viana do Castelo e que integra um conjunto variado de iniciativas até ao próximo dia 22, começou com uma conferência sobre “Mobilidade urbana sustentável: o desafio das cidades contemporâneas”, no Interface dos Transportes, juntando especialistas de diversas áreas.
A iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, que sublinhou a importância de “evitar, transferir e melhorar” a mobilidade urbana.
Na sessão de abertura, o governante frisou que a iniciativa – que também integrou uma visita a uma mostra de bicicletas antigas – é “um bom exemplo” dos programas que decorrem em todo o país. Jorge Delgado aproveitou para dar nota de um conjunto de medidas que o governo tem vindo a implementar, nomeadamente nos investimentos nas redes de transportes mais pesados, na capacitação de técnicos e nas estratégias nacionais, quer da rede viária quer da mobilidade elétrica.
Já o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, evidenciou o momento como “simbólico” pois “servem de reflexão para um processo de mobilidade urbana mais sustentável” e que as discussões permitem a reinterpretação para que se melhore a mobilidade.
A Semana Europeia da Mobilidade integra a gratuitidade nos autocarros elétricos neste fim-de-semana, exposição de bicicletas antigas no Interface de Transportes, novidades diárias sobre mobilidade, entre muito mais. Amanhã, 17 de setembro, a partir das 9h00, realiza-se a Caminhada pelo PR9 – Trilho dos Canos de Água. Às 10h15 desse dia, “Melhores Conexões – Combina e Move-te!” – Tour de bicicleta, de barco e comboio até Afife num percurso integrado.
Este sábado e domingo, das 10h00 às 18h00, o Largo da Estação Ferroviária acolhe uma Mostra de bicicletas das principais Lojas de Viana e ainda a Gincana familiar de carros elétricos infantis e trotinetes.
No domingo há ainda, às 12h00, uma Trotinetada – Concentração / passeio de trotinetes pelo centro histórico, com início no Largo da Estação. Nessa tarde, às 17h00, Lethes em Bruto – Performance de dança, usufruindo dos principais espaços e recursos da mobilidade, no mesmo local.
O programa inclui ainda a transmissão, no Facebook da Câmara Municipal, do Webinar #1 – “O (re)desenho do espaço público: impactos no desenvolvimento do centro urbano e periurbano” com Paula Teles e Daniel Miranda, às 21h30 de 19 de setembro.
A 20 de setembro, à mesma hora, transmissão do Webinar #2 – “Mobilidade: Interferências na Reabilitação Urbana” com Pedro Homem de Gouveia e Daniel Miranda. A 21 de setembro, às 18h00, entre o Largo da Estação, Avenida dos Combatentes e Praça da Liberdade desenrola-se Bici Mario Fone – 1 trompetista, 2 atores marionetistas, 2 bicicletas e muitos objetos e instrumentos que se juntam para transformar um simples momento num dia especial. Nessa noite, repetição do Webinar #3 – “Dinâmicas urbanas e a influência para o espaço público e coletivo” com Avelino Oliveira e Daniel Miranda, às 21h30, no Facebook do município.
No dia 22 de setembro, Dia Europeu sem Carros, os munícipes podem desfrutar da gratuitidade nos autocarros elétricos, trânsito proibido na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e mostra de Veículos 100% Elétricos.
Nessa tarde, às 16h30, o Largo da Estação, Avenida dos Combatentes e Praça da Liberdade recebem novamente Bici Mario Fone e, às 17h15, Lethes em Bruto. A encerrar o programa, às 18h00, comemoração do 17º Aniversário dos Autocarros Elétricos e ainda entrega de material informático à PSP para a colaboração na segurança rodoviária.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.