Entre os dias 20 de outubro e 24 de novembro, a 4ª edição do Ciclo de Órgão de Viana do Castelo vai promover concertos em sete igrejas e ainda duas conferências. A iniciativa, organizada pelo Secretariado de Liturgia da Diocese, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi apresentada esta quarta-feira, na Sé Catedral.
O IV Ciclo de Órgão integra, assim, espetáculos musicais nas igrejas da Areosa, S. Domingos, Carmo, Sé Catedral, Misericórdia, Serreleis e Caridade, sempre em eventos de entrada gratuita.
Na conferência de apresentação do evento, o Vice-presidente e Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, afirmou que “dar voz aos órgãos de tubos é um bom mote para aquilo que este evento está a fazer desde 2021”, permitindo “retirar partido de um valor patrimonial incalculável”.
Para o Vereador, o apoio do Município a este evento é “um apoio à nossa cultura, aos nossos agentes económicos e é também um apoio à valorização do nosso património”.
O Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, frisou que “a cultura é fundamental”, afirmando que “há, hoje, um despertar da sociedade para a cultura, porque esta faz parte do bem-estar da sociedade”. Garantiu que o órgão é considerado um instrumento musical por excelência, realçando que existem mais de 40 órgãos históricos que precisam de restauro na Diocese de Viana.
Também o Diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia, Pe. Tiago Rodrigues, afirmou que esta iniciativa “tem contribuído para criar sensibilidade em torno da música e dos órgãos de tubos”, dizendo ser fundamental “sensibilizar a comunidade para estes instrumentos e para a necessidade de restauro e conservação dos mesmos”.
“Queremos valorizar esta parte da nossa identidade que está silenciada, mas há qual queremos dar voz”, reforçou.
O evento arranca a 20 de outubro, domingo, pelas 16h00, na Igreja da Areosa, com o concerto “Em forma de Pera”, com Tadeu Filipe (órgão) e David Rodrigues (bandolim).
A 26 de outubro, sábado, às 21h15, a Igreja de São Domingos acolhe “Avé Maria, tributo a Nossa Senhora”, com João Santos (órgão) e a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
No dia 27 de outubro, domingo, pelas 15h30, a Igreja do Carmo recebe “Te Deum”, com Daniel Sousa (órgão), Coral Ensaio (Póvoa de Varzim), e Orquestra Musica Antiqua Porto, sob direção de Tiago Carriço.
A 9 de novembro, sábado, a Sé Catedral é palco, pelas 21h15, de “É tempo de recordar M. FARIA”, com Daniel Ribeiro (órgão) e Escola Arquidiocesana de Música Sacra de Braga.
No dia 10 de novembro, pelas 17h00, a Igreja da Misericórdia recebe “La tromba”, com João Vaz (órgão), Bruno Fernandes (trompete) e Eduarda Melo (voz).
A 16 de novembro, sábado, às 21h15, a Igreja de Serreleis acolhe “Quatro Ventos”, com António Esteireiro (órgão) e Gonçalo Pescada (acordeão).
O último concerto acontece a 24 de novembro, domingo, pelas 16h00, na Igreja da Caridade, com “Música Barroca” pelo Coro CANTTA e Orquestra do Conservatório do Bonfim.
O programa integra ainda uma conferência, a 9 de novembro, na Igreja do Carmo, das 10h00 às 12h00, com o Encontro “DAR VOZ” aos órgãos de tubos de Viana do Castelo”; e o Dia Diocesano de Música Sacra, a 16 de novembro, no Centro Pastoral Paulo VI.
A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.