O campeão olímpico Iúri Leitão protagonizou uma estreia promissora na 86.ª Volta a Portugal em bicicleta, ao conquistar o segundo lugar no prólogo disputado esta quarta-feira, na Maia. Numa prova marcada por um ritmo intenso ao longo dos 3,4 quilómetros do percurso, o ciclista vianense da Caja Rural‑Seguros RGA ficou a apenas três segundos do vencedor, Rafael Reis (Sabgal/Anicolor), especialista em contrarrelógio.
Apesar de não ser a sua especialidade, Leitão mostrou-se à altura do desafio, terminando com o tempo de 3 minutos e 54 segundos. O resultado deixou-o à porta da liderança da geral individual, falhando por escassos segundos a possibilidade de envergar a camisola amarela na etapa inaugural em linha, que arranca esta quinta-feira, da sua cidade natal, Viana do Castelo.
“Estava um pouco fora da minha praia”, admitiu o ciclista vianense, no final da etapa. “Mas ser apenas batido pelo maior especialista em Portugal é satisfatório. Conhecia bem o percurso e isso deu-me confiança.”
Leitão, de 26 anos, regressa à principal prova do calendário nacional depois da sua única participação em 2021, ano em que acabou por desistir. Agora com estatuto reforçado, após conquistar ouro olímpico em Madison e prata em Omnium nos Jogos de Paris 2024, o corredor português é uma das principais figuras da edição deste ano.
Com o desempenho no prólogo, Iúri Leitão confirma-se como um dos nomes a seguir ao longo da prova, demonstrando não só boa forma física, mas também ambição. A Volta segue agora para o norte do país, onde a luta pela geral promete aquecer nas próximas etapas.
Podium Events / Matias Novo – Fotografias
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.