Logo
Desporto

Iúri Leitão estreia-se em grande e fica a três segundos da camisola amarela na Volta a Portugal

7 Agosto, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O campeão olímpico Iúri Leitão protagonizou uma estreia promissora na 86.ª Volta a Portugal em bicicleta, ao conquistar o segundo lugar no prólogo disputado esta quarta-feira, na Maia. Numa prova marcada por um ritmo intenso ao longo dos 3,4 quilómetros do percurso, o ciclista vianense da Caja Rural‑Seguros RGA ficou a apenas três segundos do vencedor, Rafael Reis (Sabgal/Anicolor), especialista em contrarrelógio.

Apesar de não ser a sua especialidade, Leitão mostrou-se à altura do desafio, terminando com o tempo de 3 minutos e 54 segundos. O resultado deixou-o à porta da liderança da geral individual, falhando por escassos segundos a possibilidade de envergar a camisola amarela na etapa inaugural em linha, que arranca esta quinta-feira, da sua cidade natal, Viana do Castelo.

“Estava um pouco fora da minha praia”, admitiu o ciclista vianense, no final da etapa. “Mas ser apenas batido pelo maior especialista em Portugal é satisfatório. Conhecia bem o percurso e isso deu-me confiança.”

Leitão, de 26 anos, regressa à principal prova do calendário nacional depois da sua única participação em 2021, ano em que acabou por desistir. Agora com estatuto reforçado, após conquistar ouro olímpico em Madison e prata em Omnium nos Jogos de Paris 2024, o corredor português é uma das principais figuras da edição deste ano.

Com o desempenho no prólogo, Iúri Leitão confirma-se como um dos nomes a seguir ao longo da prova, demonstrando não só boa forma física, mas também ambição. A Volta segue agora para o norte do país, onde a luta pela geral promete aquecer nas próximas etapas.

📸 Podium Events / Matias Novo – Fotografias

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.