O piloto santamartense José Pedro Quintas convidou a Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo e o campeão olímpico Iúri Leitão para assistir aos treinos de rali que decorreram esta quarta-feira, dia 28 de agosto, em Fafe.
Iuri Leitão também natural de Santa Marta de Portuzelo e amigo de infância do pilo José Pedro Quintas, a par do convite feito, admite ser também “um apaixonado por desportos motorizados”.

Após ter feito história em Paris em agosto, nos Jogos Olímpicos, Iúri admite: “Tenho recebido bastante carinho, tendo sido muito bem acolhido pelos nossos conterrâneos vianenses e as pessoas em Santa Marta tem sido muito carinhosas. Para mim é uma sensação muito boa poder dar essa alegria às pessoas e receber este carinho.”
Neste momento o próximo objetivo é o Campeonato da Europa de Estrada, que decorre em setembro, e na reta final da temporada, em outubro, o Campeonato do Mundo de Pista. Também provas de estrada com a equipa serão importantes.
Recorde-se também que Iúri Leitão desfilou no Cortejo Histórico da Romaria d’Agonia num carro alegórico ao lado da namorada. Quanto à data do casamento e entre uma gargalhada Iúri diz que “é segredo” e que não fala sobre tal.
Iúri Leitão tornou-se o único português a conseguir mais do que uma medalha numa só edição de Jogos Olímpicos. O ciclista de Viana do Castelo somou a medalha de ouro no madison, ao lado de Rui Oliveira, à prata conquistada na prova de omnium.
Esta iniciativa para a Junta de Santa Marta de Portuzelo visa reforçar a ligação entre o desporto automóvel e a comunidade local bem como “a importância do desporto na promoção de valores como a determinação e o espírito de equipa na freguesia”, pode ler-se na publicação do evento nas paginas da freguesia.
A Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo fez-se representar pelo Tesoureiro Pedro Sousa.

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, no dia 1 de janeiro, o primeiro nascimento de 2026. O bebé, de nome Bryam, nasceu às 00h06, por parto eutócico, apresentando um estado de saúde considerado bom.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.