O piloto santamartense José Pedro Quintas convidou a Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo e o campeão olímpico Iúri Leitão para assistir aos treinos de rali que decorreram esta quarta-feira, dia 28 de agosto, em Fafe.
Iuri Leitão também natural de Santa Marta de Portuzelo e amigo de infância do pilo José Pedro Quintas, a par do convite feito, admite ser também “um apaixonado por desportos motorizados”.

Após ter feito história em Paris em agosto, nos Jogos Olímpicos, Iúri admite: “Tenho recebido bastante carinho, tendo sido muito bem acolhido pelos nossos conterrâneos vianenses e as pessoas em Santa Marta tem sido muito carinhosas. Para mim é uma sensação muito boa poder dar essa alegria às pessoas e receber este carinho.”
Neste momento o próximo objetivo é o Campeonato da Europa de Estrada, que decorre em setembro, e na reta final da temporada, em outubro, o Campeonato do Mundo de Pista. Também provas de estrada com a equipa serão importantes.
Recorde-se também que Iúri Leitão desfilou no Cortejo Histórico da Romaria d’Agonia num carro alegórico ao lado da namorada. Quanto à data do casamento e entre uma gargalhada Iúri diz que “é segredo” e que não fala sobre tal.
Iúri Leitão tornou-se o único português a conseguir mais do que uma medalha numa só edição de Jogos Olímpicos. O ciclista de Viana do Castelo somou a medalha de ouro no madison, ao lado de Rui Oliveira, à prata conquistada na prova de omnium.
Esta iniciativa para a Junta de Santa Marta de Portuzelo visa reforçar a ligação entre o desporto automóvel e a comunidade local bem como “a importância do desporto na promoção de valores como a determinação e o espírito de equipa na freguesia”, pode ler-se na publicação do evento nas paginas da freguesia.
A Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo fez-se representar pelo Tesoureiro Pedro Sousa.

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.