O piloto santamartense José Pedro Quintas convidou a Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo e o campeão olímpico Iúri Leitão para assistir aos treinos de rali que decorreram esta quarta-feira, dia 28 de agosto, em Fafe.
Iuri Leitão também natural de Santa Marta de Portuzelo e amigo de infância do pilo José Pedro Quintas, a par do convite feito, admite ser também “um apaixonado por desportos motorizados”.

Após ter feito história em Paris em agosto, nos Jogos Olímpicos, Iúri admite: “Tenho recebido bastante carinho, tendo sido muito bem acolhido pelos nossos conterrâneos vianenses e as pessoas em Santa Marta tem sido muito carinhosas. Para mim é uma sensação muito boa poder dar essa alegria às pessoas e receber este carinho.”
Neste momento o próximo objetivo é o Campeonato da Europa de Estrada, que decorre em setembro, e na reta final da temporada, em outubro, o Campeonato do Mundo de Pista. Também provas de estrada com a equipa serão importantes.
Recorde-se também que Iúri Leitão desfilou no Cortejo Histórico da Romaria d’Agonia num carro alegórico ao lado da namorada. Quanto à data do casamento e entre uma gargalhada Iúri diz que “é segredo” e que não fala sobre tal.
Iúri Leitão tornou-se o único português a conseguir mais do que uma medalha numa só edição de Jogos Olímpicos. O ciclista de Viana do Castelo somou a medalha de ouro no madison, ao lado de Rui Oliveira, à prata conquistada na prova de omnium.
Esta iniciativa para a Junta de Santa Marta de Portuzelo visa reforçar a ligação entre o desporto automóvel e a comunidade local bem como “a importância do desporto na promoção de valores como a determinação e o espírito de equipa na freguesia”, pode ler-se na publicação do evento nas paginas da freguesia.
A Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo fez-se representar pelo Tesoureiro Pedro Sousa.

As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.