O ciclista português Iúri Leitão voltou a dar destaque a Portugal no panorama internacional, ao conquistar, na quinta-feira, a medalha de bronze na prova de scratch dos Mundiais de ciclismo de pista, que decorrem em Santiago do Chile.
Inicialmente dado como sexto classificado, o atleta natural de Viana do Castelo acabou por ver a sua posição revista, subindo ao terceiro lugar do pódio. O título mundial foi para o alemão Moritz Augenstein, enquanto o neerlandês Yanne Dorenbos ficou com a prata.
A prova ficou marcada por alguma confusão na contagem de voltas. Após a penúltima passagem pela meta, Iúri Leitão levantou o braço em protesto, por considerar que já tinham sido cumpridas as 40 voltas regulamentares. Apesar disso, os restantes ciclistas continuaram a sprintar até ao final, levando o português a surgir inicialmente em sexto — posição que mais tarde foi corrigida pela organização.
Com este resultado, Iúri Leitão soma agora três medalhas em Campeonatos do Mundo: ouro no omnium (2023), prata em eliminação (2021) e agora bronze em scratch (2025). O atleta, que se sagrou também campeão olímpico em Paris 2024 nas provas de omnium e madison (em dupla com Rui Oliveira), reforça assim o seu estatuto como uma das maiores figuras do ciclismo português da atualidade.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.
Valença associa-se, mais uma vez, à iniciativa solidária da Rede de Farmácias ABEM – a Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude – com a campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, que decorre até 26 de dezembro em cerca de 600 farmácias por todo o país.