O ciclista português Iúri Leitão voltou a dar destaque a Portugal no panorama internacional, ao conquistar, na quinta-feira, a medalha de bronze na prova de scratch dos Mundiais de ciclismo de pista, que decorrem em Santiago do Chile.
Inicialmente dado como sexto classificado, o atleta natural de Viana do Castelo acabou por ver a sua posição revista, subindo ao terceiro lugar do pódio. O título mundial foi para o alemão Moritz Augenstein, enquanto o neerlandês Yanne Dorenbos ficou com a prata.
A prova ficou marcada por alguma confusão na contagem de voltas. Após a penúltima passagem pela meta, Iúri Leitão levantou o braço em protesto, por considerar que já tinham sido cumpridas as 40 voltas regulamentares. Apesar disso, os restantes ciclistas continuaram a sprintar até ao final, levando o português a surgir inicialmente em sexto — posição que mais tarde foi corrigida pela organização.
Com este resultado, Iúri Leitão soma agora três medalhas em Campeonatos do Mundo: ouro no omnium (2023), prata em eliminação (2021) e agora bronze em scratch (2025). O atleta, que se sagrou também campeão olímpico em Paris 2024 nas provas de omnium e madison (em dupla com Rui Oliveira), reforça assim o seu estatuto como uma das maiores figuras do ciclismo português da atualidade.
O ciclista português Iúri Leitão voltou a dar destaque a Portugal no panorama internacional, ao conquistar, na quinta-feira, a medalha de bronze na prova de scratch dos Mundiais de ciclismo de pista, que decorrem em Santiago do Chile.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) dá início no próximo dia 29 de outubro ao ciclo de conferências “Envelhecimento, Prescrição Social & Saúde Social”, que se prolonga até junho de 2026.
A primeira piroga monóxila encontrada no rio Lima, classificada como Tesouro Nacional, vai estar em exposição no Museu Municipal de Caminha a partir desta sexta-feira, anunciou hoje a autarquia.
A Associação de Dadores de Sangue da Meadela, em Viana do Castelo, está a celebrar o seu 29.º aniversário com um programa repleto de momentos de homenagem, convívio e sensibilização para a dádiva de sangue. As comemorações, que se prolongam ao longo de vários dias, sublinham quase três décadas de trabalho voluntário em prol da comunidade e da solidariedade humana.
Arcos de Valdevez prepara-se para receber mais uma edição do ciclo gastronómico “Arcos à Mesa”, que se realiza no fim de semana, de 25 e 26 de outubro. Durante o evento, os restaurantes aderentes abrirão as portas para oferecer aos visitantes uma experiência gastronómica centrada na tradição local.
A cerimónia de tomada de posse do novo executivo municipal de Viana do Castelo está marcada para esta sexta-feira, no Teatro Sá de Miranda. Este evento marcará oficialmente o início de mais um mandato autárquico para Luís Nobre, reeleito Presidente da autarquia vianense nas eleições de 12 de outubro.
Viana do Castelo vai assinalar o Dia Mundial das Aves Migratórias 2025 com uma manhã dedicada à observação e valorização destas espécies, no Parque Ecológico Urbano, no próximo dia 25 de outubro.