Realizou-se ontem, em Cascais, a cerimónia de entrega de 30 viaturas “Volkswagen Amarok” por parte da SIVA Portugal ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) para reforço da vigilância na Época Balnear 2023 que se inicia no dia 01 de junho.
O ISN e a SIVA Portugal (importadora e distribuidora das marcas do Grupo Volkswagen no país) associaram-se, uma vez mais, através do Projeto “SeaWatch” à época balnear. Esta aliança funciona desde 2010 e tem o objetivo de melhorar a segurança em todas as praias do país, principalmente as que não têm vigilância permanente.
Em simultâneo com as viaturas, que já têm desfibrilhadores automáticos externos (DAE), existe uma formação em suporte básico de vida e desfibrilhação aos elementos numa parceria com a Blue Ocean Medical, para que possam prestar um melhor auxílio nas praias portuguesas, nomeadamente em situações de paragem cardiorrespiratória.
Outros dos parceiros deste projeto é a BP Portugal que contribui com a cedência de combustível e a Ageas Seguros que garante o seguro automóvel destas viaturas.

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Henrique Gouveia e Melo, do Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante João Dores Aresta, e representantes dos diversos parceiros envolvidos.

Em 2022, o Projeto “SeaWatch” possibilitou o salvamento de 53 veraneantes, efetuando 279 assistências de primeiros socorros.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.