Logo
Nacional

ISN recebe 30 viaturas para reforço da vigilância na Época Balnear 2024

6 Junho, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Realizou-se, em Oeiras, a cerimónia de entrega de 30 viaturas “Volkswagen Amarok” por parte da SIVA Portugal ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), que iniciam hoje, 06 de junho, a sua missão de reforço da vigilância nas praias portuguesas.

O ISN e a SIVA Portugal associam-se uma vez mais na época balnear através do Projeto “SeaWatch”, que funciona desde 2010 e tem por objetivo incrementar a segurança na costa e praias portuguesas, em particular as que não têm vigilância permanente.
Destaca-se a presença de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) nas viaturas e a formação necessária em suporte básico de vida e desfibrilhação aos elementos do Projeto “SeaWatch”, numa parceria entre o ISN e a Blue Ocean Medical, que permitirá que os operacionais destas viaturas possam prestar um melhor auxílio nas praias portuguesas, nomeadamente em situações de paragem cardiorrespiratória. Durante o evento, foram ainda entregues duas viaturas “Volkswagen ID.BUZZ” para apoio logístico nas patrulhas às praias da costa portuguesa, bem como dar apoio às operações diárias do ISN.
Outros dos parceiros deste projeto é a Volkswagen Financial Services, que salvaguarda o financiamento das viaturas, a BP Portugal, que contribui com a cedência de combustível para a operação das viaturas “Amarok”, e a Ageas Seguros, que garante o seguro automóvel destas viaturas.
Esta cerimónia foi presidida pela Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Isabel Xavier, e contou com a presença do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Henrique Gouveia e Melo, do Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante Carlos Ventura Soares, e representantes dos diversos parceiros envolvidos.
​​
Em 2023, o Projeto “SeaWatch” possibilitou o salvamento de 52 veraneantes, efetuando 193 assistências de primeiros socorros e 16 buscas com sucesso de crianças perdidas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo investe 323 mil euros em freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Empresa de Arcos de Valdevez apoia populações afetadas pelo temporal em Ourém

A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou mais de 17 mil atendimentos em cinco anos

A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

Equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez é Campeã Nacional

A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.