O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) vai realizar o primeiro OPEN DAY para a execução do Exame Específico de Aptidão Técnica (EEAT) para nadadores-salvadores, no dia 01 de junho, na Escola de Fuzileiros, em Vale de Zebro, no concelho do Barreiro.
Este OPEN DAY tem como objetivo contribuir para uma resposta mais célere e eficiente no que toca às necessidades de renovação da certificação de nadadores-salvadores, assim como de reconhecimento de formação como nadador-salvador, obtida no estrangeiro. É importante reforçar que este OPEN DAY foca-se também no reforço do quantitativo já existente, de nadadores-salvadores com certificação válida para a Época Balnear 2023.
O OPEN DAY terá os seguintes horários:
– Período da manhã – entre as 09h30 e as 11h30, para conclusão até às 13h00.
– Período da tarde – entre as 14h00 e as 16h00, para conclusão até às 17h30.
Os candidatos terão de apresentar a seguinte documentação:
– Comprovativo de pagamento da taxa do EEAT, que poderá ser solicitado no próprio dia, mas a apresentação deste comprovativo (que pode ser solicitado antes) irá agilizar o processo de admissão;
– Atestado médico, que refira que o candidato possui robustez física e perfil psíquico para o exercício da atividade de nadador-salvador profissional;
– Fotografia tipo passe, que esteja atualizada e com fundo branco.
No caso de candidatos que estejam a solicitar o reconhecimento de formação obtida no estrangeiro, para além dos documentos anteriores, deverão apresentar:
– Curriculum Vitae, que refira a experiência profissional no âmbito da atividade de nadador-salvador;
– Diploma do curso de nadador-salvador do país onde frequentou a formação;
– Certificado do curso de nadador-salvador, que tenha descrito a carga horária e conteúdos programáticos.
Mais informação em https://www.amn.pt/ISN/Paginas/Curso.aspx.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.