O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) vai realizar o primeiro OPEN DAY para a execução do Exame Específico de Aptidão Técnica (EEAT) para nadadores-salvadores, no dia 01 de junho, na Escola de Fuzileiros, em Vale de Zebro, no concelho do Barreiro.
Este OPEN DAY tem como objetivo contribuir para uma resposta mais célere e eficiente no que toca às necessidades de renovação da certificação de nadadores-salvadores, assim como de reconhecimento de formação como nadador-salvador, obtida no estrangeiro. É importante reforçar que este OPEN DAY foca-se também no reforço do quantitativo já existente, de nadadores-salvadores com certificação válida para a Época Balnear 2023.
O OPEN DAY terá os seguintes horários:
– Período da manhã – entre as 09h30 e as 11h30, para conclusão até às 13h00.
– Período da tarde – entre as 14h00 e as 16h00, para conclusão até às 17h30.
Os candidatos terão de apresentar a seguinte documentação:
– Comprovativo de pagamento da taxa do EEAT, que poderá ser solicitado no próprio dia, mas a apresentação deste comprovativo (que pode ser solicitado antes) irá agilizar o processo de admissão;
– Atestado médico, que refira que o candidato possui robustez física e perfil psíquico para o exercício da atividade de nadador-salvador profissional;
– Fotografia tipo passe, que esteja atualizada e com fundo branco.
No caso de candidatos que estejam a solicitar o reconhecimento de formação obtida no estrangeiro, para além dos documentos anteriores, deverão apresentar:
– Curriculum Vitae, que refira a experiência profissional no âmbito da atividade de nadador-salvador;
– Diploma do curso de nadador-salvador do país onde frequentou a formação;
– Certificado do curso de nadador-salvador, que tenha descrito a carga horária e conteúdos programáticos.
Mais informação em https://www.amn.pt/ISN/Paginas/Curso.aspx.

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.