A estilista vianense Isabel Lima vai receber o prémio "Galardão de Mérito" na categoria "moda" numa iniciativa organizada pelas Mulheres Empreendedoras Europa África (AMEEA). A cerimónia está marcada para o dia 25 de novembro no Hotel Palácio Estoril, na 6ª Gala da AMEEA.
Isabel Lima, nasceu a 8 de fevereiro de 1976. É natural de Viana do Castelo, onde ainda hoje reside.
Estudou na Escola Superior Artística do Porto, na Escola de Estudos Empresariais do Instituto Politécnico do Porto, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto.
É docente no Colégio do Minho, em Viana do Castelo e na ETAP – Escola Profissional, em Vila Nova de Cerveira, como Diretora do Curso de Design de Moda.
A formação académica conferiu-lhe competências na produção artística, na investigação da História Social da Moda, na compreensão de raízes culturais e contribuiu como responsabilidade social.
A dedicação ao ensino não a desviou de avançar numa carreira multifacetada.
Como artista procurou uma forma visual imersa na ideia de arte como fenómeno de diálogo, que aplica tanto na comunidade académica, quanto em políticas públicas, diversidade cultural ou como valores locais.
Numa questão de alma artística e como mudança de paradigma conjuga a história com testemunhos da memoria e consolida moda com arte.
Resgatando a tradição na promoção da cultura, liga o design a uma sociedade organizada em grupos, classificações, identidades, códigos de vestuário e criou produtos inovadores, recorrendo a uma linguagem encontrada nos detalhes do património material e imaterial, como meio de expressão cultural, a olhar o futuro sem perder o passado.
Recebeu o reconhecimento de uma profissional de excelência, atribuído pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Foi oradora em congressos e eventos Nacionais e Internacionais.
Criou lembranças para os Portugueses de Valor, uma estola bordada a fio de ouro para o papa Francisco, idealizou e concebeu Golas para o voluntariado do Hospital de Viana do Castelo, realizou lembranças para embaixadores da União Europeia, concebeu gravatas para os Presidentes da Câmara de Viana do Castelo e para o atual Presidente da República.
Vestiu a Miss Queen Portugal, apresentadores de televisão, atores, músicos e parceiros Europeus, da Turquia, Lituânia e Grécia.
Já vai na 10 edição de Viana está na moda e criou um projeto denominado “Noivos 100% Alto Minho”.
Realizou uma intervenção dentro do Templo Sagrado Coração de Jesus, em Sta. Luzia – Viana do Castelo.
Participou em várias edições do Viana Noivos.
Homenageou os profissionais de saúde, em tempo de Pandemia.
Realizou vários projetos escolares.
Coloca a inovação ao serviço da Diáspora Portuguesa e promove a cultura do Alto Minho.

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.