A estilista vianense Isabel Lima vai receber o prémio "Galardão de Mérito" na categoria "moda" numa iniciativa organizada pelas Mulheres Empreendedoras Europa África (AMEEA). A cerimónia está marcada para o dia 25 de novembro no Hotel Palácio Estoril, na 6ª Gala da AMEEA.
Isabel Lima, nasceu a 8 de fevereiro de 1976. É natural de Viana do Castelo, onde ainda hoje reside.
Estudou na Escola Superior Artística do Porto, na Escola de Estudos Empresariais do Instituto Politécnico do Porto, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto.
É docente no Colégio do Minho, em Viana do Castelo e na ETAP – Escola Profissional, em Vila Nova de Cerveira, como Diretora do Curso de Design de Moda.
A formação académica conferiu-lhe competências na produção artística, na investigação da História Social da Moda, na compreensão de raízes culturais e contribuiu como responsabilidade social.
A dedicação ao ensino não a desviou de avançar numa carreira multifacetada.
Como artista procurou uma forma visual imersa na ideia de arte como fenómeno de diálogo, que aplica tanto na comunidade académica, quanto em políticas públicas, diversidade cultural ou como valores locais.
Numa questão de alma artística e como mudança de paradigma conjuga a história com testemunhos da memoria e consolida moda com arte.
Resgatando a tradição na promoção da cultura, liga o design a uma sociedade organizada em grupos, classificações, identidades, códigos de vestuário e criou produtos inovadores, recorrendo a uma linguagem encontrada nos detalhes do património material e imaterial, como meio de expressão cultural, a olhar o futuro sem perder o passado.
Recebeu o reconhecimento de uma profissional de excelência, atribuído pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Foi oradora em congressos e eventos Nacionais e Internacionais.
Criou lembranças para os Portugueses de Valor, uma estola bordada a fio de ouro para o papa Francisco, idealizou e concebeu Golas para o voluntariado do Hospital de Viana do Castelo, realizou lembranças para embaixadores da União Europeia, concebeu gravatas para os Presidentes da Câmara de Viana do Castelo e para o atual Presidente da República.
Vestiu a Miss Queen Portugal, apresentadores de televisão, atores, músicos e parceiros Europeus, da Turquia, Lituânia e Grécia.
Já vai na 10 edição de Viana está na moda e criou um projeto denominado “Noivos 100% Alto Minho”.
Realizou uma intervenção dentro do Templo Sagrado Coração de Jesus, em Sta. Luzia – Viana do Castelo.
Participou em várias edições do Viana Noivos.
Homenageou os profissionais de saúde, em tempo de Pandemia.
Realizou vários projetos escolares.
Coloca a inovação ao serviço da Diáspora Portuguesa e promove a cultura do Alto Minho.

O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.