Com um "padrão elevado em qualidade e inovação", Isabel Lima e 14 alunas do Curso Técnico Design de Moda da ETAP de Vila Nova de Cerveira ultrapassam as linhas nacionais e desfilam em passarella internacional.
Os desfiles ocorreram em contexto de relações internacionais, no fim de semana, na Gala da Associação O Sol de Portugal, na Ville de Pessac, e em frente a Câmara Municipal de Bordeus, junto ao espelho de água e ao som de Grândola Vila Morena.
A iniciativa foi extremamente gratificante como oportunidade inédita, pelos detalhes que envolveu nas apresentações, e pelo conjunto de experiências, que obrigou a racionalizar no espaço de exibição.
O ano 2024 em Portugal é marcado pela comemoração do cinquentenário da Revolução do Cravos, que proporcionou a liberdade de expressão em Portugal e a linguagem do vestuário sofre alterações depois de décadas de políticas, que fecharam a moda num figurino austero e pouco expressivo.
Como oportunidade e como forma de romper barreiras, a Diretora do Curso Técnico de Design de Moda da ETAP de Vila Nova de Cerveira, Isabel Lima promove os alunos em Bordéus com a apresentação de um dos pontos fortes de um símbolo da luta pela liberdade e a celebração da história da Revolução dos Cravos.
Visando criar uma estrutura de fortalecimento entre a formação em moda e a sociedade, o objetivo é tornar a profissão alinhada com a internacionalização e com uma visão verdadeiramente global.
Aplicando todas as metodologias, como meio de desenvolvimento profissional , que vão desde a idealização à produção finalizando nos desfiles, a solidez de ensino do design de moda é suportada na realização de eventos de grande visibilidade, influenciados por ações culturais e sociais, que garantem uma ligação a realidade do setor da moda.

Com um plano de formação e programas de mobilidade envolvendo os alunos em contextos de rigor, a experiência, deste primeiro contacto, fora do país, foi enriquecedora e importante, para os alunos alcançarem confiança e obterem resultados excecionais. adiantou a Diretora do Curso, Isabel Lima.
França é o único país autorizado a usar o termo alta costura e para desfilar, no único pais com a nomenclatura de alta costura. a estilista Isabel Lima levou um vestido, com a sua assinatura, todo costurado à mão.
O público, que reuniu personalidades culturais francesas e portuguesas, elogiou o designer, pelo simbolismo da mulher portuguesa, que distribui cravos pelos militares.
Tal como os cravos, a democracia é uma flor que deve ser regada para se manter forte e brilhante declarou o Cônsul Geral de Portugal em Bordéus.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.