Logo
Internacional

Isabel Lima levou as suas criações e 14 alunas da ETAP a França

27 Maio, 2024 | 14:40
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Com um "padrão elevado em qualidade e inovação", Isabel Lima e 14 alunas do Curso Técnico Design de Moda da ETAP de Vila Nova de Cerveira ultrapassam as linhas nacionais e desfilam em passarella internacional.

Os desfiles ocorreram em contexto de relações internacionais, no fim de semana, na Gala da Associação O Sol de Portugal, na Ville de Pessac, e em frente a Câmara Municipal de Bordeus, junto ao espelho de água e ao som de Grândola Vila Morena.

A iniciativa foi extremamente gratificante como oportunidade inédita, pelos detalhes que envolveu nas apresentações, e pelo conjunto de experiências, que obrigou a racionalizar no espaço de exibição.

O ano 2024 em Portugal é marcado pela comemoração do cinquentenário da Revolução do Cravos, que proporcionou a liberdade de expressão em Portugal e a linguagem do vestuário sofre alterações depois de décadas de políticas, que fecharam a moda num figurino austero e pouco expressivo.

Como oportunidade e como forma de romper barreiras, a Diretora do Curso Técnico de Design de Moda da ETAP de Vila Nova de Cerveira, Isabel Lima promove os alunos em Bordéus com a apresentação de um dos pontos fortes de um símbolo da luta pela liberdade e a celebração da história da Revolução dos Cravos.

Visando criar uma estrutura de fortalecimento entre a formação em moda e a sociedade, o objetivo é tornar a profissão alinhada com a internacionalização e com uma visão verdadeiramente global.

Aplicando todas as metodologias, como meio de desenvolvimento profissional , que vão desde a idealização à produção finalizando nos desfiles, a solidez de ensino do design de moda é suportada na realização de eventos de grande visibilidade, influenciados por ações culturais e sociais, que garantem uma ligação a realidade do setor da moda.

Com um plano de formação e programas de mobilidade envolvendo os alunos em contextos de rigor, a experiência, deste primeiro contacto, fora do país, foi enriquecedora e importante, para os alunos alcançarem confiança e obterem resultados excecionais. adiantou a Diretora do Curso, Isabel Lima.

França é o único país autorizado a usar o termo alta costura e para  desfilar, no único pais com a nomenclatura de alta costura. a estilista Isabel Lima levou um vestido, com a sua assinatura, todo costurado à mão.

O público, que reuniu personalidades culturais francesas e portuguesas, elogiou o designer, pelo simbolismo da mulher portuguesa, que distribui cravos pelos militares.

Tal como os cravos, a democracia é uma flor que deve ser regada para se manter forte e brilhante declarou o Cônsul  Geral de Portugal em Bordéus.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 22 Dezembro, 2025

Mais de 3.300 atletas confirmados para a São Silvestre de Viana do Castelo

Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.

Regional 22 Dezembro, 2025

Alterações na recolha de resíduos durante o Natal e Ano Novo em Viana do Castelo

Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.

Nacional 22 Dezembro, 2025

Três dias de tolerância de ponto para a função pública no Natal

O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.

Desporto 21 Dezembro, 2025

SC Vianense deixa escapar vantagem e perde em Ponte de Lima

O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Valenciano segura liderança na Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Távora perde mas mantém a liderança da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.

Regional 21 Dezembro, 2025

Dois corpos dão à costa em Moledo e Afife

Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.