Com um "padrão elevado em qualidade e inovação", Isabel Lima e 14 alunas do Curso Técnico Design de Moda da ETAP de Vila Nova de Cerveira ultrapassam as linhas nacionais e desfilam em passarella internacional.
Os desfiles ocorreram em contexto de relações internacionais, no fim de semana, na Gala da Associação O Sol de Portugal, na Ville de Pessac, e em frente a Câmara Municipal de Bordeus, junto ao espelho de água e ao som de Grândola Vila Morena.
A iniciativa foi extremamente gratificante como oportunidade inédita, pelos detalhes que envolveu nas apresentações, e pelo conjunto de experiências, que obrigou a racionalizar no espaço de exibição.
O ano 2024 em Portugal é marcado pela comemoração do cinquentenário da Revolução do Cravos, que proporcionou a liberdade de expressão em Portugal e a linguagem do vestuário sofre alterações depois de décadas de políticas, que fecharam a moda num figurino austero e pouco expressivo.
Como oportunidade e como forma de romper barreiras, a Diretora do Curso Técnico de Design de Moda da ETAP de Vila Nova de Cerveira, Isabel Lima promove os alunos em Bordéus com a apresentação de um dos pontos fortes de um símbolo da luta pela liberdade e a celebração da história da Revolução dos Cravos.
Visando criar uma estrutura de fortalecimento entre a formação em moda e a sociedade, o objetivo é tornar a profissão alinhada com a internacionalização e com uma visão verdadeiramente global.
Aplicando todas as metodologias, como meio de desenvolvimento profissional , que vão desde a idealização à produção finalizando nos desfiles, a solidez de ensino do design de moda é suportada na realização de eventos de grande visibilidade, influenciados por ações culturais e sociais, que garantem uma ligação a realidade do setor da moda.

Com um plano de formação e programas de mobilidade envolvendo os alunos em contextos de rigor, a experiência, deste primeiro contacto, fora do país, foi enriquecedora e importante, para os alunos alcançarem confiança e obterem resultados excecionais. adiantou a Diretora do Curso, Isabel Lima.
França é o único país autorizado a usar o termo alta costura e para desfilar, no único pais com a nomenclatura de alta costura. a estilista Isabel Lima levou um vestido, com a sua assinatura, todo costurado à mão.
O público, que reuniu personalidades culturais francesas e portuguesas, elogiou o designer, pelo simbolismo da mulher portuguesa, que distribui cravos pelos militares.
Tal como os cravos, a democracia é uma flor que deve ser regada para se manter forte e brilhante declarou o Cônsul Geral de Portugal em Bordéus.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.