Com um "padrão elevado em qualidade e inovação", Isabel Lima e 14 alunas do Curso Técnico Design de Moda da ETAP de Vila Nova de Cerveira ultrapassam as linhas nacionais e desfilam em passarella internacional.
Os desfiles ocorreram em contexto de relações internacionais, no fim de semana, na Gala da Associação O Sol de Portugal, na Ville de Pessac, e em frente a Câmara Municipal de Bordeus, junto ao espelho de água e ao som de Grândola Vila Morena.
A iniciativa foi extremamente gratificante como oportunidade inédita, pelos detalhes que envolveu nas apresentações, e pelo conjunto de experiências, que obrigou a racionalizar no espaço de exibição.
O ano 2024 em Portugal é marcado pela comemoração do cinquentenário da Revolução do Cravos, que proporcionou a liberdade de expressão em Portugal e a linguagem do vestuário sofre alterações depois de décadas de políticas, que fecharam a moda num figurino austero e pouco expressivo.
Como oportunidade e como forma de romper barreiras, a Diretora do Curso Técnico de Design de Moda da ETAP de Vila Nova de Cerveira, Isabel Lima promove os alunos em Bordéus com a apresentação de um dos pontos fortes de um símbolo da luta pela liberdade e a celebração da história da Revolução dos Cravos.
Visando criar uma estrutura de fortalecimento entre a formação em moda e a sociedade, o objetivo é tornar a profissão alinhada com a internacionalização e com uma visão verdadeiramente global.
Aplicando todas as metodologias, como meio de desenvolvimento profissional , que vão desde a idealização à produção finalizando nos desfiles, a solidez de ensino do design de moda é suportada na realização de eventos de grande visibilidade, influenciados por ações culturais e sociais, que garantem uma ligação a realidade do setor da moda.

Com um plano de formação e programas de mobilidade envolvendo os alunos em contextos de rigor, a experiência, deste primeiro contacto, fora do país, foi enriquecedora e importante, para os alunos alcançarem confiança e obterem resultados excecionais. adiantou a Diretora do Curso, Isabel Lima.
França é o único país autorizado a usar o termo alta costura e para desfilar, no único pais com a nomenclatura de alta costura. a estilista Isabel Lima levou um vestido, com a sua assinatura, todo costurado à mão.
O público, que reuniu personalidades culturais francesas e portuguesas, elogiou o designer, pelo simbolismo da mulher portuguesa, que distribui cravos pelos militares.
Tal como os cravos, a democracia é uma flor que deve ser regada para se manter forte e brilhante declarou o Cônsul Geral de Portugal em Bordéus.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.