Isabel Estrada Carvalhais, deputada do Parlamento Europeu, está, esta sexta-feira, 9 de fevereiro, em Viana do Castelo para conhecer melhor a realidade do concelho.
Depois de uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e com o executivo, a eurodeputada visita a empresa Aromáticas Vivas, em Carreço, e o Curso de Gastronomia e Artes Culinárias da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
O foco da visita da eurodeputada é a pesca, a agricultura e o desenvolvimento rural.
Isabel Estrada Carvalhais é licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, e Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, doutorou-se pela Universidade de Warwick em Sociologia, no Reino Unido, em 2004.
Iniciou a sua carreira académica como Assistente Estagiária da Universidade do Minho, por concurso público em 1997, e é desde 2018 Professora Associada dessa mesma instituição, na Escola de Economia e Gestão, estando ligada ao Departamento de Relações Internacionais e Administração pública.
Está igualmente ligada como membro integrado (e fundador) ao Centro de Investigação em Ciência Política, unidade de I&D avaliado como Excelente pela FCT.
Desde setembro de 2019 e até 2024 encontra-se em licença de serviço de modo a cumprir na integra com as suas funções de eurodeputada no Parlamento Europeu.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).