Isabel Estrada Carvalhais, deputada do Parlamento Europeu, está, esta sexta-feira, 9 de fevereiro, em Viana do Castelo para conhecer melhor a realidade do concelho.
Depois de uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e com o executivo, a eurodeputada visita a empresa Aromáticas Vivas, em Carreço, e o Curso de Gastronomia e Artes Culinárias da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
O foco da visita da eurodeputada é a pesca, a agricultura e o desenvolvimento rural.
Isabel Estrada Carvalhais é licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, e Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, doutorou-se pela Universidade de Warwick em Sociologia, no Reino Unido, em 2004.
Iniciou a sua carreira académica como Assistente Estagiária da Universidade do Minho, por concurso público em 1997, e é desde 2018 Professora Associada dessa mesma instituição, na Escola de Economia e Gestão, estando ligada ao Departamento de Relações Internacionais e Administração pública.
Está igualmente ligada como membro integrado (e fundador) ao Centro de Investigação em Ciência Política, unidade de I&D avaliado como Excelente pela FCT.
Desde setembro de 2019 e até 2024 encontra-se em licença de serviço de modo a cumprir na integra com as suas funções de eurodeputada no Parlamento Europeu.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.