Logo
Regional

IPVC vai requalificar residência da Escola Superior de Educação

2 Agosto, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Foi assinado esta sexta-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A obra representa um investimento superior a 990 mil euros (IVA incluído) e será executada pela empresa LSM – Serviços e Manutenção, Lda., a mesma que é responsável também pela requalificação da residência na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), em Ponte de Lima.

Com 119 camas distribuídas por 40 quartos e três pisos, o edifício manterá a sua capacidade, mas será alvo de uma profunda modernização. As obras contemplam a renovação total dos quartos, casas de banho, cozinhas, salas de estudo e zonas comuns. Será também instalado um elevador e estão previstas intervenções nas infraestruturas técnicas, como isolamento e caixilharia, garantindo maior conforto, eficiência energética e segurança.

Para o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, “esta obra é mais do que uma requalificação. É o fecho de um ciclo de investimento ambicioso e transformador, que vai duplicar o número de camas oferecidas pelo IPVC e, ao mesmo tempo, melhorar substancialmente as condições de vida dos estudantes que escolhem esta instituição para estudar”.

Carlos Rodrigues destaca ainda que o Politécnico de Viana do Castelo está “a investir em alojamento como nunca tinha feito, com foco em soluções acessíveis, próximas, sustentáveis e capazes de gerar impacto real na vida académica. E a residência da ESE-IPVC reflete esse compromisso e completa uma intervenção global que orgulhosamente cobre todos os nossos polos.”

Com assinatura da arquiteta Carina Quintas Viana e coordenação técnica da empresa Alexandre Simões Gonçalves & Fernandes – Engenharia, Fiscalização e Consultadoria, Lda, a empreitada deverá ficar concluída antes do final do próximo ano letivo.

O diretor-geral da LSM – Serviços e Manutenção, empresa à qual foi adjudicada a empreitada, Fernando Vieira, sublinha a experiência acumulada em reabilitação de edifícios e a confiança num projeto exigente e estruturante para a comunidade estudantil. “Trabalhamos com uma equipa técnica vasta e com especialização em reabilitação. Este tipo de obra é a nossa essência: preservar, adaptar e valorizar edifícios com história e função social.”

Rede de residências do Politécnico de Viana do Castelo aproxima-se das mil camas

A requalificação da residência da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo é mais uma etapa do plano global de alojamento do IPVC, que inclui já a residência de Valença (56 camas), a reconversão da antiga Escola Primária do Prado (21 camas) e da Pousada da Juventude em Melgaço (38 camas), bem como a adaptação da antiga escola primária em Arcos de Valdevez (15 camas).

Em fase de conclusão estão as obras de requalificação e renovação da residência do Centro Académico, em Viana do Castelo, (132 camas), a reabilitação da residência da Escola Superior Agrária, em Ponte de Lima, (141 camas) e a construção da nova residência na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Viana do Castelo, com capacidade para 400 camas. Em Viana do Castelo, somam-se mais 115 camas, distribuídas entre a Pousada da Juventude, a Viana Guest House, a Residência Pastoral Universitária do Carmo e a Residência C. P. de Santa Maria Maior. No total, a instituição prepara-se para disponibilizar cerca de mil camas no ano letivo 2026/27, tornando-se uma das instituições de ensino superior com maior número de camas por estudante a nível nacional.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 2 Agosto, 2025

Tiago Cruz, JOMA e Lia Beat dia 23 de agosto no terraço do Irish & Co Viana do Castelo

A Anémona Sonora e o Irish & Co. - pub situado no Cais da Marina de Viana do Castelo promovem, no próximo dia 23 de agosto, um sunset no terraço exterior do espaço.

Regional 2 Agosto, 2025

Câmara Municipal de Viana do Castelo aproxima-se de munícipes e visitantes com nova aplicação para telemóveis

Já está disponível para ser descarregada a aplicação para telemóveis ‘smartphone’ da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Disponível para ser descarregada através de Qr Code, na Google Play (sistema Android) e App Store (sistema operacional iOS), a aplicação municipal “CM Viana do Castelo” visa facilitar e democratizar o acesso aos mais diversos conteúdos.

Desporto 2 Agosto, 2025

Leiria vibrou com evento organizado pelo CrossFit Viana do Castelo e pela XLife Events

A cidade de Leiria foi palco de um dos maiores encontros nacionais de desporto funcional: o Hybrid Day, que juntou mais de 3500 participantes num ambiente de superação, energia e espírito comunitário.

Regional 2 Agosto, 2025

Autarquia de Cerveira promove treino físico regular para Bombeiros Voluntários

A pensar no reforço da preparação física e bem-estar dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, a Câmara Municipal avança com a implementação de sessões de treino físico regular e adaptado às exigências funcionais da Equipa de Intervenção Permanente (EIP).

Desporto 2 Agosto, 2025

SC Vianense apresenta-se hoje com jogo de homenagem a Passinhos

O Sport Clube Vianense vai apresentar-se aos seus sócios e adeptos, este sábado, 2 de agosto, às 17h00, no Estádio Dr. José de Matos. O clube da capital do Alto Minho vai defrontar a equipa B do Vitória SC, numa partida onde estará em disputa o 7º Troféu Manuel Passos (Passinhos).

Regional 2 Agosto, 2025

IPVC vai requalificar residência da Escola Superior de Educação

Foi assinado esta sexta-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A obra representa um investimento superior a 990 mil euros (IVA incluído) e será executada pela empresa LSM – Serviços e Manutenção, Lda., a mesma que é responsável também pela requalificação da residência na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), em Ponte de Lima.

Regional 2 Agosto, 2025

Polícia Marítima fiscaliza pesca do polvo

Os elementos dos Comandos Locais da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde realizaram uma ação de fiscalização dirigida à atividade de pesca profissional, com foco na captura de polvo, atualmente interdita até 15 de agosto, devido ao período de defeso, na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde.