Logo
Regional

IPVC vai requalificar residência da Escola Superior de Educação

2 Agosto, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Foi assinado esta sexta-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A obra representa um investimento superior a 990 mil euros (IVA incluído) e será executada pela empresa LSM – Serviços e Manutenção, Lda., a mesma que é responsável também pela requalificação da residência na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), em Ponte de Lima.

Com 119 camas distribuídas por 40 quartos e três pisos, o edifício manterá a sua capacidade, mas será alvo de uma profunda modernização. As obras contemplam a renovação total dos quartos, casas de banho, cozinhas, salas de estudo e zonas comuns. Será também instalado um elevador e estão previstas intervenções nas infraestruturas técnicas, como isolamento e caixilharia, garantindo maior conforto, eficiência energética e segurança.

Para o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, “esta obra é mais do que uma requalificação. É o fecho de um ciclo de investimento ambicioso e transformador, que vai duplicar o número de camas oferecidas pelo IPVC e, ao mesmo tempo, melhorar substancialmente as condições de vida dos estudantes que escolhem esta instituição para estudar”.

Carlos Rodrigues destaca ainda que o Politécnico de Viana do Castelo está “a investir em alojamento como nunca tinha feito, com foco em soluções acessíveis, próximas, sustentáveis e capazes de gerar impacto real na vida académica. E a residência da ESE-IPVC reflete esse compromisso e completa uma intervenção global que orgulhosamente cobre todos os nossos polos.”

Com assinatura da arquiteta Carina Quintas Viana e coordenação técnica da empresa Alexandre Simões Gonçalves & Fernandes – Engenharia, Fiscalização e Consultadoria, Lda, a empreitada deverá ficar concluída antes do final do próximo ano letivo.

O diretor-geral da LSM – Serviços e Manutenção, empresa à qual foi adjudicada a empreitada, Fernando Vieira, sublinha a experiência acumulada em reabilitação de edifícios e a confiança num projeto exigente e estruturante para a comunidade estudantil. “Trabalhamos com uma equipa técnica vasta e com especialização em reabilitação. Este tipo de obra é a nossa essência: preservar, adaptar e valorizar edifícios com história e função social.”

Rede de residências do Politécnico de Viana do Castelo aproxima-se das mil camas

A requalificação da residência da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo é mais uma etapa do plano global de alojamento do IPVC, que inclui já a residência de Valença (56 camas), a reconversão da antiga Escola Primária do Prado (21 camas) e da Pousada da Juventude em Melgaço (38 camas), bem como a adaptação da antiga escola primária em Arcos de Valdevez (15 camas).

Em fase de conclusão estão as obras de requalificação e renovação da residência do Centro Académico, em Viana do Castelo, (132 camas), a reabilitação da residência da Escola Superior Agrária, em Ponte de Lima, (141 camas) e a construção da nova residência na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Viana do Castelo, com capacidade para 400 camas. Em Viana do Castelo, somam-se mais 115 camas, distribuídas entre a Pousada da Juventude, a Viana Guest House, a Residência Pastoral Universitária do Carmo e a Residência C. P. de Santa Maria Maior. No total, a instituição prepara-se para disponibilizar cerca de mil camas no ano letivo 2026/27, tornando-se uma das instituições de ensino superior com maior número de camas por estudante a nível nacional.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira investe quatro milhões em água e saneamento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.

Regional 10 Novembro, 2025

IPVC lidera projeto nacional para preservar maçãs do Minho

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.

Nacional 10 Novembro, 2025

Ordem dos Médicos Veterinários propõe 12 medidas ao Orçamento de 2026 para proteger animais e saúde pública

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.

Regional 10 Novembro, 2025

Sapadores Florestais do Alto Minho recebem 135 motorroçadoras

As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Cultura 9 Novembro, 2025

Ballet Contemporâneo encanta Paredes de Coura

Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.

Desporto 9 Novembro, 2025

Atlético dos Arcos assume liderança da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.

Desporto 9 Novembro, 2025

Távora mantém liderança na Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.