Foi assinado esta sexta-feira o auto de consignação da empreitada de requalificação da residência da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A obra representa um investimento superior a 990 mil euros (IVA incluído) e será executada pela empresa LSM – Serviços e Manutenção, Lda., a mesma que é responsável também pela requalificação da residência na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), em Ponte de Lima.
Com 119 camas distribuídas por 40 quartos e três pisos, o edifício manterá a sua capacidade, mas será alvo de uma profunda modernização. As obras contemplam a renovação total dos quartos, casas de banho, cozinhas, salas de estudo e zonas comuns. Será também instalado um elevador e estão previstas intervenções nas infraestruturas técnicas, como isolamento e caixilharia, garantindo maior conforto, eficiência energética e segurança.
Para o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, “esta obra é mais do que uma requalificação. É o fecho de um ciclo de investimento ambicioso e transformador, que vai duplicar o número de camas oferecidas pelo IPVC e, ao mesmo tempo, melhorar substancialmente as condições de vida dos estudantes que escolhem esta instituição para estudar”.
Carlos Rodrigues destaca ainda que o Politécnico de Viana do Castelo está “a investir em alojamento como nunca tinha feito, com foco em soluções acessíveis, próximas, sustentáveis e capazes de gerar impacto real na vida académica. E a residência da ESE-IPVC reflete esse compromisso e completa uma intervenção global que orgulhosamente cobre todos os nossos polos.”
Com assinatura da arquiteta Carina Quintas Viana e coordenação técnica da empresa Alexandre Simões Gonçalves & Fernandes – Engenharia, Fiscalização e Consultadoria, Lda, a empreitada deverá ficar concluída antes do final do próximo ano letivo.
O diretor-geral da LSM – Serviços e Manutenção, empresa à qual foi adjudicada a empreitada, Fernando Vieira, sublinha a experiência acumulada em reabilitação de edifícios e a confiança num projeto exigente e estruturante para a comunidade estudantil. “Trabalhamos com uma equipa técnica vasta e com especialização em reabilitação. Este tipo de obra é a nossa essência: preservar, adaptar e valorizar edifícios com história e função social.”
Rede de residências do Politécnico de Viana do Castelo aproxima-se das mil camas
A requalificação da residência da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo é mais uma etapa do plano global de alojamento do IPVC, que inclui já a residência de Valença (56 camas), a reconversão da antiga Escola Primária do Prado (21 camas) e da Pousada da Juventude em Melgaço (38 camas), bem como a adaptação da antiga escola primária em Arcos de Valdevez (15 camas).
Em fase de conclusão estão as obras de requalificação e renovação da residência do Centro Académico, em Viana do Castelo, (132 camas), a reabilitação da residência da Escola Superior Agrária, em Ponte de Lima, (141 camas) e a construção da nova residência na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Viana do Castelo, com capacidade para 400 camas. Em Viana do Castelo, somam-se mais 115 camas, distribuídas entre a Pousada da Juventude, a Viana Guest House, a Residência Pastoral Universitária do Carmo e a Residência C. P. de Santa Maria Maior. No total, a instituição prepara-se para disponibilizar cerca de mil camas no ano letivo 2026/27, tornando-se uma das instituições de ensino superior com maior número de camas por estudante a nível nacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.