Academias do Verão do Politécnico de Viana do Castelo prolongam-se até 15 de julho e mobilizam estudantes do ensino secundário de norte a sul do país.
O Politécnico de Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, um novo grupo de jovens estudantes do secundário, para a Academia de Verão – IPVC Summer Week, que se prolonga até 15 de julho, com uma panóplia de atividades que irão permitir aos novos estudantes visitar o IPVC e experienciar a vida académica durante seis intensos dias. Escape Room, gestão das emoções e do stress, visita ao Sistelo, peddy-paper, digital challange, demonstrações práticas de training factory industry 4.0 e a possibilidade, ainda, de participar em várias ações desenvolvidas no âmbito do projeto “Engenheiras por um dia”.
A Academia de Verão – IPVC Summer Week é um projeto desenvolvido no âmbito do PRR-BDA – Blue Design Alliance (projeto cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia).
Ao longo destas duas semanas, os estudantes pernoitam no Centro Académico do IPVC, em Viana do Castelo. As Academias de Verão do IPVC não têm qualquer custo para os estudantes.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.