O ciclo de seminários de Eletrónica e Eletrificação Automóvel do Alto Minho, desenvolvido no âmbito do PRR-Baits e em parceria com o CiTin - Centro de Interface Tecnológico Industrial e com o Cluster do Setor Automóvel e da Mobilidade (MOBINOV), surge no decorrer do mestrado profissional em Eletrónica e Eletrificação Automóvel ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).
O evento tem como objetivo promover a discussão de temas estratégicos, fomentar o networking entre estudantes, docentes, investigadores e especialistas do setor e reforçar a ligação do Politécnico de Viana do Castelo ao setor automóvel.
Serão três os seminários a decorrer entre março e abril. O objetivo deste ciclo de encontros é explorar os desafios e as oportunidades da mobilidade elétrica e a transição para a Indústria 5.0. Realizados no âmbito do mestrado da ESTG-IPVC, os seminários, abertos a toda a comunidade, oferecem um espaço dedicado ao debate sobre tecnologias emergentes e estratégias inovadoras que estão a transformar o mercado automóvel.
Ciclo de seminários pretende fomentar inovação e colaboração entre academia e indústria
“Esta iniciativa reafirma o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo na formação avançada de profissionais capazes de liderar a transição digital e elétrica no setor automóvel.
Esse compromisso já se materializou com a criação do mestrado profissional em Eletrónica e Eletrificação Automóvel, desenvolvido em estreita colaboração com diversas empresas do setor, e é agora reforçado com este ciclo de seminários. Ao reunir num mesmo espaço empresas, investigadores, especialistas e estudantes, esta iniciativa promove um debate essencial sobre os desafios da eletrificação automóvel e a integração do paradigma da Indústria 5.0 nos sistemas produtivos do setor”, destaca Sérgio Lopes, coordenador do mestrado. “O objetivo deste ciclo de seminários é fomentar um ambiente de partilha e colaboração entre a academia e os profissionais do setor, potenciando a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções inovadoras”, acrescenta.
Programa:
15 de março | Transição Elétrica no Setor Automóvel
Horário: 9h00 – 13h00
Local: ESTG-IPVC, Viana do Castelo
Destaques:
22 de março | Tecnologias para ICT na Indústria Automóvel
Horário: 9h00 – 13h00
Local: CiTin, Arcos de Valdevez
Destaques:
05 de abril | Princípios da Indústria 5.0 no Setor Automóvel
Horário: 9h00 – 13h00
Local: ESTG-IPVC, Viana do Castelo
Destaques:
A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.
A inscrição deverá ser efetuada: AQUI
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.