O ciclo de seminários de Eletrónica e Eletrificação Automóvel do Alto Minho, desenvolvido no âmbito do PRR-Baits e em parceria com o CiTin - Centro de Interface Tecnológico Industrial e com o Cluster do Setor Automóvel e da Mobilidade (MOBINOV), surge no decorrer do mestrado profissional em Eletrónica e Eletrificação Automóvel ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).
O evento tem como objetivo promover a discussão de temas estratégicos, fomentar o networking entre estudantes, docentes, investigadores e especialistas do setor e reforçar a ligação do Politécnico de Viana do Castelo ao setor automóvel.
Serão três os seminários a decorrer entre março e abril. O objetivo deste ciclo de encontros é explorar os desafios e as oportunidades da mobilidade elétrica e a transição para a Indústria 5.0. Realizados no âmbito do mestrado da ESTG-IPVC, os seminários, abertos a toda a comunidade, oferecem um espaço dedicado ao debate sobre tecnologias emergentes e estratégias inovadoras que estão a transformar o mercado automóvel.
Ciclo de seminários pretende fomentar inovação e colaboração entre academia e indústria
“Esta iniciativa reafirma o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo na formação avançada de profissionais capazes de liderar a transição digital e elétrica no setor automóvel.
Esse compromisso já se materializou com a criação do mestrado profissional em Eletrónica e Eletrificação Automóvel, desenvolvido em estreita colaboração com diversas empresas do setor, e é agora reforçado com este ciclo de seminários. Ao reunir num mesmo espaço empresas, investigadores, especialistas e estudantes, esta iniciativa promove um debate essencial sobre os desafios da eletrificação automóvel e a integração do paradigma da Indústria 5.0 nos sistemas produtivos do setor”, destaca Sérgio Lopes, coordenador do mestrado. “O objetivo deste ciclo de seminários é fomentar um ambiente de partilha e colaboração entre a academia e os profissionais do setor, potenciando a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções inovadoras”, acrescenta.
Programa:
15 de março | Transição Elétrica no Setor Automóvel
Horário: 9h00 – 13h00
Local: ESTG-IPVC, Viana do Castelo
Destaques:
22 de março | Tecnologias para ICT na Indústria Automóvel
Horário: 9h00 – 13h00
Local: CiTin, Arcos de Valdevez
Destaques:
05 de abril | Princípios da Indústria 5.0 no Setor Automóvel
Horário: 9h00 – 13h00
Local: ESTG-IPVC, Viana do Castelo
Destaques:
A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.
A inscrição deverá ser efetuada: AQUI
O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito pelos colegas e será conhecido a partir de agora como Leão 14. Ele foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais – dois terços dos eleitores do conclave – e será o sucessor do papa Francisco na Cátedra de São Pedro.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Núcleo de Investigação Criminal (NIC), deteve um homem de 35 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Vila Nova de Cerveira.
Nos dias 9 e 10 de maio, Valença transforma-se na capital do espírito académico com o festival TOCATUNA VALENÇA, organizado pela TUNESCE (da ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais) e pela Câmara Municipal de Valença.
O Sporting sagrou-se campeão nacional de voleibol ao vencer o Benfica, por 3-1, na Luz, no quinto e decisivo jogo da final, depois de ter perdido os dois primeiros jogos.
Fumo negro voltou hoje a sair da chaminé do Vaticano pelas 11:50 locais (10:50 em Lisboa) na primeira votação da manhã no segundo dia do conclave para indicar que os cardeais eleitores não conseguiram escolher um novo papa.
O mês de abril deste ano excedeu todas as expectativas. O Navio Hospital Gil Eannes contabilizou, entre visitantes individuais, famílias e grupos, 10.461 entradas. Foi o número mais alto registado face aos meses homólogos desde 2018.
Conceição Freitas, docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo, foi distinguida, na terça-feira, com o Prémio Nacional da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras (APEO) 2024, pelo seu projeto de doutoramento dedicado à perda gestacional.