O ciclo de seminários de Eletrónica e Eletrificação Automóvel do Alto Minho, desenvolvido no âmbito do PRR-Baits e em parceria com o CiTin - Centro de Interface Tecnológico Industrial e com o Cluster do Setor Automóvel e da Mobilidade (MOBINOV), surge no decorrer do mestrado profissional em Eletrónica e Eletrificação Automóvel ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).
O evento tem como objetivo promover a discussão de temas estratégicos, fomentar o networking entre estudantes, docentes, investigadores e especialistas do setor e reforçar a ligação do Politécnico de Viana do Castelo ao setor automóvel.
Serão três os seminários a decorrer entre março e abril. O objetivo deste ciclo de encontros é explorar os desafios e as oportunidades da mobilidade elétrica e a transição para a Indústria 5.0. Realizados no âmbito do mestrado da ESTG-IPVC, os seminários, abertos a toda a comunidade, oferecem um espaço dedicado ao debate sobre tecnologias emergentes e estratégias inovadoras que estão a transformar o mercado automóvel.
Ciclo de seminários pretende fomentar inovação e colaboração entre academia e indústria
“Esta iniciativa reafirma o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo na formação avançada de profissionais capazes de liderar a transição digital e elétrica no setor automóvel.
Esse compromisso já se materializou com a criação do mestrado profissional em Eletrónica e Eletrificação Automóvel, desenvolvido em estreita colaboração com diversas empresas do setor, e é agora reforçado com este ciclo de seminários. Ao reunir num mesmo espaço empresas, investigadores, especialistas e estudantes, esta iniciativa promove um debate essencial sobre os desafios da eletrificação automóvel e a integração do paradigma da Indústria 5.0 nos sistemas produtivos do setor”, destaca Sérgio Lopes, coordenador do mestrado. “O objetivo deste ciclo de seminários é fomentar um ambiente de partilha e colaboração entre a academia e os profissionais do setor, potenciando a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções inovadoras”, acrescenta.
Programa:
15 de março | Transição Elétrica no Setor Automóvel
Horário: 9h00 – 13h00
Local: ESTG-IPVC, Viana do Castelo
Destaques:
22 de março | Tecnologias para ICT na Indústria Automóvel
Horário: 9h00 – 13h00
Local: CiTin, Arcos de Valdevez
Destaques:
05 de abril | Princípios da Indústria 5.0 no Setor Automóvel
Horário: 9h00 – 13h00
Local: ESTG-IPVC, Viana do Castelo
Destaques:
A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.
A inscrição deverá ser efetuada: AQUI
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.