O ciclo de seminários de Eletrónica e Eletrificação Automóvel do Alto Minho, desenvolvido no âmbito do PRR-Baits e em parceria com o CiTin - Centro de Interface Tecnológico Industrial e com o Cluster do Setor Automóvel e da Mobilidade (MOBINOV), surge no decorrer do mestrado profissional em Eletrónica e Eletrificação Automóvel ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).
O evento tem como objetivo promover a discussão de temas estratégicos, fomentar o networking entre estudantes, docentes, investigadores e especialistas do setor e reforçar a ligação do Politécnico de Viana do Castelo ao setor automóvel.
Serão três os seminários a decorrer entre março e abril. O objetivo deste ciclo de encontros é explorar os desafios e as oportunidades da mobilidade elétrica e a transição para a Indústria 5.0. Realizados no âmbito do mestrado da ESTG-IPVC, os seminários, abertos a toda a comunidade, oferecem um espaço dedicado ao debate sobre tecnologias emergentes e estratégias inovadoras que estão a transformar o mercado automóvel.
Ciclo de seminários pretende fomentar inovação e colaboração entre academia e indústria
“Esta iniciativa reafirma o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo na formação avançada de profissionais capazes de liderar a transição digital e elétrica no setor automóvel.
Esse compromisso já se materializou com a criação do mestrado profissional em Eletrónica e Eletrificação Automóvel, desenvolvido em estreita colaboração com diversas empresas do setor, e é agora reforçado com este ciclo de seminários. Ao reunir num mesmo espaço empresas, investigadores, especialistas e estudantes, esta iniciativa promove um debate essencial sobre os desafios da eletrificação automóvel e a integração do paradigma da Indústria 5.0 nos sistemas produtivos do setor”, destaca Sérgio Lopes, coordenador do mestrado. “O objetivo deste ciclo de seminários é fomentar um ambiente de partilha e colaboração entre a academia e os profissionais do setor, potenciando a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções inovadoras”, acrescenta.
Programa:
15 de março | Transição Elétrica no Setor Automóvel
Horário: 9h00 – 13h00
Local: ESTG-IPVC, Viana do Castelo
Destaques:
22 de março | Tecnologias para ICT na Indústria Automóvel
Horário: 9h00 – 13h00
Local: CiTin, Arcos de Valdevez
Destaques:
05 de abril | Princípios da Indústria 5.0 no Setor Automóvel
Horário: 9h00 – 13h00
Local: ESTG-IPVC, Viana do Castelo
Destaques:
A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.
A inscrição deverá ser efetuada: AQUI
O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.
Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.
A Câmara Municipal de Valença lançou um novo concurso público para a reabilitação do bairro social de Friestas, prevendo um investimento mínimo de 1,2 milhões de euros. O anúncio foi publicado no Diário da República e fixa um prazo de execução de 365 dias.
Viana do Castelo vai ser, no último fim de semana de novembro, o palco de dois dos maiores eventos regionais dedicados às artes marciais e ao Judo. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nos dias 29 e 30, iniciativas organizadas pelo Sport Clube Vianense em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC), que devem reunir cerca de 550 atletas.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinalou 40 anos de atividade, destacando o impacto da instituição na formação de profissionais e no desenvolvimento regional, e apresentando os desafios e prioridades para a próxima década.