O ciclo de seminários de Eletrónica e Eletrificação Automóvel do Alto Minho, desenvolvido no âmbito do PRR-Baits e em parceria com o CiTin - Centro de Interface Tecnológico Industrial e com o Cluster do Setor Automóvel e da Mobilidade (MOBINOV), surge no decorrer do mestrado profissional em Eletrónica e Eletrificação Automóvel ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).
O evento tem como objetivo promover a discussão de temas estratégicos, fomentar o networking entre estudantes, docentes, investigadores e especialistas do setor e reforçar a ligação do Politécnico de Viana do Castelo ao setor automóvel.
Serão três os seminários a decorrer entre março e abril. O objetivo deste ciclo de encontros é explorar os desafios e as oportunidades da mobilidade elétrica e a transição para a Indústria 5.0. Realizados no âmbito do mestrado da ESTG-IPVC, os seminários, abertos a toda a comunidade, oferecem um espaço dedicado ao debate sobre tecnologias emergentes e estratégias inovadoras que estão a transformar o mercado automóvel.
Ciclo de seminários pretende fomentar inovação e colaboração entre academia e indústria
“Esta iniciativa reafirma o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo na formação avançada de profissionais capazes de liderar a transição digital e elétrica no setor automóvel.
Esse compromisso já se materializou com a criação do mestrado profissional em Eletrónica e Eletrificação Automóvel, desenvolvido em estreita colaboração com diversas empresas do setor, e é agora reforçado com este ciclo de seminários. Ao reunir num mesmo espaço empresas, investigadores, especialistas e estudantes, esta iniciativa promove um debate essencial sobre os desafios da eletrificação automóvel e a integração do paradigma da Indústria 5.0 nos sistemas produtivos do setor”, destaca Sérgio Lopes, coordenador do mestrado. “O objetivo deste ciclo de seminários é fomentar um ambiente de partilha e colaboração entre a academia e os profissionais do setor, potenciando a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções inovadoras”, acrescenta.
Programa:
15 de março | Transição Elétrica no Setor Automóvel
Horário: 9h00 – 13h00
Local: ESTG-IPVC, Viana do Castelo
Destaques:
22 de março | Tecnologias para ICT na Indústria Automóvel
Horário: 9h00 – 13h00
Local: CiTin, Arcos de Valdevez
Destaques:
05 de abril | Princípios da Indústria 5.0 no Setor Automóvel
Horário: 9h00 – 13h00
Local: ESTG-IPVC, Viana do Castelo
Destaques:
A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.
A inscrição deverá ser efetuada: AQUI
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.