Pelo segundo ano consecutivo, o Politécnico de Viana do Castelo integra o prestigiado Times Higher Education World University Rankings by Subject, figurando entre as melhores Instituições de Ensino Superior do mundo.
O Politécnico de Viana do Castelo destaca-se nas áreas de Business and Economics, Computer Science, Medical and Health e Social Sciences, reforçando a sua excelência académica e o impacto da na investigação.
A classificação, baseada em critérios como a qualidade do ensino, investigação, impacto global e ligação com a indústria, ressalva o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo com a excelência académica e científica. O ranking avalia mais de duas mil instituições de 115 países, sendo que apenas 15 instituições de ensino superior portuguesas conseguiram um lugar nesta lista de prestígio.
O Politécnico de Viana do Castelo destacou-se em quatro parâmetros. Na área de Business and Economics, o IPVC posiciona-se no intervalo 801+, refletindo o crescimento e impacto da formação em gestão e economia. Em Computer Science, Medical and Health e Social Sciences, a instituição surge na faixa 801-1000, demonstrando a qualidade e relevância da investigação e ensino nestas áreas.
O Times Higher Education World University Rankings by Subject analisa as instituições com base em 18 indicadores de desempenho, organizados em cinco pilares principais: Ensino (avalia a reputação do ensino ou a proporção de estudantes por docente), Ambiente de Investigação (mede a reputação em investigação, o rendimento da investigação e a produtividade), Qualidade da Investigação (inclui métricas como impacto das citações, força da investigação, excelência e influência da investigação), Perspetiva Internacional (considera a proporção de estudantes e docentes internacionais e a colaboração internacional em investigação) e a Ligação com a Indústria (avalia o rendimento proveniente da indústria e as patentes).
São critérios que permitem uma avaliação abrangente do desempenho académico e científico das instituições de ensino superior avaliadas a nível mundial.
A presença do Politécnico de Viana do Castelo neste ranking específico por áreas de conhecimento vem reforçar a tendência de crescimento já evidenciada em edições anteriores do THE World University Rankings.
Para o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, este reconhecimento é fruto do trabalho contínuo da instituição em promover uma formação de qualidade e fortalecer a investigação aplicada: “Estes resultados demonstram a capacidade do IPVC em afirmar-se num contexto altamente competitivo, onde a qualidade do ensino e a investigação são fatores determinantes. Continuamos empenhados em potenciar as nossas áreas de especialização, promovendo a ligação com a indústria e fortalecendo a nossa rede internacional.”
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.