Pelo segundo ano consecutivo, o Politécnico de Viana do Castelo integra o prestigiado Times Higher Education World University Rankings by Subject, figurando entre as melhores Instituições de Ensino Superior do mundo.
O Politécnico de Viana do Castelo destaca-se nas áreas de Business and Economics, Computer Science, Medical and Health e Social Sciences, reforçando a sua excelência académica e o impacto da na investigação.
A classificação, baseada em critérios como a qualidade do ensino, investigação, impacto global e ligação com a indústria, ressalva o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo com a excelência académica e científica. O ranking avalia mais de duas mil instituições de 115 países, sendo que apenas 15 instituições de ensino superior portuguesas conseguiram um lugar nesta lista de prestígio.
O Politécnico de Viana do Castelo destacou-se em quatro parâmetros. Na área de Business and Economics, o IPVC posiciona-se no intervalo 801+, refletindo o crescimento e impacto da formação em gestão e economia. Em Computer Science, Medical and Health e Social Sciences, a instituição surge na faixa 801-1000, demonstrando a qualidade e relevância da investigação e ensino nestas áreas.
O Times Higher Education World University Rankings by Subject analisa as instituições com base em 18 indicadores de desempenho, organizados em cinco pilares principais: Ensino (avalia a reputação do ensino ou a proporção de estudantes por docente), Ambiente de Investigação (mede a reputação em investigação, o rendimento da investigação e a produtividade), Qualidade da Investigação (inclui métricas como impacto das citações, força da investigação, excelência e influência da investigação), Perspetiva Internacional (considera a proporção de estudantes e docentes internacionais e a colaboração internacional em investigação) e a Ligação com a Indústria (avalia o rendimento proveniente da indústria e as patentes).
São critérios que permitem uma avaliação abrangente do desempenho académico e científico das instituições de ensino superior avaliadas a nível mundial.
A presença do Politécnico de Viana do Castelo neste ranking específico por áreas de conhecimento vem reforçar a tendência de crescimento já evidenciada em edições anteriores do THE World University Rankings.
Para o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, este reconhecimento é fruto do trabalho contínuo da instituição em promover uma formação de qualidade e fortalecer a investigação aplicada: “Estes resultados demonstram a capacidade do IPVC em afirmar-se num contexto altamente competitivo, onde a qualidade do ensino e a investigação são fatores determinantes. Continuamos empenhados em potenciar as nossas áreas de especialização, promovendo a ligação com a indústria e fortalecendo a nossa rede internacional.”
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.