O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) anunciou a aprovação de três projetos no âmbito do Norte 2030, financiados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), num investimento global superior a 3,4 milhões de euros, dos quais 2,9 milhões são comparticipados pelo programa.
Os projetos vão reforçar a aposta do IPVC na investigação aplicada, na transição energética e na internacionalização científica, pilares centrais da estratégia de desenvolvimento e inovação da instituição.
Entre os projetos aprovados destaca-se o Centro para a Transição Energética e Telecomunicações, a ser construído na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). Inserido no projeto 3AS – Ambientes de Aprendizagem Ativa Sustentáveis, o novo centro visa modernizar as infraestruturas pedagógicas e promover novos modelos de ensino baseados na sustentabilidade, digitalização e inovação tecnológica.
O segundo projeto aprovado, 3IC – Potenciar o Crescimento e Internacionalização da Investigação no IPVC, pretende criar condições estratégicas para reforçar a investigação aplicada e a cooperação científica internacional. O investimento permitirá consolidar o posicionamento do IPVC em redes e consórcios europeus e apoiar projetos que aumentem a visibilidade da ciência produzida na instituição.
O terceiro projeto é Manutenção Preditiva de Estruturas em Sistemas de Energia Renovável Offshore, inserido no Maintenance4Sea 4.0, focado na investigação e aplicação de soluções tecnológicas avançadas para monitorização e manutenção de infraestruturas energéticas, contribuindo diretamente para a transição energética e sustentabilidade ambiental.
Para o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, “estes projetos traduzem o compromisso da instituição com a inovação e a valorização do conhecimento, promovendo uma ciência aplicada e orientada para os desafios reais das comunidades e das empresas”.

O IPVC tem ainda submetidos dois projetos estruturantes adicionais: as Infraestruturas Tecnológicas SUSTEMARE, a construir no campus da ESTG, e o 3AR, a ser edificado na Escola Superior Agrária (ESA), em Ponte de Lima. Ambos aguardam aprovação e prometem reforçar a ligação entre investigação científica, sustentabilidade e inovação tecnológica na região.
Atualmente, o IPVC conta com mais de 5.800 alunos distribuídos por seis escolas – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer –, oferecendo 28 licenciaturas, 40 mestrados e 34 cursos técnicos superiores profissionais (CTESP), além de outras formações profissionalizantes.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.