Até 15 de setembro estão a decorrer as candidaturas para a primeira edição dos prémios "Escola Inclusiva IPVC - Projetos de Aprendizagem em Serviços (Aps)". A iniciativa pretende distinguir estudantes e docentes com intervenção comunitária "relevante e inovadora".
A iniciativa do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) pretende “reconhecer a equipa de docentes que implementa os projetos, os estudantes envolvidos e alavancar novos projetos de Aps, proporcionando-lhes seguimento e continuidade na área”, justificou o IPVC, numa nota de imprensa, realçando que, nesta primeira edição, “serão elegíveis projetos desenvolvidos em 2022/23 e, excecionalmente, também no ano anterior de 2021/22, inseridos no contexto de cursos de formação inicial: CTeSP e licenciatura”.
No total, serão distinguidos três projetos de Aprendizagem em Serviço.
As candidaturas decorrem até 15 de setembro e podem ser realizadas através do email escolainclusiva@ipvc.pt, enviando formulário próprio.
A Aprendizagem em Serviço é uma metodologia de ensino aplicada nos cursos do IPVC, que combina a formação académica com o servir a comunidade. “No âmbito da Escola Inclusiva, já foram desenvolvidos meia centena de projetos e apoiadas perto de 30 instituições”, apontou o Instituto.
Os “Prémios Escola Inclusiva IPVC – Projetos de Aprendizagem em Serviço” estão integrados no Programa Impulso Jovens Steam e são financiados pelo projeto PRR-BAITS-IPVC (projeto cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia).
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.