Logo
Regional

IPVC quer distinguir os estudantes e docentes com intervenção comunitária “relevante e inovadora”

16 Agosto, 2023 | 15:31
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Até 15 de setembro estão a decorrer as candidaturas para a primeira edição dos prémios "Escola Inclusiva IPVC - Projetos de Aprendizagem em Serviços (Aps)". A iniciativa pretende distinguir estudantes e docentes com intervenção comunitária "relevante e inovadora". 

A iniciativa do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) pretende “reconhecer a equipa de docentes que implementa os projetos, os estudantes envolvidos e alavancar novos projetos de Aps, proporcionando-lhes seguimento e continuidade na área”, justificou o IPVC, numa nota de imprensa, realçando que, nesta primeira edição, “serão elegíveis projetos desenvolvidos em 2022/23 e, excecionalmente, também no ano anterior de 2021/22, inseridos no contexto de cursos de formação inicial: CTeSP e licenciatura”.

No total, serão distinguidos três projetos de Aprendizagem em Serviço.

As candidaturas decorrem até 15 de setembro e podem ser realizadas através do email escolainclusiva@ipvc.pt, enviando formulário próprio.

A Aprendizagem em Serviço é uma metodologia de ensino aplicada nos cursos do IPVC, que combina a formação académica com o servir a comunidade. “No âmbito da Escola Inclusiva, já foram desenvolvidos meia centena de projetos e apoiadas perto de 30 instituições”, apontou o Instituto.

Os “Prémios Escola Inclusiva IPVC – Projetos de Aprendizagem em Serviço” estão integrados no Programa Impulso Jovens Steam e são financiados pelo projeto PRR-BAITS-IPVC (projeto cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.

Regional 24 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra hoje o Natal com “Moscatel e Banana” no centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.

Nacional 24 Dezembro, 2025

APIC alerta para riscos cardíacos no Natal e apela à moderação nos excessos festivos

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Pai Natal

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.