Até 15 de setembro estão a decorrer as candidaturas para a primeira edição dos prémios "Escola Inclusiva IPVC - Projetos de Aprendizagem em Serviços (Aps)". A iniciativa pretende distinguir estudantes e docentes com intervenção comunitária "relevante e inovadora".
A iniciativa do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) pretende “reconhecer a equipa de docentes que implementa os projetos, os estudantes envolvidos e alavancar novos projetos de Aps, proporcionando-lhes seguimento e continuidade na área”, justificou o IPVC, numa nota de imprensa, realçando que, nesta primeira edição, “serão elegíveis projetos desenvolvidos em 2022/23 e, excecionalmente, também no ano anterior de 2021/22, inseridos no contexto de cursos de formação inicial: CTeSP e licenciatura”.
No total, serão distinguidos três projetos de Aprendizagem em Serviço.
As candidaturas decorrem até 15 de setembro e podem ser realizadas através do email escolainclusiva@ipvc.pt, enviando formulário próprio.
A Aprendizagem em Serviço é uma metodologia de ensino aplicada nos cursos do IPVC, que combina a formação académica com o servir a comunidade. “No âmbito da Escola Inclusiva, já foram desenvolvidos meia centena de projetos e apoiadas perto de 30 instituições”, apontou o Instituto.
Os “Prémios Escola Inclusiva IPVC – Projetos de Aprendizagem em Serviço” estão integrados no Programa Impulso Jovens Steam e são financiados pelo projeto PRR-BAITS-IPVC (projeto cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia).
O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.
O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.
No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta terça-feira 64 pessoas, numa megaoperação contra um grupo criminoso transnacional dedicado a burlas informáticas, branqueamento de capitais e fraude bancária. A investigação envolve perdas superiores a 14 milhões de euros.
O presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, foi distinguido com o Machado de Honra pela Liga dos Bombeiros Portugueses. A homenagem, atribuída como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da proteção civil e dos bombeiros, decorreu numa cerimónia marcada por palavras de gratidão e emoção.