Até 15 de setembro estão a decorrer as candidaturas para a primeira edição dos prémios "Escola Inclusiva IPVC - Projetos de Aprendizagem em Serviços (Aps)". A iniciativa pretende distinguir estudantes e docentes com intervenção comunitária "relevante e inovadora".
A iniciativa do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) pretende “reconhecer a equipa de docentes que implementa os projetos, os estudantes envolvidos e alavancar novos projetos de Aps, proporcionando-lhes seguimento e continuidade na área”, justificou o IPVC, numa nota de imprensa, realçando que, nesta primeira edição, “serão elegíveis projetos desenvolvidos em 2022/23 e, excecionalmente, também no ano anterior de 2021/22, inseridos no contexto de cursos de formação inicial: CTeSP e licenciatura”.
No total, serão distinguidos três projetos de Aprendizagem em Serviço.
As candidaturas decorrem até 15 de setembro e podem ser realizadas através do email escolainclusiva@ipvc.pt, enviando formulário próprio.
A Aprendizagem em Serviço é uma metodologia de ensino aplicada nos cursos do IPVC, que combina a formação académica com o servir a comunidade. “No âmbito da Escola Inclusiva, já foram desenvolvidos meia centena de projetos e apoiadas perto de 30 instituições”, apontou o Instituto.
Os “Prémios Escola Inclusiva IPVC – Projetos de Aprendizagem em Serviço” estão integrados no Programa Impulso Jovens Steam e são financiados pelo projeto PRR-BAITS-IPVC (projeto cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia).
A Galeria da Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, inaugura no próximo dia 9 de janeiro, às 18h00, a exposição “Entroido, Mobiliário Vestido”, do artista galego Piquico.
Melgaço enfrenta uma situação financeira crítica, com dívidas a fornecedores que totalizam cinco milhões de euros e um passivo superior a 26 milhões de euros, segundo revelou o presidente da Câmara Municipal, José Albano Domingues.
Viana do Castelo foi o palco escolhido para o anúncio de um investimento de 13,5 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinado à transição energética da frota mercante nacional. A informação foi avançada pelo secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, no porto de Viana do Castelo.
A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), está a coordenar as buscas por quatro tripulantes de uma embarcação de pesca que naufragou na manhã desta terça-feira ao largo da costa de Aveiro.
A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 32 anos, fortemente indiciado pela prática de crimes de abuso sexual agravado de crianças, ocorridos em contexto de coabitação, no concelho de Viana do Castelo.
A piloto vianense Mariana Afonso foi uma das atletas galardoadas na Gala dos Campeões da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) 2025, que decorreu no fim de semana no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.
As operações de busca pelos três pescadores indonésios desaparecidos desde domingo, na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca junto à ilha da Ínsua, em Caminha, foram retomadas esta manhã, pelas 08h00, mas estão a ser fortemente condicionadas pelo estado do mar.