Este sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do projeto Bem Comum e do grupo de trabalho “Mulheres na AgroSilvoPastorícia”, promove um encontro internacional inédito, reunindo, na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), mulheres ganadeiras de Portugal e Espanha.
A iniciativa decorre em parceria com as Ganaderas en Red, uma rede espanhola de mulheres pastoras que há 10 anos trabalha para dar mais visibilidade ao setor e promover o reconhecimento do seu papel na gestão do território e na produção sustentável.
O evento será dividido em dois momentos: Encontro Internacional de Ganadeiras e 1.º Encontro de Mulheres Ganadeiras Portuguesas.
A iniciativa pretende dar voz às mulheres que trabalham no setor, permitindo a partilha de experiências, a troca de conhecimentos e a criação de uma rede nacional de mulheres ganadeiras em Portugal, inspirada no trabalho das suas congéneres espanholas.
“Sozinhas somos invisíveis, juntas somos invencíveis.” A frase escolhida pela docente do Politécnico de Viana do Castelo e coordenadora do projeto, Joana Nogueira, resume o espírito da iniciativa: “Criar um espaço de encontro, reflexão e fortalecimento das mulheres do setor. Muitas delas trabalham de forma isolada, enfrentando desafios diários na gestão dos seus rebanhos e terras, na conciliação da vida profissional e familiar e na luta por maior reconhecimento e apoio às suas atividades.”
O papel das mulheres na agro-silvo-pastorícia
As mulheres ganadeiras desempenham “um papel fundamental na gestão dos baldios e na preservação das paisagens rurais, contribuindo para a sustentabilidade, a conservação da biodiversidade e a economia local. Contudo, a sua presença no setor é frequentemente invisibilizada e pouco valorizada”, acrescenta Joana Nogueira. Por isso, o encontro surge de forma a dar a essas mulheres um espaço de reconhecimento e capacitação, promovendo, em simultâneo, boas práticas e inovação na gestão comunitária dos baldios.
Projeto Bem Comum: Inovação na gestão dos baldios
O Projeto Bem Comum, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, está a ser implementado no noroeste de Portugal, abrangendo as regiões do Alto Minho, Cávado, Ave e parte de Montalegre. Com 12 parceiros, o projeto, coordenado pelo IPVC, foca-se na valorização dos baldios e na promoção de soluções inovadoras para a sua gestão sustentável.
Além do trabalho com as comunidades locais, o projeto tem uma forte componente de inovação e transferência de conhecimento, através do desenvolvimento de um geoportal interativo que pretende centralizar informação essencial para uma melhor gestão dos baldios.
O Bem Comum tem também como focos a produção de biomassa, a criação de atividades ecoturísticas e a implementação de programas educativos para atrair os jovens para estas profissões e incentivar a fixação da população no meio rural.
União para um futuro mais sustentável
Este I Encontro Internacional de Ganadeiras surge como um passo fundamental para reforçar a ligação entre mulheres do setor agro-silvo-pastoril e potenciar novas colaborações. A experiência da rede espanhola Ganaderas en Red servirá, por isso, “de inspiração para a construção de uma plataforma nacional”, explica Joana Nogueira, fortalecendo o papel das mulheres na valorização dos territórios rurais e na criação de soluções sustentáveis para o futuro.
O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf do Cabedelo, em Viana do Castelo, vai ser alvo de obras de reabilitação e novos apetrechamentos no valor global de 700 mil euros, ao abrigo do programa nacional de modernização dos Centros de Alto Rendimento.
O rio Lima vai ser, no próximo 15 de novembro, o palco da Taça Remo Jovem / Troféu Primeiras Remadas, uma competição que promete animar Viana do Castelo entre as 9h00 e as 13h30. O evento, integrado na época 2025-2026, reunirá dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos, em representação de vários clubes da região norte.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.