Este sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do projeto Bem Comum e do grupo de trabalho “Mulheres na AgroSilvoPastorícia”, promove um encontro internacional inédito, reunindo, na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), mulheres ganadeiras de Portugal e Espanha.
A iniciativa decorre em parceria com as Ganaderas en Red, uma rede espanhola de mulheres pastoras que há 10 anos trabalha para dar mais visibilidade ao setor e promover o reconhecimento do seu papel na gestão do território e na produção sustentável.
O evento será dividido em dois momentos: Encontro Internacional de Ganadeiras e 1.º Encontro de Mulheres Ganadeiras Portuguesas.
A iniciativa pretende dar voz às mulheres que trabalham no setor, permitindo a partilha de experiências, a troca de conhecimentos e a criação de uma rede nacional de mulheres ganadeiras em Portugal, inspirada no trabalho das suas congéneres espanholas.
“Sozinhas somos invisíveis, juntas somos invencíveis.” A frase escolhida pela docente do Politécnico de Viana do Castelo e coordenadora do projeto, Joana Nogueira, resume o espírito da iniciativa: “Criar um espaço de encontro, reflexão e fortalecimento das mulheres do setor. Muitas delas trabalham de forma isolada, enfrentando desafios diários na gestão dos seus rebanhos e terras, na conciliação da vida profissional e familiar e na luta por maior reconhecimento e apoio às suas atividades.”
O papel das mulheres na agro-silvo-pastorícia
As mulheres ganadeiras desempenham “um papel fundamental na gestão dos baldios e na preservação das paisagens rurais, contribuindo para a sustentabilidade, a conservação da biodiversidade e a economia local. Contudo, a sua presença no setor é frequentemente invisibilizada e pouco valorizada”, acrescenta Joana Nogueira. Por isso, o encontro surge de forma a dar a essas mulheres um espaço de reconhecimento e capacitação, promovendo, em simultâneo, boas práticas e inovação na gestão comunitária dos baldios.
Projeto Bem Comum: Inovação na gestão dos baldios
O Projeto Bem Comum, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, está a ser implementado no noroeste de Portugal, abrangendo as regiões do Alto Minho, Cávado, Ave e parte de Montalegre. Com 12 parceiros, o projeto, coordenado pelo IPVC, foca-se na valorização dos baldios e na promoção de soluções inovadoras para a sua gestão sustentável.
Além do trabalho com as comunidades locais, o projeto tem uma forte componente de inovação e transferência de conhecimento, através do desenvolvimento de um geoportal interativo que pretende centralizar informação essencial para uma melhor gestão dos baldios.
O Bem Comum tem também como focos a produção de biomassa, a criação de atividades ecoturísticas e a implementação de programas educativos para atrair os jovens para estas profissões e incentivar a fixação da população no meio rural.
União para um futuro mais sustentável
Este I Encontro Internacional de Ganadeiras surge como um passo fundamental para reforçar a ligação entre mulheres do setor agro-silvo-pastoril e potenciar novas colaborações. A experiência da rede espanhola Ganaderas en Red servirá, por isso, “de inspiração para a construção de uma plataforma nacional”, explica Joana Nogueira, fortalecendo o papel das mulheres na valorização dos territórios rurais e na criação de soluções sustentáveis para o futuro.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.