Logo
Regional

IPVC promove Encontro Internacional de ganadeiras para dar voz e visibilidade ao setor

8 Março, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Este sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do projeto Bem Comum e do grupo de trabalho “Mulheres na AgroSilvoPastorícia”, promove um encontro internacional inédito, reunindo, na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), mulheres ganadeiras de Portugal e Espanha.

A iniciativa decorre em parceria com as Ganaderas en Red, uma rede espanhola de mulheres pastoras que há 10 anos trabalha para dar mais visibilidade ao setor e promover o reconhecimento do seu papel na gestão do território e na produção sustentável.

O evento será dividido em dois momentos: Encontro Internacional de Ganadeiras e 1.º Encontro de Mulheres Ganadeiras Portuguesas.

A iniciativa pretende dar voz às mulheres que trabalham no setor, permitindo a partilha de experiências, a troca de conhecimentos e a criação de uma rede nacional de mulheres ganadeiras em Portugal, inspirada no trabalho das suas congéneres espanholas.

“Sozinhas somos invisíveis, juntas somos invencíveis.” A frase escolhida pela docente do Politécnico de Viana do Castelo e coordenadora do projeto, Joana Nogueira, resume o espírito da iniciativa: “Criar um espaço de encontro, reflexão e fortalecimento das mulheres do setor. Muitas delas trabalham de forma isolada, enfrentando desafios diários na gestão dos seus rebanhos e terras, na conciliação da vida profissional e familiar e na luta por maior reconhecimento e apoio às suas atividades.”

O papel das mulheres na agro-silvo-pastorícia

As mulheres ganadeiras desempenham “um papel fundamental na gestão dos baldios e na preservação das paisagens rurais, contribuindo para a sustentabilidade, a conservação da biodiversidade e a economia local. Contudo, a sua presença no setor é frequentemente invisibilizada e pouco valorizada”, acrescenta Joana Nogueira. Por isso, o encontro surge de forma a dar a essas mulheres um espaço de reconhecimento e capacitação, promovendo, em simultâneo, boas práticas e inovação na gestão comunitária dos baldios.

Projeto Bem Comum: Inovação na gestão dos baldios

O Projeto Bem Comum, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, está a ser implementado no noroeste de Portugal, abrangendo as regiões do Alto Minho, Cávado, Ave e parte de Montalegre. Com 12 parceiros, o projeto, coordenado pelo IPVC, foca-se na valorização dos baldios e na promoção de soluções inovadoras para a sua gestão sustentável.

Além do trabalho com as comunidades locais, o projeto tem uma forte componente de inovação e transferência de conhecimento, através do desenvolvimento de um geoportal interativo que pretende centralizar informação essencial para uma melhor gestão dos baldios.

O Bem Comum tem também como focos a produção de biomassa, a criação de atividades ecoturísticas e a implementação de programas educativos para atrair os jovens para estas profissões e incentivar a fixação da população no meio rural.

União para um futuro mais sustentável

Este I Encontro Internacional de Ganadeiras surge como um passo fundamental para reforçar a ligação entre mulheres do setor agro-silvo-pastoril e potenciar novas colaborações. A experiência da rede espanhola Ganaderas en Red servirá, por isso, “de inspiração para a construção de uma plataforma nacional”, explica Joana Nogueira, fortalecendo o papel das mulheres na valorização dos territórios rurais e na criação de soluções sustentáveis para o futuro.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.