Logo
Regional

IPVC promove Encontro Internacional de ganadeiras para dar voz e visibilidade ao setor

8 Março, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Este sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do projeto Bem Comum e do grupo de trabalho “Mulheres na AgroSilvoPastorícia”, promove um encontro internacional inédito, reunindo, na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), mulheres ganadeiras de Portugal e Espanha.

A iniciativa decorre em parceria com as Ganaderas en Red, uma rede espanhola de mulheres pastoras que há 10 anos trabalha para dar mais visibilidade ao setor e promover o reconhecimento do seu papel na gestão do território e na produção sustentável.

O evento será dividido em dois momentos: Encontro Internacional de Ganadeiras e 1.º Encontro de Mulheres Ganadeiras Portuguesas.

A iniciativa pretende dar voz às mulheres que trabalham no setor, permitindo a partilha de experiências, a troca de conhecimentos e a criação de uma rede nacional de mulheres ganadeiras em Portugal, inspirada no trabalho das suas congéneres espanholas.

“Sozinhas somos invisíveis, juntas somos invencíveis.” A frase escolhida pela docente do Politécnico de Viana do Castelo e coordenadora do projeto, Joana Nogueira, resume o espírito da iniciativa: “Criar um espaço de encontro, reflexão e fortalecimento das mulheres do setor. Muitas delas trabalham de forma isolada, enfrentando desafios diários na gestão dos seus rebanhos e terras, na conciliação da vida profissional e familiar e na luta por maior reconhecimento e apoio às suas atividades.”

O papel das mulheres na agro-silvo-pastorícia

As mulheres ganadeiras desempenham “um papel fundamental na gestão dos baldios e na preservação das paisagens rurais, contribuindo para a sustentabilidade, a conservação da biodiversidade e a economia local. Contudo, a sua presença no setor é frequentemente invisibilizada e pouco valorizada”, acrescenta Joana Nogueira. Por isso, o encontro surge de forma a dar a essas mulheres um espaço de reconhecimento e capacitação, promovendo, em simultâneo, boas práticas e inovação na gestão comunitária dos baldios.

Projeto Bem Comum: Inovação na gestão dos baldios

O Projeto Bem Comum, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, está a ser implementado no noroeste de Portugal, abrangendo as regiões do Alto Minho, Cávado, Ave e parte de Montalegre. Com 12 parceiros, o projeto, coordenado pelo IPVC, foca-se na valorização dos baldios e na promoção de soluções inovadoras para a sua gestão sustentável.

Além do trabalho com as comunidades locais, o projeto tem uma forte componente de inovação e transferência de conhecimento, através do desenvolvimento de um geoportal interativo que pretende centralizar informação essencial para uma melhor gestão dos baldios.

O Bem Comum tem também como focos a produção de biomassa, a criação de atividades ecoturísticas e a implementação de programas educativos para atrair os jovens para estas profissões e incentivar a fixação da população no meio rural.

União para um futuro mais sustentável

Este I Encontro Internacional de Ganadeiras surge como um passo fundamental para reforçar a ligação entre mulheres do setor agro-silvo-pastoril e potenciar novas colaborações. A experiência da rede espanhola Ganaderas en Red servirá, por isso, “de inspiração para a construção de uma plataforma nacional”, explica Joana Nogueira, fortalecendo o papel das mulheres na valorização dos territórios rurais e na criação de soluções sustentáveis para o futuro.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Caminha assinala hoje o Dia Mundial do Cancro com iniciativa da Operação Nariz Vermelho

Caminha assinala hoje, dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro, com uma iniciativa promovida no âmbito da Operação Nariz Vermelho. O evento tem lugar às 19h00 no Edifício Paços do Concelho, na Praça Conselheiro Silva Torres.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Nortaluga apoia comunidades afetadas pela Tempestade Kristin

A Nortaluga, empresa sediada na Zona Industrial do Neiva, 2ª fase, em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, reforça o seu compromisso com as comunidades afetadas pela Tempestade Kristin. A empresa manifesta total solidariedade a famílias, empresas e instituições impactadas por esta intempérie.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

“Nadar em Família” celebra três anos e atrai cada vez mais participantes em Viana do Castelo

O projeto “Nadar em Família”, promovido pelo Município de Viana do Castelo, celebrou no fim de semana três anos de existência, consolidando-se como uma iniciativa de referência para a prática de atividades aquáticas em família.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Três detidos em Viana do Castelo por condução sem carta

A PSP deteve, na última semana, três homens por condução de veículos sem habilitação legal, numa ação de prevenção e combate à criminalidade que decorreu entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro.