Logo
Regional

IPVC promove Encontro Internacional de ganadeiras para dar voz e visibilidade ao setor

8 Março, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Este sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do projeto Bem Comum e do grupo de trabalho “Mulheres na AgroSilvoPastorícia”, promove um encontro internacional inédito, reunindo, na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), mulheres ganadeiras de Portugal e Espanha.

A iniciativa decorre em parceria com as Ganaderas en Red, uma rede espanhola de mulheres pastoras que há 10 anos trabalha para dar mais visibilidade ao setor e promover o reconhecimento do seu papel na gestão do território e na produção sustentável.

O evento será dividido em dois momentos: Encontro Internacional de Ganadeiras e 1.º Encontro de Mulheres Ganadeiras Portuguesas.

A iniciativa pretende dar voz às mulheres que trabalham no setor, permitindo a partilha de experiências, a troca de conhecimentos e a criação de uma rede nacional de mulheres ganadeiras em Portugal, inspirada no trabalho das suas congéneres espanholas.

“Sozinhas somos invisíveis, juntas somos invencíveis.” A frase escolhida pela docente do Politécnico de Viana do Castelo e coordenadora do projeto, Joana Nogueira, resume o espírito da iniciativa: “Criar um espaço de encontro, reflexão e fortalecimento das mulheres do setor. Muitas delas trabalham de forma isolada, enfrentando desafios diários na gestão dos seus rebanhos e terras, na conciliação da vida profissional e familiar e na luta por maior reconhecimento e apoio às suas atividades.”

O papel das mulheres na agro-silvo-pastorícia

As mulheres ganadeiras desempenham “um papel fundamental na gestão dos baldios e na preservação das paisagens rurais, contribuindo para a sustentabilidade, a conservação da biodiversidade e a economia local. Contudo, a sua presença no setor é frequentemente invisibilizada e pouco valorizada”, acrescenta Joana Nogueira. Por isso, o encontro surge de forma a dar a essas mulheres um espaço de reconhecimento e capacitação, promovendo, em simultâneo, boas práticas e inovação na gestão comunitária dos baldios.

Projeto Bem Comum: Inovação na gestão dos baldios

O Projeto Bem Comum, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, está a ser implementado no noroeste de Portugal, abrangendo as regiões do Alto Minho, Cávado, Ave e parte de Montalegre. Com 12 parceiros, o projeto, coordenado pelo IPVC, foca-se na valorização dos baldios e na promoção de soluções inovadoras para a sua gestão sustentável.

Além do trabalho com as comunidades locais, o projeto tem uma forte componente de inovação e transferência de conhecimento, através do desenvolvimento de um geoportal interativo que pretende centralizar informação essencial para uma melhor gestão dos baldios.

O Bem Comum tem também como focos a produção de biomassa, a criação de atividades ecoturísticas e a implementação de programas educativos para atrair os jovens para estas profissões e incentivar a fixação da população no meio rural.

União para um futuro mais sustentável

Este I Encontro Internacional de Ganadeiras surge como um passo fundamental para reforçar a ligação entre mulheres do setor agro-silvo-pastoril e potenciar novas colaborações. A experiência da rede espanhola Ganaderas en Red servirá, por isso, “de inspiração para a construção de uma plataforma nacional”, explica Joana Nogueira, fortalecendo o papel das mulheres na valorização dos territórios rurais e na criação de soluções sustentáveis para o futuro.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.

Regional 27 Janeiro, 2026

Vila Praia de Âncora volta a ter posto dos CTT no centro de transportes

A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.

Internacional 27 Janeiro, 2026

Viana do Castelo promoveu o território na FITUR em Madrid

Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Centro e Norte litoral

Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.